Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Baixa produtividade e informalidade estão entre os desafios do varejo

Temas foram debatidos no 10º Fórum do Varejo e Marketing, realizado neste fim de semana no Guarujá (SP)

Aiana Freitas de Aiana Freitas
20 de março de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Baixa produtividade e informalidade estão entre os desafios do varejo

A baixa produtividade e a informalidade estão entre os principais desafios do varejo brasileiro, concluíram executivos no debate final do 10º Fórum do Varejo e Marketing, realizado neste fim de semana no Guarujá, litoral de São Paulo. Neste ano, o tema central do evento foi “O consumo e o varejo impactados pela transformação digital transversal”. A Mercado&Consumo foi mídia partner do fórum.

O evento foi promovido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais e contou com curadoria de Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, publisher da Mercado&Consumo e presidente do Lide Comércio; e Marcos Quintela, CEO e sócio da VMLY&R Group no Brasil e presidente do Lide Comunicação.

O CEO da varejista Telhanorte-Tumelero, Juliano Ohta; o CEO do Grupo Boticário, Fernando Modé; e o vice-presidente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação do Grupo Carrefour, Stéphane Engelhard, participaram do debate final “E agora, Brasil? ”

Ohta destacou o desafio da baixa produtividade do varejo. “A educação é a porta de entrada para a produtividade. Como queremos que pessoas tenham seu primeiro emprego no varejo e trabalhem bem, se as pessoas não sabem fazer conta de matemática?”, questionou.

Para ele, se existisse uma “bala de prata” para atacar o varejo, seria investir no ensino profissionalizante. “No Brasil, de 10% a 11% dos estudantes do ensino médio estão no ensino profissionalizante. Nos países da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Económico], esse índice é de 48%”, exemplificou.

Modé, do Boticário, também lamentou a forma como os recursos são investidos na educação no Brasil. “Dois terços da verba da educação vão para processos, e não para alunos”, pontuou.

A informalidade foi apontada pelos empresários como outro problema grande e particularmente difícil de ser enfrentando pelo varejo neste momento em que gigantes do e-commerce comercializam produtos de sellers do mundo todo. Para Ohta, tanto os sellers quanto as próprias plataformas precisam ser taxadas.

“Existem questões de curto prazo, mas também estruturais, que precisam ser combatidas. Quando se fala nos produtos que vêm da China, existem preocupações como: como eles são feitos e que aditivos têm? Essas são questões de curto prazo que têm de ser resolvidas”, citou Engelhard, do Carrefour. Para o longo prazo, ele citou a necessidade de reformas, como a administrativa.

Ao fim, os executivos foram unânimes em afirmar: o varejo precisa ser protagonista na busca por soluções para os problemas econômicos, em especial neste ano eleitoral de 2022.

Imagem: Aiana Freitas

Postagem anterior

Danone aposta em plataforma para oferecer consultoria a varejistas

Próxima Postagem

Como varejista de 50 anos promove transformação digital no interior da Bahia

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária
Economia

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios
Economia

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Como varejista de 50 anos promove transformação digital no interior da Bahia

Como varejista de 50 anos promove transformação digital no interior da Bahia

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.