Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Malls

Lucro Líquido da Iguatemi cresce 20,7% em 2019

Redação de Redação
20 de fevereiro de 2020
no Malls, Notícias, Shopping centers, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Iguatemi Shopping

A Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A., com participação em 14 shopping centers, dois premium outlets e três torres comerciais, encerrou o ano com bons resultados operacionais, o que reforça sua resiliência e comprometimento com o mercado. A companhia teve lucro líquido de R$ 314,3 milhões, um avanço de 20,7% sobre o ano de 2018.

Os esforços de atualização do mix de lojas também levaram a Iguatemi a alcançar uma margem EBITDA de 84,3%, chegando a R$ 635,8 milhões, um avanço de 13,8%, o que excluindo a receita auferida com a venda de ativos levou a um EBITDA de R$ 575,1 milhões e margem de 76,2%, dentro do guidance estabelecido para 2019.

Mesmo considerando que o país enfrentou grandes desafios nos últimos 12 meses, a rede de shoppings registrou aumento de 3,8% em vendas totais, atingindo R$ 14,2 bilhões em 2019. O indicador passa para um avanço de 6,9%, excluindo os ativos vendidos ao longo do ano da base de cálculo. “A reciclagem do portfólio, apesar de impactar o resultado no curto prazo, foi determinante para garantirmos ativos mais coeso e alinhado com nossa estratégia”, conta Cristina Betts, CFO da companhia.

Em 2019, as vendas mesmas áreas (SAS) cresceram 6,1% e o desempenho das vendas mesmas lojas (SSS) apresentou aumento de 4,8% em comparação com o ano anterior. Os aluguéis mesmas áreas (SAR) e os aluguéis mesmas lojas (SSR) cresceram 5,7% e 7,3%, respectivamente, no ano contra ano.

A linha de receita líquida chegou a R$ 754,3 milhões, um avanço de 4,5% no comparativo anual, que ao retirarmos o efeito da saída do Iguatemi Florianópolis e Iguatemi Caxias do Sul, cresceu 5,1% versus 2018.

“A entrega destes números e de mais um guidance, especialmente em um ano com um cenário macroeconômico e político desafiador, reforça nosso foco em resultados e demonstra a capacidade de planejamento e execução da Iguatemi”, completa Betts.

O ano foi marcado pelo lançamento do Iguatemi 365, marketplace da rede, além da valorização de 35% na liquidez média das ações da companhia. O exercício do direito de preferência para aquisição de 20% do Praia de Belas e 15% do Shopping Center Esplanada, somado a compra de participação indireta de 6,58% no Iguatemi Porto Alegre, na torre Iguatemi Business anexa ao shopping e a aquisição de 47% da Maiojama Partipações S/A, foram movimentos importantes que tiveram impacto positivo no negócio em 2019.

Neste sentido, com o objetivo de rentabilizar potenciais construtivos de cada empreendimento, desenvolver o entorno dos shoppings e garantir um fluxo qualificado para os mesmos, o ano anterior ainda registrou a venda fracionada de terreno para construção de uma torre residencial no Iguatemi Esplanada e outra no Iguatemi São José do Rio Preto.

Segundo com a leitura de Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&Malls, as vendas totais nos shoppings Iguatemi cresceram 3,8%, bem menos do que os 5,4% de aumento alcançados pelos lojistas da Multiplan, outra rede que já divulgou seus resultados do ano.

“Outro dado preocupante no balanço do Grupo Iguatemi é sua taxa de ocupação de 93%, menor do que a média nacional de 2019 divulgada pela ABRASCE, que ficou em 95,3% e bem abaixo da taxa de ocupação da Multiplan que chegou a excelentes 98%. Mesmo assim, o lucro líquido do Grupo Iguatemi cresceu mais de 20%, passando de 314 milhões, que é um bom resultado. Outro ponto positivo é a busca pelo equilíbrio no portfólio, com a venda de participações no Iguatemi Florianópolis e Iguatemi Caxias“, explica o especialista.

Balanço 4T19

A Iguatemi encerrou o quarto trimestre de 2019 com resultados positivos, marcado pelo início de um novo momento do negócio com o lançamento do Iguatemi 365, que coloca a companhia na posição de um dos principais players omnichannel do setor.

“A integração do Iguatemi 365 com o novo Iguatemi One, por exemplo, irá nos ajudar a melhorar nosso entendimento sobre o comportamento de consumo dos nossos clientes no ambiente físico e digital, permitindo a entrega de uma proposta de valor adequada a cada perfil de consumo”, conta Cristina. A plataforma já atende todo o Estado de São Paulo e irá aumentar a oferta de marcas e expandir sua atuação para todo o Brasil.

No dia 31 de dezembro de 2019, a rede fechou seu lucro líquido em R$ 111,8 milhões, 40% superior ao 4T18 e o Ebitda atingiu R$ 200,2 milhões, um aumento de 25,9%, que levou a uma margem de 94,8%.

O portfólio apresentou crescimento de 0,7% de vendas totais em comparação ao mesmo período de 2018, para R$ 4,3 bilhões, que excluindo os ativos vendidos no período do cálculo, aumentou 8% sobre o quarto trimestre do último ano.

A companhia atingiu uma receita bruta de R$ 241,0 milhões no 4T19, um avanço de 4,6% versus 4T18. O processo de redução dos descontos iniciado em 2018, apesar de ter se mostrado mais desafiador do que o esperado, contribuiu para um crescimento da Receita Líquida, que chegou a R$ 211,2 milhões nos quatro últimos meses do ano, 5,4% acima do mesmo período em 2018.

Reflexo da inflação do período e da maturação de operações que abriram suas portas nos trimestres anteriores, a companhia registrou um avanço de 4,6 % em aluguéis mesmas áreas (SAR) e 5,2 % em aluguéis mesmas lojas (SSR), em relação aos mesmos meses do ano anterior. As vendas mesmas áreas (SAS) cresceram 7,4% e o desempenho das vendas mesmas lojas (SSS) foi de 5,7% no 4T19.

O resultado também foi impulsionado pela dedicação da rede na captura de marcas qualificadas para compor o mix e maturação de ativos como o Iguatemi São José do Rio Preto. “Concentramos grande parte dos nossos esforços ao longo do ano em entregar ao consumidor um mix de lojas diferenciado e só no 4T19, inauguramos 131 novas operações”, completa a executiva.

Considerando o resultado dos ativos a 100%, a receita de aluguel apresentou um crescimento de 1,7%, atingindo R$ 326 milhões no quarto trimestre de 2019, alta de 4,1% em relação ao 4T18. Por outro lado, a receita de estacionamento, chegou a R$ 68,3 milhões, queda de 1,9% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Ao excluir os shoppings cujas participações foram vendidas, os indicadores apresentam, respectivamente, um aumento de 7,0% e de 2,8% no trimestre.

A ocupação média do portfólio no período foi de 94,0%, 0,6 ponto percentual abaixo do 4T18, com uma melhora significativa versus os 92,4% apresentados no 3T19.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

As transformações das lojas de departamento americanas

Próxima Postagem

ÍCONES by Chocobot da Nestlé chega a Brasília

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29
Meios de pagamento

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura
Economia

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem
Inovação

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%
Economia

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café
Economia

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA
Economia

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição
Notícias

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Próxima Postagem
chocobot nestle

ÍCONES by Chocobot da Nestlé chega a Brasília

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.