Comemorado em 15 de setembro, o Dia do Cliente movimentou R$ 72,5 milhões entre pequenas e médias empresas digitais do dia 10 a 16 de setembro. O número é superior a 2022, ano em que foi arrecadado R$ 59 milhões. Os dados são de um levantamento realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online.
Os números de pedidos cresceram aproximadamente 23% durante o período, alcançando um total de 294,5 mil. O número reflete as vendas realizadas por e-commerce, sendo 25% geradas a partir das redes sociais. O Instagram é o principal canal, com 90% dos pedidos.
A quantidade de produtos vendidos também aumentou, atingindo 1,3 milhão, 28% superior ao ano passado. Além disso, os lojistas virtuais apostaram em promoções com fretes grátis para a campanha, o que representou cerca de 28% das vendas.
“Os resultados reforçam a importância dos empreendedores aproveitarem períodos promocionais para promoverem produtos ou seu negócio e aumentarem o faturamento. Até mesmo as datas menos conhecidas são oportunidades para divulgações, descontos e ações estratégicas que acabam fidelizando o cliente”, destaca Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop.
Moda foi o segmento líder em vendas, totalizando R$ 26 milhões de faturamento. Saúde & Beleza (R$ 6,5 milhões) e Acessórios (R$ 5 milhões t) também aparecem no ranking. O destaque foi Casa & Jardim, uma das verticais com maior crescimento no período (aproximadamente + 52%).
A preferência entre os meios de pagamento ficou com cartão de crédito (52%). Houve aumento do uso do PIX, que no ano passado representou 23,5% das compras e agora compõe 37,5% do total de pedidos pagos no período.
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