Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Experiência de compra é a prioridade do consumidor na hora de comprar

Os dados são do relatório da Zendesk CX Trends 2023 e mostram que o consumidor está disposto a gastar mais por uma boa experiência

Redação de Redação
19 de outubro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Experiência de compra é a prioridade do consumidor na hora de comprar

A relação entre comerciante e consumidor desempenha um papel fundamental na concretização de uma venda. Isso é comprovado pelo fato de que 70% dos clientes estão dispostos a gastar mais com empresas que oferecem uma experiência perfeita em seus serviços, conforme indicado no relatório da Zendesk CX Trends 2023.

De acordo com o mesmo relatório, quando ocorrem experiências ruins durante o processo de venda, aproximadamente 73% dos compradores procuram alternativas entre os concorrentes.

A venda está sendo encarada como a construção de um relacionamento com o comprador, que, por sua vez, busca uma experiência completa no momento da compra. Os dados revelam que as empresas que vendem produtos ou serviços atualmente precisam se dedicar a construir uma relação sólida que vá além da simples transação comercial.

Fases de um relacionamento de venda

A Huvispan Têxtil, empresa que realiza o beneficiamento de malhas e tecidos em rolo, ilustra a importância do bom relacionamento nos serviços para estabelecer uma relação de fidelidade com o cliente. Como resultado desse foco na qualidade do relacionamento, a companhia já conquistou uma base de clientes fiéis, superando a marca de 80%.

O gerente Comercial da empresa, Douglas Wruck, destaca que esse entendimento é fundamental. “Nós apostamos no relacionamento pré, durante e pós-vendas como uma forma de garantir que todo o processo seja bem feito e a satisfação do cliente seja alcançada, não apenas com o produto ou serviço adquirido, mas também a experiência de um bom atendimento em todo esse processo.”

Para estabelecer um relacionamento sólido e duradouro com o cliente, é fundamental considerar a venda como um processo de construção de um relacionamento. Wruck identifica três fases que caracterizam essa relação:

  • Pré-venda: O contato com o cliente inicia antes mesmo da apresentação da proposta de venda.

“O primeiro passo é saber com clareza sobre o produto ou serviço que a empresa está oferecendo e qual é o mercado que se busca atingir. Quando o público-alvo for escolhido e os clientes começarem a surgir, a empresa deve pensar em ações para informar e divulgar o produto ou serviço oferecido, educando seus compradores. Investir na educação e na comunicação estabelece um vínculo de confiança entre vendedor e cliente. Essa confiança é importante para fazer com que o cliente escolha aquela empresa ou produto para investir o próprio dinheiro”, explica.

  • Durante as vendas: Durante o processo de venda, é crucial manter uma comunicação eficaz e direta.

“É normal o cliente ter dúvidas, então a empresa precisa responder esses questionamentos da melhor forma. Para uma boa comunicação, é preciso também manter um acompanhamento constante da venda. Dessa forma é possível garantir que o cliente está satisfeito com o processo de compra”, aponta Wruck. 

  • Pós-vendas: Wruck destaca que, após a conclusão da venda, a empresa deve ouvir o feedback do comprador para entender onde acertou e onde errou durante o processo.

“Além disso, é importante garantir um suporte ao cliente, dependendo do produto ele pode precisar de alguma assistência ou resolução de problemas. O momento de pós-venda serve principalmente para fidelizar o cliente. A empresa pode construir um contato a longo prazo com o cliente, entregando um resultado que o faça voltar mais vezes.”

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Netflix amplia base de assinantes e tem lucro maior que o esperado no 3º trimestre

Próxima Postagem

Criamigos aposta em quiosques em shoppings, mantendo a experiência das oficinas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda
Meios de pagamento

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi
Economia

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná
Economia

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco
Economia

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025
IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida
Economia

IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Economia

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Visa lança empresa para impulsionar inovação em soluções digitais de movimentação financeira
Meios de pagamento

Visa lança Visa Conecta com foco em inovação em soluções de movimentação financeira

5 de junho de 2025
Próxima Postagem
Criamigos aposta em quiosques em shoppings, mantendo a experiência das oficinas

Criamigos aposta em quiosques em shoppings, mantendo a experiência das oficinas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025
IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida

IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.