A Associação Paulista de Supermercados (APAS) divulgou recentemente a pesquisa “Tendências do consumidor em supermercados 18/19” e revelou um perfil de cliente que ainda prefere comprar nas lojas físicas do que online, além de buscar novas experiências. A pesquisa constatou que 22% dos entrevistados optam por mercadinhos de bairro e vizinhança quando o assunto são compras do dia a dia. Já a preferência por super e hipermercados está relacionada a preço, qualidade e variedade de produtos.
Para as compras de emergência, o mercadinho também é a preferência entre os consumidores: 50% dos entrevistados, no total. Desses, muitos são jovens mulheres entre 16 e 24 anos e de classes sociais mais baixas.
“A partir dos números da pesquisa, uma interpretação que podemos ter é que os mercadinhos são especialmente atrativos para aqueles que possuem uma mobilidade limitada. Mas há todo um público que esses estabelecimentos podem alcançar e que estão ignorando, e não estou nem falando sobre preços. Por exemplo, na pesquisa, 46% dos entrevistados consideram importante a oferta de produtos orgânicos em mercados. Ampliar o leque de ofertas de produtos pode gerar um impacto instantâneo nas vendas”, comentou Tiago Vailati, CEO da Hiper, empresa da Linx que desenvolve soluções de gestão e vendas para o micro e pequeno varejo.
Como criar um plano para aumentar a oferta de produtos no seu mercado
“A primeira coisa para se ter em mente é que nenhuma mudança precisa ser radical e nada precisa acontecer do dia pra noite”, explicou Tiago. “Para pensar em inovação o mercado pode agir como uma startup, propondo pequenas alterações e testando cada mudança antes de se comprometer com um investimento gigante que pode não dar certo”.
Passo um: otimize seus custos
“Qual produto vende mais, qual produto nunca vende? Não adianta ter um estoque na prateleira de quinoa tricolor só porque é diferente e está na moda, se o seu consumidor não quer comprar isso. Esse espaço poderia ser ocupado por outro produto que possui maior saída, por exemplo”, comentou Tiago. Para saber claramente o que não está vendendo você pode usar um sistema integrado de loja, que monitore o estoque até a frente de caixa e que possa dizer claramente o que não está vendendo.
Passo dois: pergunte aos clientes
Oriente seu caixa a perguntar para os clientes se eles encontraram tudo o que procuravam. Anote sempre que houver uma sugestão e comece testando as vendas desses novos produtos. Compre uma pequena quantidade e monitore a saída e os lucros através do sistema integrado. Se der certo, siga em frente.
Passo três: comunique que você está mudando
Não basta mudar, você tem que mostrar para o seu público suas novas opções. “Invista na comunicação visual da loja, mostre onde estão os novos produtos, coloque placas indicando o que é novidade ou separe uma prateleira exclusiva para eles. Você pode investir em redes sociais também, desenvolver um perfil para o seu mercado e nutrir com receitas, novidades, pesquisas com o consumidor, por exemplo”, finalizou Tiago.
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