A tecnologia tem acelerado processos e servido de apoio para a humanização do atendimento ao cliente – por mais contraditória que essa última constatação possa parecer. As operações mais inovadoras do varejo alimentar e do foodservice americano são provas disso, e essas tendências também estarão presentes nas palestras da NRA Show 2023, a maior feira de foodservice das Américas, que começa neste sábado, 20, em Chicago, nos Estados Unidos.
Nesta sexta, 19, uma das operações visitadas pela delegação da Gouvêa Foodservice e da Mercado&Consumo foi a da Amazon Fresh, o supermercado mega tecnológico que a Amazon mantém em território americano e está expandindo, também, para outros países, como a Austrália e Reino Unido.
Os clientes podem entrar na loja da Amazon Fresh usando um QR Code disponível no aplicativo da Amazon ou a palma da mão. A partir dali, tudo o que ele colocar – ou tirar – do carrinho será “lido” por câmeras e sensores espalhados pela loja. O sistema é chamado “Just Walk Out” e permite que o consumidor saia sem pegar fila, apenas usando o mesmo código apresentado na entrada para liberar a catraca na saída. O débito é feito no cartão de crédito cadastrado no aplicativo alguns minutos depois.
Toda a tecnologia embarcada na loja não deixa de lado o atendimento humanizado. Quem preferir pode passar por um caixa tradicional, e os colaboradores são treinados para cumprimentar os clientes, mesmo aqueles que não querem ou não precisam de apoio, quando cruzam com eles em qualquer corredor. A ideia é que a tecnologia facilite a vida do consumidor, mas não torne a relação “fria” demais.
O Chicago International Produce Market é um centro atacadista que atende a supermercados e restaurantes da cidade, sendo a maior instalação do tipo no meio-oeste dos Estados Unidos. A operação é intensa, com empilhadeiras pilotadas por funcionários percorrendo corredores a todo momento. Chamam a atenção a organização extrema e a preocupação dos vendedores com a segurança alimentar do que é vendido ali.
A delegação comandada pela Gouvêa Foodservice e pela Mercado&Consumo para a NRA Show 2023 também passou pelo Revival Food Hall, um espaço que conta hoje com 16 operações diferentes de foodservice. Localizado no edifício histórico The National, no centro financeiro de Chicago, o espaço mantém o ambiente retrô e oferece 16 opções de culinária de várias partes do mundo, dando preferência a matérias-primas obtidas de fornecedores locais.
A tecnologia, ali, também está a favor do bom atendimento. O Revival tem um aplicativo próprio, no qual o cliente pode fazer pedidos online de vários restaurantes ao mesmo tempo, agradando a paladares diversos e pagando tudo de uma vez só. A possibilidade existe inclusive para quem está presencialmente no food hall e não quer passar de balcão em balcão.
A Few Spirits é uma pequena destilaria fundada há 12 anos por Paul Hletko em Evanston, no subúrbio ao norte da cidade. Algumas das marcas da empresa foram vendidas em 2016 para a Samson & Surrey e todas, há pouco mais de um ano, para a Heaven Hill Distillery. Apesar disso, continua instalada no beco onde foi criada e valorizando um modo de produção artesanal.
A Few Spirits representa, atualmente, 1% do que é vendido nesse segmento nos Estados Unidos, e deve chegar ao Brasil ainda neste ano.
Confira também os principais insights do segundo dia de visitas técnicas na entrevista que Mauro Preti, CEO da Ceratti, concedeu à Mercado&Consumo:
NRA Show 2023
A NRA Show 2023 deve receber mais de 60 mil profissionais do setor de foodservice entre os dias 20 e 23 de maio. Das empresas participantes, mais de 800 farão sua estreia no evento – um aumento de 61% em relação ao total de expositores pela primeira vez em 2022 – e mais de 1.300 retornarão.
No espaço de exibição, os participantes vão poder conferir as últimas tendências em alimentos e bebidas até tecnologias emergentes e inovações operacionais que abordará os desafios trabalhistas e aumentará os resultados financeiros.
No domingo, 21, a CEO da Gouvêa Foodservice, Cristina Souza, e o head de Pesquisa e Inteligência na Mosaiclab, Eduardo Bueno, ambos colunistas da Mercado&Consumo, vão apresentar o painel “Perspectivas do Foodservice Brasileiro e o que isso pode significar para o resto do mundo”.
Imagens: Aiana Freitas