DTC: a experiência completa

A covid-19 mudou a face do varejo para sempre. Lojas fechadas, cadeias de abastecimento interrompidas, inventários ociosos e a evolução das restrições sanitárias forçaram os varejistas e os fabricantes a repensar radicalmente os seus modelos de negócio e fluxos de receitas.

A rápida digitalização e a adoção digital foi sentida imediatamente. E mudou os padrões de compra dos consumidores num piscar de olhos.

As marcas aceleraram sua conexão direta com os consumidores, ententedo ser mais do que uma alternativa de negócio, mas uma melhor conexão com seu cliente.

A alternativa de negócio está crescendo no mundo em torno de 14% ao ano, muito interligado ao e-commerce, que teve representatividade de 26%, em 2020, e de 16%, em 2021.

As marcas querem vender diretamente

Os fabricantes reconhecem os enormes benefícios que os modelos D2C podem oferecer. E muitos veem o desenvolvimento de canais D2C como parte da sua estratégia de longo prazo.

O que as marcas ganham com o DTC?

Poderia enumerar muitos ganhos nesta estratégia, porém seleciono quatro ganhos diretos que na minha opinião são os mais relevantes:

O gráfico acima mostra o quanto de espaço existe para as marcas irem ao DTC no canal online. Esses números não estão disponíveis no Brasil ainda, mas, pelas nossas projeções, teríamos algo como India e Espanha em termos de representatividade. Ou seja, se na China a cada 5 compras realizadas online uma é DTC e nos EUA 1 a cada 6, sem dúvida, esse é um canal a ser priorizado por aqui dado ao potencial, custos de implantação e menor fricção com os canais tradicionais.

O DTC é um caminho sem volta e impõe alguns desafios, como avaliar os potenciais conflitos de canais, ter claramente o tamanho e o mercado a ser conquistado e projetar claramente o custo de retenção de clientes.

As marcas que se lançaram neste caminho não recuaram mais e estão evoluindo rapidamente, entenderam a possibilidade de diferenciação, inovação e controle de toda a experiência.

#ficaadica para quem quer avaliar o DTC:

Nota:  A Gouvêa Consulting conduzirá às 16h15 desta quarta-feira, 20, no Latam Retail Show o painel “Dominando o Jogo com Estratégias Diretas ao Consumidor (D2C)”, com a participação da vice-presidente de Marletplace do Mercado Livre, Julia Rueff; do sênior marketing director da Swift, Marcos Carvalho, e do diretor nacional de vendas da PepsiCo, Alexandre Muller.

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile