A marca de cuidados capilares Truss Professional, adquirida pelo Grupo Boticário em 2023, inaugurou no Brasil sua primeira academia global, a Truss Academy. O espaço tem como propósito oferecer educação contínua para cabeleireiros ao redor do mundo. Com centros educacionais já estabelecidos em diferentes estados do Brasil e em locais internacionais, como Estados Unidos e Dubai, a companhia disponibiliza uma plataforma para capacitar profissionais do segmento de beleza.
Localizada na Avenida Rebouças, esquina com a Rua Oscar Freire, em São Paulo, a Truss Academy combina design arrojado, inovação tecnológica e compromisso com a sustentabilidade.
“Truss Academy não é apenas um pólo de aprendizado, mas um espaço de transformação e inovação que parte de um objetivo ambicioso: revolucionar o mercado profissional por meio da formação direta de milhares de cabeleireiros por ano”, afirma Daniel Knopfholz, vice-presidente de Novos Negócios do Grupo Boticário.
O centro educacional conta com ambientes exclusivos, como salas de educação, auditório, um showroom com todos os lançamentos e produtos da marca, sala de shooting para produção de conteúdos e um mini laboratório para testes de P&D e co-criação com profissionais. O espaço possui 1.300 m², e seu projeto arquitetônico alia acessibilidade, sustentabilidade e o DNA da marca.
“O Brasil é o quarto maior mercado de salões de beleza do mundo e nossa academia chega com a proposta de levar educação de alto impacto para o profissional de beleza, com metodologia criada a partir de anos de pesquisas e inspirada nas principais tendências internacionais, com foco em gerar efeito positivo em todo o mercado”, reforça Knopfholz.
Espaço sustentável
O novo espaço foi projetado com soluções ecológicas que reduzem o impacto ambiental, como a certificação I-Rec, que comprova o uso de energia renovável, e a implementação de tecnologias que contribuem para a economia de água e energia.
Entre as iniciativas sustentáveis, destacam-se a redução de 630 toneladas de CO₂ por ano, duchas e metais eficientes, com economia de até 40% no consumo de água, paisagismo com espécies nativas que reduzem a necessidade de irrigação e o uso de materiais reciclados nos displays da academia, contribuindo para a economia circular.
Investimento milionário
Só nos últimos dois anos, a Truss Professional investiu mais de R$ 35 milhões em formação de profissionais, plataformas, espaços de educação, desenvolvimento de conteúdos e treinamentos, tanto online quanto presenciais. Esse movimento faz parte da estratégia da marca para fortalecer a profissionalização de cabeleireiros e impulsionar o mercado de beleza no Brasil.
Presente em 29 países, a Truss aposta na nova academia como um centro onde os profissionais de beleza poderão aprimorar suas habilidades por meio de uma metodologia proprietária inédita no País. Inspirada nas tendências globais do setor, a academia oferece cursos de formação, atualização e especialização, abordando três pilares principais: arte, tendência e inovação.
Mercado de hair care no Brasil
Segundo a Euromonitor International, o mercado brasileiro de hair care atingiu R$ 28,2 bilhões em vendas em 2023, registrando um crescimento de 11,9% em relação ao ano anterior — um desempenho acima da média global, de 4,4%. O ano marcou o retorno do Brasil ao top 3 do mercado mundial de cuidados capilares, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Já no segmento de produtos para condicionar, pentear e tratar os cabelos, o Brasil ocupa uma posição ainda mais expressiva: a vice-liderança global, com R$ 12,2 bilhões em vendas e um crescimento de 13% em relação a 2022. Para esses produtos, a Euromonitor projeta um aumento de 59,6% no mercado nacional até 2028, enquanto, no cenário global, a previsão é de crescimento de 37,1%.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que os cabeleireiros, aliados a outras atividades de beleza, já somavam 1,3 milhão de profissionais em 2022, representando 9% do total de Microempreendedores Individuais (MEIs) do País. Somente em 2023, quase 500 novos profissionais foram formalizados por dia, colocando as atividades relacionadas a cabeleireiros e outros tratamentos de beleza na segunda posição em volume de novos registros de CNPJs no período.
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