Consumidores que fizerem compras na Black Friday deste ano terão, pela primeira vez na data, a opção de buscar os produtos em lockers instalados em lojas da rede Americanas, da B2W, e dos shopping centers administrados pela Aliansce Sonae e pela brMalls. Os armários inteligentes, também chamados de e-Boxes, devem “abocanhar” uma fatia importante de pacotes de produtos comprados pelo comércio eletrônico.
Essa é a aposta da Clique Retire, que fornece essas estruturas para grandes varejistas. A empresa já instalou, também, lockers em estações de metrô do Rio de Janeiro e de São Paulo e em postos da BR Distribuidora. A expectativa é que o número de pacotes que passam pelos armários da empresa dobre neste fim de ano.
“Quando inauguramos no Metrô Rio, há um ano, sabíamos do desafio de desenvolver a cultura dos lockers entre os consumidores brasileiros, mas nos surpreendemos com a demanda reprimida por esse serviço. Os grandes varejistas nos trouxeram, também, o feedback de que a solução atenderia ainda um público de conveniência – quem pode receber em casa, mas não conta com ninguém disponível no momento da entrega”, conta o diretor-executivo da Clique Retire, Gustavo Artuzo.
Logística reversa
A empresa atende, também, à demanda da logística reversa. Geralmente, mesmo quem usa a logística tradicional para o recebimento tem de ir aos Correios fazer a portagem no caso de devolução ou troca de produto. “Essa não é a melhor das experiências do usuário e gera insatisfação nos consumidores. A ideia de utilizar os e-Boxes para a logística reversa ampliou novamente nosso mercado e nos permitiu atender a todos os perfis de consumidores do e-commerce brasileiro”, afirma Artuzo.
Neste ano de pandemia e distanciamento social, a o uso dos lockers deve se intensificar também por causa do próprio aumento de vendas no comércio online. Segundo a empresa de pesquisas GfK, 54% dos consumidores pretendem trocar as compras em lojas físicas na Black Friday pelos canais digitais. Essa escolha deve gerar um aumento de 27% no faturamento do e-commerce, segundo a consultoria Ebit Nielsen.
Só nos primeiros três meses de pandemia, a Clique Retire cresceu 101%, o que resultou no aumento do quadro de pessoal e na necessidade de fabricação de mais armários. A empresa tem mais de 200 lockers, com 5.000 compartimentos, que podem receber produtos de tamanhos variados.
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