Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Consumidor do Amanhã deseja humanização, personalização e fidelização

A afirmação foi feita na pesquisa “Tomorrow’s Consumer”, divulgada durante o Latam Retail Show

Redação de Redação
19 de setembro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
consumidor

O consumidor do amanhã deseja humanização, socialização, personalização, fidelização e inclusão no momento da compra. A afirmação foi feita na pesquisa “Tomorrow’s Consumer: Onda 2023 latam”, divulgada hoje, 19, durante o Latam Retail Show.

A Mercado&Consumo é media partner do evento, que ocorre entre os dias 19 e 21 de setembro no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo, e faz uma cobertura especial.

O estudo aponta que o consumidor atual reflete mais sobre o que compra, como e quando. O comportamento o caracteriza como “smart consumer” e reflete a tendência de buscar por jornadas de consumo eficientes, ser crítico em relação às tecnologias e seu papel no momento da compra, e usar o celular como fonte de referência e informação.

A valorização de conexões transparentes e verdadeiras é um dos princípios do smart consumer. A pesquisa aponta o aumento da ida a lojas com serviços de cafés e restaurantes em que é possível comprar, beber e comer no mesmo ambiente (42%), lojas que levam produtos em casa com possibilidade de devolução (33%), lojas que ensinam e recomendam como usar seus produtos e serviços (36%), lojas que oferecem programas de lealdade (43%), atendentes ultra especializados para tirar dúvidas e fazer recomendações (32%) e produtos mais inclusivos para pessoas com deficiências e idosos (33%).

As pessoas estão mais abertas para testar novas tecnologias e serviços, mas também mais críticos em relação ao seu uso a médio e longo prazo. A pesquisa indica que o uso de QR codes/etiquetas escaneáveis caiu de 46% em 2022 para 30% em 2023; vitrines virtuais caíram de 33% para 23%; atendimento com inteligência artificial caiu de 39% para 29% e lojas com atendentes robôs sofreu diminuição de 14% para 9%.

Por outro lado, algumas tecnologias e serviços caíram no gosto dos brasileiros durante os anos. O estudo cita o hábito de realizar compras online (65%), aplicativos de entrega (44%), e  comprar pelo celular dentro de lojas e retirar o produto (29%).

Realizado entre 18 países, o estudo compara o comportamento da população com 18 anos ou mais durante os 3 últimos anos.
Imagem: Shutterstock 
Postagem anterior

Governo emitirá títulos verdes na Bolsa de Nova York

Próxima Postagem

Atividade econômica cresce 0,44% em julho e acumula alta de 3,12% em 12 meses

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000
Destaque do dia

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista
Notícias

Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista

12 de maio de 2025
China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil
Economia

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

12 de maio de 2025
UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital
Notícias

UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses
Varejo

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda
Marcas

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja alcançar mais pontos de venda

12 de maio de 2025
Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás
Economia

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Atividade econômica tem alta de 0,44% em julho

Atividade econômica cresce 0,44% em julho e acumula alta de 3,12% em 12 meses

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista

Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista

12 de maio de 2025
China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

12 de maio de 2025
UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.