A marca de calçados e acessórios Melissa, do Grupo Grendene, anunciou sua estreia no segmento pet com uma coleção que celebra a conexão entre os animais de estimação e seus tutores. A coleção Pets é formada por bolas, mordedores, coleiras e guias. O design das peças foi desenvolvido com referências a ícones da marca, como a Melissa Possession, sandália com trama aranhada.
Os itens são feitos de Melflex, a matéria-prima sustentável e vegana da marca. Indicados para cães e gatos de pequeno a médio porte, os produtos têm certificado de segurança do Instituto Intertek.
O crescimento da linha de lifestyle da Melissa vem ocorrendo gradualmente nos últimos anos em resposta a uma demanda da comunidade e dos clientes da marca.
“Estamos atentos às necessidades do mercado para além da moda, o que possibilita a ampliação do nosso portfólio de lifestyle. Com o aumento dos bichinhos de estimação na dinâmica das nossas lovers, não podíamos deixar de lançar produtos para os pets”, diz Raquel Scherer, gerente geral da Melissa.
Todos os produtos também estarão disponíveis em tons de lilás com venda exclusiva no e-commerce oficial da marca e na Galeria Melissa São Paulo. As demais novidades são encontradas nos Clubes Melissa espalhados por todo o Brasil e multimarcas selecionadas.
Crescimento do mercado pet
O mercado mundial de produtos para pet cresceu 3,2% em 2022 em relação ao ano anterior. O Brasil é o terceiro país em faturamento, representando 4,95% do mercado global, e atrás somente de EUA (43,7%) e China (8,7%). Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
O levantamento aponta que 56% dos domicílios têm pelo menos um cão ou gato e 30% dos pets foram adquiridos durante a pandemia de 2020. Já nos EUA, a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA) estima que aproximadamente 1 em cada 5 lares adicionaram um cão ou gato à família durante a pandemia.
A tendência estimulou o crescimento nas vendas de produtos para animais de estimação. Só em 2022, o faturamento dos produtos pet monitorados pela Circana aumentou 16% em relação a 2021, nos EUA. A maior parte do crescimento foi resultado do aumento geral nos preços.
Imagens: Divulgação