De olho em novos negócios e oportunidades para o futuro da alimentação, o Grupo Bimbo, multinacional de panificação, lançou sua aceleradora de negócios de alimentos na América Latina. Batizado de Bimbo Open Door, a iniciativa é focada em encontrar e desenvolver startups e scale-ups nos segmentos de panificação e lanches, que tenham propostas inovadoras, sustentáveis e com diferentes modelos de negócio.
O edital para participar do projeto do Grupo Bimbo está aberto até o dia 22 de agosto. Podem se inscrever startups e scale-ups que atuem nos setores citados acima em qualquer país da América Latina, ou com um plano de expansão que englobe mercados desta região.
Para a inscrição, é necessário ter uma empresa com um produto já validado e faturamento anual acima de U$ 300 mil. Além disso, para estarem aptas e como parte da estratégia de sustentabilidade do Grupo Bimbo, devem estar alinhadas com um dos pilares desta temática da empresa.
Ao todo são três pilares principais, o primeiro é referente a diversidade nutricional, com receitas que utilizem poucos ingredientes, que sejam naturais e fáceis de identificar pelo consumidor. O segundo diz respeito aos cuidados com o meio ambiente, por fornecimento sustentável de matérias-primas, por exemplo. E o terceiro com impactos na comunidade, por meio de programas de benefício social para fundações, comunidades, entre outros.
“Com a Bimbo Open Door, queremos ser um motor do ecossistema empresarial, onde criamos modelos de sucesso compartilhado que promovam novos talentos e suas grandes ideias, que temos certeza de que revolucionarão a indústria alimentícia”, destacou Alfonso Argudín, presidente da Bimbo Brasil.
O processo
Como parte do processo, as empresas selecionadas como finalistas do projeto participarão de um programa híbrido de 16 semanas em que receberão mentorias de gestores e executivos do Grupo Bimbo, além de visitarem centros de produção e inovação da companhia. Ao final, as empresas participam do Dia de Apresentação, que consiste na apresentação de sua proposta durante um fórum de executivos do grupo.
A iniciativa estará presente em mais de 20 países no continente, incluindo Brasil, México, Argentina, Chile e Colômbia. Através dessa ideia, desenvolvida pela Bimbo Ventures, o grupo busca identificar possibilidades de investimento. Em operação desde 2017, a Venture gerencia quatro programas de aceleração e já recebeu mais de mil proposta de projetos. Para mais informações, clique aqui.
Imagem: Shutterstock