Como crescer o seu negócio de forma previsível e escalável

Startups, pequenos negócios, pequenas redes ou ainda redes de franquias que estão em processo inicial de expansão precisam crescer em números de clientes, de maneira previsível e escalável e, para isso, uma boa estratégia é aplicar o marketing de tração.

O marketing de tração vai além do marketing tradicional. Em sua essência, o marketing serve para identificar e entender as necessidades do consumidor e fazer com que o produto da empresa e o potencial consumidor se encontrem.

No caso do Marketing de Tração, o objetivo é o mesmo. O que muda é que temos à disposição técnicas e ferramentas mais adequadas para realizar esse trabalho. As empresas conseguem monitorar melhor as reações do público que interessa entender o comportamento de consumo e se relacionarem de forma aproximada com esses públicos-alvo.

Para que o negócio ganhe tração, há inúmeros canais e ferramentas digitais que podem ajudar nesse processo. É preciso criar uma estratégia, listar os canais onde os possíveis consumidores possam estar e as mais adequadas ferramentas a serem utilizadas.

Quanto mais informações forem reunidas sobre o consumidor, mais condições de fazer a oferta adequada e, então, conseguir fechar a venda.

Se a empresa atua num negócio B2B, por exemplo, os primeiros grandes contratos fechados podem ser um indicador de tração. Se o alvo é o consumidor final, tração pode significar ter que adquirir milhares de usuários ou clientes.

A tração da empresa deve ser medida por um indicador claro, fácil de ser acompanhado e que aponte sempre para o crescimento.

Veja alguns canais e ferramentas que as empresas podem utilizar para ganhar tração. Aqui a ideia não é escolher um ou outro canal, mas sim fazer uma combinação de ações que devem ser trabalhadas de forma complementar umas às outras, para que o resultado seja mais efetivo:

Por fim, existem várias outras ações que podem ser complementares a essas, o mais importante é ter um objetivo, traçar pequenas metas, e basear a atuação num bom planejamento estratégico, de preferência desenvolvido com o apoio de uma empresa especializada. Mensurar os resultados e fazer correções de rotas sempre que necessário.

 

Nota:

O Grupo BITTENCOURT atua com consultoria voltada para o desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios. As consultorias e os programas especializados envolvem o desenvolvimento e a expansão de negócios em todos os segmentos, com a identificação e implementação da melhor estratégia de canais de vendas e distribuição; formatação e implantação de sistemas de franquias. Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail contato@bcef.com.br

*Imagem reprodução

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