Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

China aumenta participação nas compras do agronegócio brasileiro para 35% em um ano

O principal produto exportado para o mercado chinês no último ano foi a soja em grãos

Redação de Redação
20 de agosto de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
China

A China, principal destino de produtos do agronegócio brasileiro, aumentou a sua participação sobre as exportações de produtos agropecuários do Brasil em um ano. Nos últimos 12 meses, de agosto de 2023 a julho de 2024, a China representou 35% de tudo o que foi enviado pelo agronegócio brasileiro ao exterior, segundo levantamento divulgado pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura.

Em igual período do ano anterior, o país asiático representava uma fatia de 32,8% das vendas externas do agronegócio brasileiro. A receita dos embarques agropecuários brasileiros à China somou US$ 58,60 bilhões em um ano, de um total de US$ 167,41 bilhões reportados pelo setor no período.

Em valor nominal, as exportações de produtos agropecuários à China cresceram 10% em um ano, de US$ 53,29 bilhões para US$ 58,60 bilhões no período acumulado de agosto de 2023 a julho de 2024. Esse incremento foi um dos principais fatores que impulsionaram a alta de 3,2% nas exportações totais do agronegócio brasileiro em um ano.

O principal produto exportado para o mercado chinês no último ano foi a soja em grãos, somando US$ 36,55 bilhões, o equivalente a 62,4% das vendas do agronegócio brasileiro para o país asiático. Em volume, foram 79,35 milhões de toneladas de soja exportadas para a China em 12 meses, aumento de 24,8% em um ano e correspondente a 75,7% do total da oleaginosa brasileira comercializada ao exterior no período.

Atrás da China, os Estados Unidos ocupam o posto de segundo principal destino dos produtos do agronegócio brasileiro nos últimos 12 meses, com exportações de US$ 10,73 bilhões de agosto de 2023 a julho de 2024 (aumento de 6,8% em um ano), equivalente a 6,4% de tudo que foi exportado pelo setor. Na sequência, aparecem os Países Baixos, com 3,1% das exportações do agronegócio brasileiro e US$ 5,23 bilhões em vendas externas no último ano (queda de 7,3%).

Já no acumulado deste ano, de janeiro a julho, a China perdeu participação nas vendas externas de produtos agropecuários do Brasil, representando 34,9% do total ante 36,9% de igual intervalo do ano anterior. A comercialização de produtos do agronegócio para o país asiático recuou 4,5%, para US$ 34,10 bilhões, pressionada sobretudo pela queda de 9% no valor nominal das vendas de soja. Mesmo com a retração, a China manteve a liderança entre os destinos de produtos da agropecuária do País.

Os principais produtos exportados para a China neste ano foram soja em grãos (US$ 24,10 bilhões e 70,7% de participação), carne bovina in natura (US$ 3,05 bilhões e 8,9% de participação), celulose (US$ 2,45 bilhões e 7,2% do total), algodão não cardado nem penteado (US$ 1,17 bilhão e 3,4% do total), carne de frango in natura (US$ 745,44 milhões e 2,2% do total) e açúcar de cana em bruto (US$ 640,39 milhões e 1,9% de participação).

O levantamento foi divulgado em meio às comemorações de 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China. “Nestes 50 anos, tivemos muitas oportunidades comerciais com a China, tanto que ela se tornou nosso maior parceiro. Aqui no Mapa trabalhamos para que tenhamos mais progressos bilaterais econômicos”, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em nota.

Com informações de Estadão Conteúdo (Isadora Duarte).
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Alimentação saudável, CBD e IA são tendências do setor pet

Próxima Postagem

UE revisa tarifas para veículos elétricos importados da China

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra
Economia

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios
Tecnologia

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Economia

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária
Economia

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios
Economia

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
China

UE revisa tarifas para veículos elétricos importados da China

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.