Para comemorar seus 97 anos, o Guaraná Jesus, marca de refrigerantes do Maranhão, convidou seis artistas locais para a realização da campanha “Universos cor-de-rosa”. Os ilustradores criaram artes exclusivas representando novos universos com Guaraná Jesus como protagonista.
“Essa campanha é muito especial para o Guaraná Jesus, pois, além de celebrarmos esse refrigerante tão querido, um patrimônio histórico do Maranhão, conseguimos estimular interpretações únicas da marca e promover diálogo com a comunidade”, destaca Victor Távora, gerente de Marketing da Solar Coca-Cola, responsável pela produção e distribuição da bebida.
Os artistas Airton Marinho, Luã Campos, Helena Reginato, Dimitri, Caju Moura e Ana Waleria criaram obras que podem ser acessadas no site da campanha.
“Além de valorizarmos os artistas do Estado, queremos fortalecer a conexão com os consumidores do Guaraná Jesus, convidando-os a despertar sua imaginação e criatividade, celebrando todos juntos os 97 anos da bebida”, conta Távora.
Artes cor-de-rosa
O artista plástico Airton Marinho é um dos ilustradores participantes da campanha. Formado em desenho industrial pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão) e com 45 anos de carreira, ele desenvolveu um processo próprio de xilogravura em policromia e produziu diversos trabalhos. Para a campanha, criou a xilogravura “Sabor Cor de Rosa”.
Em “Fábrica dos sonhos”, a designer e ilustradora Ana Waleria homenageou a marca em um “lar cheio de amor”, que transforma em uma fábrica de Guaraná Jesus.
Caju Moura, designer e ilustradora que também compõe o time de artistas autorais da campanha, buscou representar o universo da marca por meio de uma mulher negra em sua arte “Magia do Guaraná Jesus”. “Com a minha personagem, retratei de forma lúdica a sensação única de saborear o Guaraná Jesus. Seu cabelo equivale tanto ao sabor doce e refrescante do refrigerante quanto às águas que banham a ilha, integradas a elementos da rica cultura maranhense”, destaca Caju.
Trazendo o humor das tirinhas, o artista Dimitri criou para a comemoração de 97 anos do Guaraná Jesus a obra “Lembrança”. O ilustrador puxou uma memória de infância: a receita de bolo de sua mãe que tinha como ingrediente secreto o refrigerante cor-de-rosa.
Diretor de arte, ilustrador e grafiteiro, Luã Campos também emprestou seu talento para a campanha. Em “Vivência na Baixada”, o artista mergulhou na essência da vida na baixada maranhense, misturando música, as corridas pelo bairro com chinelo no pé e, claro, bebendo Guaraná Jesus para recarregar as energias.
A ilustradora, artista visual e arte-educadora Helena Reginato fecha o time de artistas convidados, com ilustrações, colagens, texturas marcantes e cores vibrantes para criar o “Portal mágico”.
Imagens: Divulgação