Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Cases

PEÇA PELA MÚSICA: A RECEITA MUSICAL DO MCDONALD’S

Redação de Redação
20 de março de 2017
no Cases, Destaque do dia, Eventos, Marcas, Mercado&Consumo, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos

A música sempre esteve no DNA do Mc Donald’s, desde jingles clássicos até grandes hits. Vimos essa história cheia de ritmo no SXSW.

O McDonald’s é uma das maiores referências em marketing e gestão de marcas da história. Uma marca icônica que lançou as bases da indústria de fast food e tem um produto que serve como métrica de câmbio e poder de compra das diferentes moedas internacionais, com o índice Big Mac criado pela The Economist.

Mas um dos pilares da construção da marca é justamente a relação dela com a música. Quem não lembra do jingle clássico do Big Mac (“dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial…) e mesmo da recente vinheta “Amo muito tudo isso”? O McDonald’s sempre entendeu a importância da música para uma marca popular e global. E há um cuidado extremo em sempre buscar a melhor associação entre ritmo, estilo, artista com o momento vivido pela marca e a mensagem necessária. A empresa agora contratou uma nova agência de propaganda nos EUA – We are unlimited (Não temos limite, em tradução livre) que promete manter a música no centro da estratégia de marca. O SXSW então destinou um espaço para examinar a relação da marca com a música, o processo criativo e a seleção de músicos e artistas que possam contemplar essa nova fase musical.

O painel – “Amo muito tudo isso: a música é o McDonald’s” contou com a presença de Bonny Dolan, uma das grandes produtoras de música pop do mundo, Jon Ellis, produtos musical da marca, John Hansa, Diretor de Criação da Leo Burnett, Sophie Hawley-Weld e  Tucker Halpern, cantores e integrantes da banda Sofi Tukker.

Storytelling

A música ajuda a dar sentido para a marca, compõe seu storytelling, realça valores, emoções e cria poderosas conexões emocionais com os consumidores. A tradição da marca em seus comerciais é a de colocar pessoas reais e quase nunca utilizar atores. Dessa forma, a música valoriza situações do cotidiano, nos diversos mercados em que a marca atua, gerando enorme empatia.

John Hansa diz que a música sempre esteve presente na comunicação e no espírito da marca. “Recentemente tivemos uma ideia de contar uma história que transcendesse a comunicação dos nuggets, sem aditivos, conservantes e então precisávamos conectar momentos diferentes e buscamos essa relação entre épocas e percepções e o fato da comida representar valores permanentes. Por isso, escolhemos a canção Time after time, de Cindy Lauper, regravada pela banda Sofi Tukker, que repercutiu espetacularmente bem”.

Tucker e Sophie Hawley foram os intérpretes da nova versão da canção “Time after time” e também ficaram impressionados com a aceitação da campanha. A música tornou-se novamente um hit na nova versão e fez grande sucesso em diferentes mercados. Vale lembrar que McDonald’s tem mais de 30 mil lojas no mundo e conseguir manter essa integridade de marca por meio da música é sempre um feito notável.

https://youtu.be/4lj8pQR_pkU

Jon Ellis então falou um pouco sobre o processo de pensar em música adaptada ao significado de cada produto. Há vários testes sobre como o ritmo, a energia e o sentido sonoro podem valorizar a mensagem desejada para o produto. A campanha recente de Big Mac nos EUA por exemplo, usa um rap para transmitir vibração, juventude e irreverência.

Música é a mensagem 

Hansa diz que a música está sempre a serviço da mensagem. Sempre. Dolan diz que é impressionante verificar a força do som e da música nos comerciais da marca, com resultados impressionantes normalmente conseguidos em 30″. Jon Ellis diz que nada disso é por acaso. “É resultado de trabalho com gente talentosa, o diretor do filme, dos produtores, dos criativos, do som. Trabalho de time e colaboração”.

Hansa afirma que McDonald’s tem grande relevância cultural. E isso aumenta a responsabilidade de todos os aspectos da comunicação. A influência que a marca exerce, faz com que cada elemento da comunicação seja destacado e interpretado de múltiplas formas. Eventualmente, o uso de um estilo ou de uma canção pode sinalizar uma tendência ou funcionar como uma referência para as pessoas.

McDonald’s e música fazem um par com grande sinergia. Dolan não conseguiu esconder sua admiração pela qualidade da história musical da marca. “Sinto enorme orgulho de trabalhar com McDonald’s, por que a qualidade é notável, sempre”.

Bom para vegetariano

Sophie Hawley-Weld diz que interpretar uma canção para a marca foi uma decisão difícil, já que ela é praticamente vegetariana, mas a qualidade do trabalho transcendeu essas questões. Tucker concordou e disse que essas questões morais e éticas sempre são consideradas, mas isso não pode impedir o aproveitamento de grandes oportunidades. A proposta financeira foi excelente, a banda ganhou projeção.

Veja o vídeo que projetou o duo Sofi Tukker no Brasil:

Hansa diz que a marca não precisa de defesa. McDonald’s é uma marca definitivamente popular e sempre apoiou artistas mundo afora, criou oportunidades e fez bem para muita gente. Dolan diz que colocar uma marca como essa a serviço de uma música faz bem para todos. Ela incentiva a inovação.

A relação da gigante do fast food com a música é um caso exemplar de construção de storytelling que se renova acompanhando a evolução da dinâmica social. Se fizéssemos uma playlist das músicas utilizadas na comunicação nos últimos 50 anos, teremos um retrato notável das mudanças do comportamento do consumidor, e de como marca respondeu à essas mudanças sem perder a sua integridade. Tempo após tempo, McDonald’s usou a música não apenas como artifício de busca de atenção, mas para expandir e realçar os valores da marca e permitir que ela seja compreendida e torne-se fortemente relacional em qualquer país do mundo.

Postagem anterior

Carne fraca: JBS e BRF perdem bilhões em um único dia

Próxima Postagem

A maior exposição sobre o varejo – Parte 2

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Atacadão app
Varejo

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice
Foodservice

Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

23 de maio de 2025
OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA
Tecnologia

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita
Varejo

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Próxima Postagem

A maior exposição sobre o varejo – Parte 2

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Atacadão app

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.