Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Sabonete, macarrão e até games estão entre os itens mais procurados durante a pandemia

Redação de Redação
20 de abril de 2020
no Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
compras

A quarentena imposta pela pandemia do coronavírus mudou os hábitos de consumo dos brasileiros. Alguns produtos ganharam em vendas, outros perderam. A consultoria de pesquisa de mercado Euromonitor analisou o comportamento do consumidor nas últimas semanas para entender essa movimentação e traçar cenários para os próximos meses.

“Algumas categorias cresceram 200% nas primeiras semanas de isolamento, mas sabemos que esses efeitos dificilmente são sustentados ao longo do ano todo. Algumas delas podem terminar o ano no zero a zero. Nosso foco é entender movimentos que tenham um impacto anual”, afirma Angelica Salado, gerente de pesquisa da Euromonitor.

O setor de alimentos foi um dos que sentiu o impacto do isolamento social imposto pelo coronavírus. Com boa parte da população brasileira em quarentena e restaurantes fechados, as pessoas abasteceram as despensas e estão cozinhando mais. A corrida ao supermercado, no entanto, gerou alguns exageros. “Nas primeiras semanas houve uma corrida tão grande que em alguns produtos foi comprado o tanto que será consumido no ano todo”, afirma Salado.

É o caso dos itens considerados de indulgência. Esses produtos tiveram grande procura, mas podem sentir redução agora, uma vez que as famílias estão mais apreensivas com o futuro da economia, diz a gerente da Euromonitor.  Por outro lado, produtos de consumo básico como arroz, macarrão, molhos e enlatados devem ter crescimento mais consistente no ano, devido ao maior número de refeições feitas em casa.

Um ponto importante no segmento de alimentos é que as marcas consigam fazer seus produtos chegarem às prateleiras do supermercado. “No momento, a eficiência logística é um atributo que vai determinar quem ganha e quem perde espaço no mercado”, afirma Salado. As restrições impostas pelo coronavírus têm dificultado a chegada de alguns produtos às gôndolas. Eles acabam substituídos por marcas próprias das redes varejistas ou outras que estejam disponíveis. “Nesse contexto, a marca mais eficiente em evitar o desabastecimento vai ganhar espaço independentemente da categoria”, afirma.

Pelas contas da Euromonitor, o cenário mais leve dentre os previstos para a economia brasileira nos próximos meses se assemelha ao visto no país em 2016, auge da crise econômica da qual o país começava a sair antes da pandemia. Com isso, a previsão da consultoria é de consolidação de um comportamento de compra mais comedido, com menos espaço para itens supérfluos. “Vamos estabelecer um novo nível de compra pautado pela incerteza”, afirma Salado.

Outra categoria analisada pela consultoria é a de produtos para fortalecer o sistema imunológico. Itens como vitamina C, multivitaminas e produtos naturais, como própolis, tiveram alta procura, ficaram esgotados em alguns pontos de venda e tiveram aumento de preço. “Desde a confirmação do primeiro caso em fevereiro, os preços subiram no país. A vitamina C, por exemplo, registrou taxa de crescimento de quase 200%, de fevereiro a março de 2020”, diz o relatório da consultoria.

No entanto, a consultoria ressalta que, com a demanda aquecida, pode haver falta de matéria-prima para sustentar a produção e o suprimento desses itens no médio prazo. Também não é possível identificar se isso se refletirá em um comportamento de compra consolidado nos próximos meses. “O hábito de se preocupar com a própria saúde vai continuar, mas é cedo para dizer se isso levará a uma mudança no padrão de compra. Hoje, esses não são produtos essenciais para a maioria da população”, afirma Salado.

No setor de higiene, itens como como sabonetes, em especial aqueles com antibactericida, ganham espaço. “Esses itens devem maior performance esse ano, porque foram criadas novas necessidades. As pessoas vão lavar mais as mãos”, afirma Salado. Segundo o relatório da Euromonitor, o sabonete líquido teve aumento de preço semanal de 20% entre fevereiro e março devido à alta demanda.

Produtos de limpeza também devem ter aumento nas vendas. Já o papel higiênico, que chegou a faltar nas prateleiras nas primeiras semanas de quarentena, pode chegar ao final do ano com vendas normalizadas, uma vez que as vendas tendem a cair após a euforia das primeiras semanas.

Os produtos de maquiagem e perfumaria perdem espaço, assim como bebidas alcoólicas e moda. “Via de regra, categorias de consumo em um ambiente social devem sentir impacto negativo”, afirma Salado. O foco para as empresas que dependem desses produtos é se adaptar. “As companhias devem fazer um exercício de realocar capacidade produtiva para categorias consideradas essenciais nesse momento. Aquelas que conseguirem adaptar linhas de produção devem ganhar participação no mercado”, afirma. Segundo Salado, desovar estoques via promoções não é uma boa estratégia, mas sim entender que vivemos um período de ocasiões de consumo diferentes. O momento também coloca à prova a estratégia digital das companhias, com o aumento das compras pela internet.

Na parte de entretenimento, um movimento importante identificado pela consultoria foi o aumento nas vendas do segmento de videogames. “Era um setor que vinha ganhando espaço inclusive entre adultos. Agora vemos um movimento de compra de consoles, antecipando as compras esperadas para a Black Friday”, afirma Salado. Outros itens como computadores pessoais e equipamentos de cozinha também estão em alta, devido ao trabalho em casa adotado por muitos profissionais, e ao fato de as famílias estarem cozinhando mais.

Com informações do portal Exame.
* Imagem reprodução

Postagem anterior

“Ficar para trás é uma escolha”, afirma Roberto Montanha em edição do RetailtechClub

Próxima Postagem

Pagamentos sem contato disparam nos Estados Unidos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG
ESG

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

22 de maio de 2025
Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público
Notícias

Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal
Foodservice

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

21 de maio de 2025
Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete
Logística

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR
Economia

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
pagamento sem contato

Pagamentos sem contato disparam nos Estados Unidos

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

22 de maio de 2025
Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.