Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A impressionante expansão do Franchising

Redação de Redação
20 de março de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

O sistema de franquia tem crescido de importância como estratégia de expansão de negócios no setor de varejo e de serviços em todo o mundo e, particularmente no Brasil, ao possibilitar uma combinação virtuosa entre o forte interesse pelo empreendedorismo individual conjugado com o suporte de marcas, processos e conceitos corporativos.

Essa equação tem feito com que empresas exclusivamente franqueadoras acelerem sua expansão, ao mesmo tempo em que corporações de serviços e varejo, e mesmo a indústria fornecedora, adotem o sistema como uma alternativa prioritária para acelerar sua expansão com menor comprometimento de capital próprio.

Como resultado são multiplicadas as alternativas para os empreendedores individuais e ao mesmo tempo se formam corporações transnacionais, como a IMC ou Arcos Dorados, ambas mexicanas, que ao lado de Alshaya no Oriente Médio, X-5 na Rússia ou 7-Eleven no Japão, ou mesmo O Boticário no Brasil,  criam estruturas para operar diversas marcas em bases empresariais onde o diferencial é o profundo conhecimento do mercado e das estratégias e processos que envolvem o Franchising.

Nesses casos o conhecimento das práticas de mercado, o poder de negociação junto aos shoppings e tudo que envolve tecnologia e a gestão do relacionamento entre franqueadores e franqueados são elementos fundamentais da expansão do negócio que é utilizado para atuar em diversos segmentos, com diferentes marcas, usualmente convergentes, para potencializar resultados.

Na situação brasileira onde o acesso a capital de risco sempre foi mais limitado e as empresas do setor dependiam fortemente de sua própria geração de caixa para expansão, o sistema de franquia concilia ainda essa virtude de diluição do investimento e do risco, ao integrar franqueadores e franqueados para viabilizar e acelerar a expansão.

Essa situação é particularmente interessante no caso das indústrias de consumo que têm ido ao mercado na busca de criação de canais próprios e exclusivos, como é o caso de Hering, Cacau Show, Marisol, Malwee e muitas outras.

Como resultado, o segmento no Brasil tem apresentado impressionante expansão, na esteira do crescimento do consumo que o país viveu nos dez últimos anos, fazendo com que o faturamento do setor chegasse a US$ 55,7 bilhões em 2013, com um crescimento de 162,7 % no período de 2006 a 2013.

Para efeito de comparação, os números equivalentes nos EUA, maior mercado de consumo no Mundo, mostram crescimento de apenas 18,7 % no mesmo período, o que evidencia que naquele mercado, já teria atingido sua maturidade e a evolução agora será menor e vegetativa. No mercado norte-americano as vendas consolidadas do setor atingiram US$ 801 bilhões em 2013.

Nos Estados Unidos existiam perto de 757 mil estabelecimentos franqueados no final de 2013, com uma média de 397 estabelecimentos por mil habitantes, a maior densidade de unidades em relação à população, porém o mercado apresenta involução, com a queda do número de estabelecimentos já que em 2007 existiam 771 mil unidades franqueadas nos diversos setores.

No Brasil temos uma situação absolutamente diversa já que cresceu fortemente o número de estabelecimentos, lojas ou postos de serviços, que passou de 65,5 mil em 2007 para 115 mil no final de 2013, com uma densidade ainda bastante baixa de 1747 unidades por mil habitantes, demonstrando o potencial para continuidade de sua expansão.

No franchising brasileiro o momento é de continuidade de expansão, pelo espaço e demanda ainda existentes, mesclado com consolidação e forte ênfase na melhoria da gestão das redes franqueadas, muitas das quais têm vivido período de forte crescimento e deverão se concentrar agora, prioritariamente, na melhoria de seus modelos de governança e gestão, incorporando informação, tecnologia, melhores práticas e processos para maximizar o desempenho do negócio para o franqueado e o franqueador.

Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

A nova realidade dos shopping centers no Brasil

Próxima Postagem

Novas dimensões no Franchising

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real
Artigos

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025
Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas
Artigos

Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

3 de junho de 2025
Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice
Artigos

Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

3 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas
Artigos

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Próxima Postagem

Novas dimensões no Franchising

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

5 de junho de 2025
Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.