Nomes de destaque internacional integram o line-up do LATAM Retail Show. Um deles é Christopher Wong, vice-presidente global de Estratégia, Ofertas e Alianças da IBM. Ele estará na plenária “As novas tecnologias na Transformação Digital do Varejo: aplicações, impactos e uma perspectiva de futuro”, que acontece no dia 27 de agosto.
Uma das tendências observadas no varejo é a automação inteligente. Mais de 80% dos executivos do setor e de produtos de consumo esperam que suas empresas utilizem a automação inteligente até 2021. Os dados são de um estudo do IBM Institute for Business Value (IBV), desenvolvido em colaboração com a National Retail Federation. Além disso, 40% dizem que suas organizações já estão envolvidas em alguma forma de automação inteligente.
Na palestra, Wong abordará como a inteligência artificial, em todo seu espectro, se posiciona como um ator especial nesta transformação. Ele destacará também como elementos fundamentais na disrupção e transformação do varejo e no relacionamento E2E (exchange-to-exchange). Será avaliado como estas tecnologias transformadoras impactam toda a cadeia de valor do varejo desde o engajamento, permeando toda a cadeia de abastecimento até a digitalização de suas operações.
A plenária também trará reflexões sobre como entender a expectativa e perspectiva do novo consumidor e de como o varejo pode explorar todo o potencial das novas tecnologias. Em outro estudo do IBM Institute for Business Value (IBV), o foco foi a geração Z.
A pesquisa global teve amostra de 15.600 pessoas nessa faixa etária, com idades entre 13 e 21 anos, bem como entrevistas com 20 executivos seniores. Uma das conclusões foi que os compradores mais jovens de hoje exercem poder econômico sobre suas famílias e comunidades. As marcas de varejo e produtos de consumo precisam estar atentas e trabalhar ações para engajá-las desde já.
O LATAM Retail Show acontece de 27 a 29 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento abordará temas relevantes, como: evolução do varejo, ecossistema de negócios da China, mercado da cannabis, omnichannel, cultura, liderança, inovação, jornada do consumidor, data analytics, mercado imobiliário, eficiência operacional, shopping center, strip malls, estratégia de distribuição, meios de pagamento, blockchain, big data, entre outros.
* Imagem reprodução