Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Foodservice reinventado: inovação e sustentabilidade na era digital

Cristina Souza de Cristina Souza
20 de agosto de 2024
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Foodservice reinventado: inovação e sustentabilidade na era digital

Na era digital, na qual vivemos, o setor de foodservice passa por uma transformação significativa, impulsionada por inovações tecnológicas e a crescente demanda por práticas sustentáveis. Este artigo explora como a tecnologia está sendo integrada ao foodservice, bem como as iniciativas de sustentabilidade que estão moldando o futuro da indústria.

As potências em digitalização mundial são a “Europa” – mencionada entre aspas porque não há linearidade entre todos os países do bloco -, quase empatado com China e Estados Unidos.

A América Latina só fica à frente do continente africano, porém, está mais de vinte pontos percentuais abaixo do nível de digitalização existente em China e Estados Unidos, por exemplo. Infelizmente, o Brasil ainda não se destaca no bloco de forma consistente. Claro que em grandes capitais essa realidade é diferente, mas não é linear.

A seguir, destaco, na imagem abaixo, os principais movimentos tecnológicos que redesenharam a indústria, distribuição e operação no mercado de alimentação fora do lar do País nos últimos 20 anos.

Quando nos perguntamos quem está utilizando a Inteligência Artificial e de que forma, encontramos exemplos como Ambev, BRF, Nestlé, JBS e Marfrig no setor industrial, além da BidFood na distribuição.

Essas marcas aplicam Inteligência Artificial, principalmente, para otimizar a cadeia de suprimentos e logística, prever a demanda, garantir a rastreabilidade e fazer ativações de marketing junto aos clientes. Ou seja, ser mais eficiente e competitivo é o grande foco da tecnologia, sem deixar de estar mais próximo dos clientes de forma segmentada.

Para os operadores, os principais focos de aplicação da IA estão na previsão de demanda, otimização de estoques, redução de desperdícios, personalização de ofertas e recomendações e personalização de campanhas para melhorar a experiência do cliente. Entre eles, há um equilíbrio maior entre a busca pela eficiência operacional e o foco em vendas. A eficiência operacional é um espelho da gestão e as ativações de marketing são alavancas.

Quem são as redes que estão nessa jornada?

Ou seja, a elite do foodservice com atuação no País. O que reforça a necessidade de democratização ao acesso e conscientização das indústrias médias e pequenas, elos da distribuição independentes e operadores independentes.

Neste momento, um segundo pilar de destaque no setor é a sustentabilidade, que não é mais apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica. As empresas estão investindo em práticas que reduzam o impacto ambiental e promovam a responsabilidade social.

  • Energia renovável: A implementação de usinas solares fotovoltaicas está reduzindo os custos de energia em até 35%;
  • Gestão de resíduos: Iniciativas como a transformação de óleo de fritura em biodiesel estão ajudando a mitigar os impactos ambientais;
  • Embalagens sustentáveis: A inovação em embalagens está focada em reduzir o uso de materiais plásticos e melhorar a reciclabilidade.

Inovação e sustentabilidade caminham juntas. A integração entre tecnologia e sustentabilidade está criando novas oportunidades no foodservice. As empresas que adotam essa abordagem holística estão não apenas melhorando suas operações, mas também conquistando novos consumidores e se destacando no mercado.

A evolução contínua do mindset empresarial é crucial para o sucesso no foodservice. As empresas devem abraçar a tecnologia e a sustentabilidade como pilares centrais de suas estratégias, garantindo relevância e protagonismo em um mercado em constante mudança.

O foodservice está sendo reinventado na era digital, com inovações tecnológicas e práticas sustentáveis liderando o caminho. As empresas que adotam essas mudanças estão bem-posicionadas para liderar a indústria rumo a um futuro mais eficiente e responsável. Vamos juntos avançar nessa direção.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Empresas apoiam campanha do McDia Feliz com venda antecipada de vouchers

Próxima Postagem

Alimentação saudável, CBD e IA são tendências do setor pet

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
pets

Alimentação saudável, CBD e IA são tendências do setor pet

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.