O consumidor do amanhã deseja humanização, socialização, personalização, fidelização e inclusão no momento da compra. A afirmação foi feita na pesquisa “Tomorrow’s Consumer: Onda 2023 latam”, divulgada hoje, 19, durante o Latam Retail Show.
A Mercado&Consumo é media partner do evento, que ocorre entre os dias 19 e 21 de setembro no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo, e faz uma cobertura especial.
O estudo aponta que o consumidor atual reflete mais sobre o que compra, como e quando. O comportamento o caracteriza como “smart consumer” e reflete a tendência de buscar por jornadas de consumo eficientes, ser crítico em relação às tecnologias e seu papel no momento da compra, e usar o celular como fonte de referência e informação.
A valorização de conexões transparentes e verdadeiras é um dos princípios do smart consumer. A pesquisa aponta o aumento da ida a lojas com serviços de cafés e restaurantes em que é possível comprar, beber e comer no mesmo ambiente (42%), lojas que levam produtos em casa com possibilidade de devolução (33%), lojas que ensinam e recomendam como usar seus produtos e serviços (36%), lojas que oferecem programas de lealdade (43%), atendentes ultra especializados para tirar dúvidas e fazer recomendações (32%) e produtos mais inclusivos para pessoas com deficiências e idosos (33%).
As pessoas estão mais abertas para testar novas tecnologias e serviços, mas também mais críticos em relação ao seu uso a médio e longo prazo. A pesquisa indica que o uso de QR codes/etiquetas escaneáveis caiu de 46% em 2022 para 30% em 2023; vitrines virtuais caíram de 33% para 23%; atendimento com inteligência artificial caiu de 39% para 29% e lojas com atendentes robôs sofreu diminuição de 14% para 9%.
Por outro lado, algumas tecnologias e serviços caíram no gosto dos brasileiros durante os anos. O estudo cita o hábito de realizar compras online (65%), aplicativos de entrega (44%), e comprar pelo celular dentro de lojas e retirar o produto (29%).