Reflexões caóticas de um ano bom

O mundo está em crise, certo? Qual mundo? O meu não!

A economia brasileira de 2014 encolheu, em 2015 vamos ter crescimento zero ou recessão, no maior evento de varejo no mundo, (NRF) mataram o e-commerce… E ai? Como devemos trabalhar em um ambiente tão caótico assim?

Eu realmente enxergo que o caos e o pessimismo tomou conta de todos nós. Nada tão alarmista deve ser levado em conta de maneira tão fiel, sempre existe uma solução ou um outro olhar. “Em tempos de crise, enquanto uns choram, outros vendem lenços”.

Mas vamos ao que interessa, posso falar pelo segmento digital que em cresceu muito em ​2014 e em 2015 vai crescer no mínimo de 20%. O e-commerce morreu, mas o digital se apoderou de tudo. “It’s all about digital” agora.

E por que tudo e todos são “digital” agora? Simplesmente porque o consumidor com o celular na mão é outro. Agora ele é o todo poderoso. Está informado, antenado, ansioso e mais social do que nunca.

Por conta desse movimento, as experiência e expectativas entre os universos coexistentes “on” e “off” é única, ou deveria ser.

As oportunidades a nossa frente de integrar processo são enormes. Devemos olhar para dentro de casa e enxergar onde podemos fazer diferente, melhor e mais importante: inovar !

Existe uma oportunidade única para empresas e indústrias que estão fora do mundo digital (e por consequência fora do alcance do consumidor real). Essa oportunidade não pode ser jogada fora.

Parafraseado minha amiga Ana Paula Tozzi, “nesse momento de incertezas devemos olhar os processos, processos e processos”…  Isso com certeza deve ser feito, qualquer deslize ou desperdício pode ser mortal.  Mas na minha humilde opinião, devemos ir além. Devemos utilizar a “alma” e a “garra” do varejo em nossas empresas e fazer acontecer. E fazer agora !  Pois amanhã pode ser o seu dia de rock, bebe!

* Por Fábio Sayeg, CEO da WROI (Agência de Marketing Digital).

 

Sobre a WROI

A WROI é uma agência especializada em marketing digital com mais de 8 anos de experiência no mercado de internet, integrada ao Grupo GS.

Tem em seu portfólio grandes marcas como Privalia, English Town, Fnac, RiHappy, PBKids, Schutz, Luigi Bertolli, quem disse, berenice?, BNP Paribas Cardif, UniCesumar, entre outros.

A agência atua nas áreas de Links Patrocinados, Remarketing, Redes Sociais, e-CRM, SEO, BI, Criação, UX (User Experience) e Desenvolvimento de mídia para devices (desktop, tablet e smartphone).

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