Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os Ecossistemas de Negócios brasileiros crescem e aparecem

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
19 de outubro de 2020
no Artigos, Destaque do dia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Os Ecossistemas de Negócios, como conceito de organização, foram criados e se desenvolveram na China e representam o motor empresarial por trás da forte expansão da maior economia do mundo no critério PPP – Paridade do Poder de Compra.

Ecossistemas como os decantados Alibaba, Tencent, JD, Huawei, Didi, Xiaomi e outros, que muitas vezes se integram entre si, são estudados e vistos como a resposta chinesa à expansão das Plataformas Exponenciais, como Amazon, Google e as demais na economia ocidental.

Nos Ecossistemas de Negócios, de forma similar às Plataformas Exponenciais, a conexão direta e permanente com o consumidor, de forma predominante por canais digitais, mas também físicos, cria a vantagem competitiva fundamental que permite expandir negócios de forma acelerada. O conhecimento e a conexão com esses consumidores se tornam ativos estratégicos fundamentais que potencializam o crescimento.

Talvez a mais relevante diferença, dentre as muitas, é que os Ecossistemas de Negócios se tornaram globalmente relevantes pela vertente dos pagamentos digitais, que permite que possam ser monitorados os pagamentos feitos por clusters, segmentos e mesmo grupos de consumidores, e o próprio consumidor, viabilizando o conhecimento sobre quem compra o que, onde, quando e como paga. E tudo isso pode ser usado de forma preditiva para antecipar movimentos de mercado e se posicionar, com negócios atuais ou futuros.

Esse importante diferencial estratégico – o conhecimento estruturado atual e preditivo e mais a conexão direta – se torna ainda mais relevante à medida que cresce sua base pela incorporação de novos negócios, criando uma espiral de expansão que pode se beneficiar desse conhecimento. E a mola propulsora da expansão passa a ser, além dos investimentos financeiros que ficam mais acessíveis, esse conhecimento que alimenta e é alimentado pela própria informação que vai se acumulando.

Essa dinâmica explica, em parte, o impressionante crescimento dos Ecossistemas de Negócios na China e depois se espalhando pelo mundo, com naturais limitações nos Estados Unidos. E explica também o apetite que Magalu, Americanas-B2W, Via Varejo, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Rappi, iFood e Uber têm demonstrado, acelerando sua expansão pelo crescimento de seus negócios atuais e incorporando novos negócios em seu portfólio.

Todos buscando um Ecossistema de Negócios protagonista e dominante para chamar de seu, inspirados por Alibaba, Amazon, Tencent e demais. Isso cria um novo axioma que poderia ser traduzido como: cresce quando fica maior e fica maior quando cresce ainda mais.

Como consequência, os múltiplos e valor de mercado atuais dessas empresas representam muito bem o entendimento desse proposto axioma. E a iminência do lançamento da plataforma Pix só faz acelerar essa corrida e, é preciso reconhecer, o impacto das mudanças que ele precipita ainda não estão totalmente precificados

A visão dessas empresas e de muitas mais, especialmente no mundo financeiro, é que estamos vivendo uma nova corrida do ouro no mundo digital, e é importante ser rápido e certeiro para incorporar negócios, competências, recursos e frentes que alimentem as bases de dados e o potencial de conhecimento e relacionamento com os consumidores, especialmente aqueles que sejam continuamente utilizados, como tudo o que envolve principalmente alimentação e transporte.

A pandemia acelerou o processo para quem não tinha opção

Interessante notar que, no período recente marcado pela pandemia, foram as empresas e negócios que não tinham opção, por não serem considerados essenciais, que mais aceleraram e se reposicionaram, como Magalu e Via Varejo, e colhem agora os benefícios do recente rali.

No início da pandemia, as grandes redes de hiper, supers e conveniência, que já tinham grandes bases de clientes, se desdobraram para cumprir protocolos para manterem suas operações abertas e assegurarem abastecimento e serviços à população. As plataformas de entregas tinham de se ajustar para o abrupto pico de crescimento de demanda.

E as operações que tinham no digital seu único canal para manutenção de seu negócio não tiveram opção a não ser acelerar de forma vertiginosa sua jornada digital, e embalaram saltando à frente do mercado, incorporando novos negócios, expandindo marketplaces. Com a abertura gradual do varejo e o retorno da normalidade futura, foram beneficiadas, por seus próprios méritos, por seu novo e futuro posicionamento e potencial de contínuo crescimento.

Para concluir

Estamos e estaremos vivendo a consolidação dos Ecossistemas de Negócios made in Brazil, redefinindo lideranças e protagonismos, integrando operações e reconfigurando o mercado futuro, numa combinação virtuosa local, mesclando conceitos oriundos da China com melhores práticas e propostas vindas dos Estados Unidos e da Europa, e temperados pela plataforma do lançamento do Pix, que vai transformar de forma dramática e estrutural o ambiente de negócios.

É bom reavaliar estrategicamente tudo. Nada será, definitivamente, como antes.

Marcos Gouvêa de Souza é diretor geral e fundador da Gouvêa Ecosystem.

Postagem anterior

Mercado projeta queda de 5% na economia neste ano; para 2021, previsão é de alta

Próxima Postagem

Varejistas movimentam mercado no começo da semana; Ibovespa tem alta de 0,35%

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Família fundadora da Tok&Stok retira oferta de aquisição da Mobly
Varejo

Família fundadora da Tok&Stok retira oferta de aquisição da Mobly

14 de maio de 2025
Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro
Supermercados

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

14 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil
Franquias

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia
Franquias

Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

14 de maio de 2025
Sebrae e Shopee lançam plataforma gratuita para capacitar pequenos empreendedores no e-commerce
E-commerce

Sebrae e Shopee capacitam pequenos empreendedores no e-commerce

14 de maio de 2025
Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone
Varejo

Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
Sustentabilidade está na moda: conheça as iniciativas de C&A e Cia. Hering

Varejistas movimentam mercado no começo da semana; Ibovespa tem alta de 0,35%

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Família fundadora da Tok&Stok retira oferta de aquisição da Mobly

Família fundadora da Tok&Stok retira oferta de aquisição da Mobly

14 de maio de 2025
Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

14 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

14 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.