Domino’s Pizza otimiza operações com o uso de IA da Microsoft

Anteriormente, todo o processo e gerenciamento eram realizados por meio de milhares de planilhas

A Domino’s Pizza no Reino Unido e na Irlanda, que em 2022 vendeu mais de 106 milhões de pizzas em mais de 1.300 locais, buscando otimizar o processo diante da alta demanda, emprega o uso de dados e Inteligência Artificial (IA) para automatizar os processos e análises, assegurando a entrega adequada de seus produtos aos clientes. Anteriormente, todo o processo e gerenciamento eram realizados por meio de milhares de planilhas.

A ferramenta foi criada pela Microsoft, que integra o Microsoft Dynamics 365 Supply Chain Management com capacidades de planejamento de demanda, com o objetivo de otimizar a precisão e simplificar as operações diárias da empresa.

“O planejamento de demanda é saber o que nossos consumidores querem antes mesmo deles saberem. Se estamos fazendo nosso trabalho, sabemos que eles vão querer uma pizza na próxima quinta-feira antes mesmo deles decidirem por isso”, afirma Darren O’Keefe, chefe de Inventário da Domino’s Pizza UK & Ireland.

As tarefas de planejamento e previsão para lojas no Reino Unido e na Irlanda são responsabilidade de uma equipe de planejadores de demanda. O planejamento de demanda para os quatro centros de distribuição dependia principalmente de processos manuais – um plano para cada fornecedor e um plano para cada produto, tudo em diferentes abas de planilhas. Presos em um sistema com processos instáveis e não confiáveis.

“Obtemos nossos dados de várias fontes, e grande parte é feita em planilhas, o que pode levar a erros humanos e omissões. É difícil lidar com esse nível de complicação”, destaca Neil Runchman, gerente de Desenvolvimento de Sistemas de Inventário da Domino’s Pizza UK & Ireland.

Gerenciamento de demanda

Gerenciar a quantidade de pedidos e os recursos necessários para atender à demanda do cliente requer uma orquestração sólida de fornecimento, prevendo também a alta demanda diante de fatores imprevistos. Esses eventos externos podem impactar como e quando os consumidores fazem pedidos, e as lojas individuais nem sempre estão preparadas. Isso significa que os planejadores de inventário da Domino’s, que vinham lidando com um grande volume de planilhas, precisam entender e executar nos níveis mais altos de previsão, planejando essencialmente de forma manual para esses mais de 1.300 locais onde a empresa atende.

“Queremos trabalhar com parceiros que estejam vendo o que está mudando na economia e como a tecnologia pode ajudar empresas como a nossa a lidar com a mudança”, ressalta Neha Batra, chefe de Soluções Empresariais da companhia.

Os planejadores de inventário demonstraram precisão em seu planejamento de demanda. No entanto, a Domino’s, posicionando-se como uma empresa digital, reconheceu a necessidade de estabelecer um ecossistema integrado e automatizado, visando uma única fonte de verdade. A empresa buscava desenvolver uma estratégia para antecipar a demanda, agilizar as decisões baseadas em dados e simplificar operações, assegurando que os clientes recebam pizzas quentes e frescas conforme suas preferências de tempo e local.

“Não nos tornamos vítimas de tecnologia na moda, mas sim ouvimos nossos clientes e partes interessadas internas para entender seus objetivos e visões”, explica Sody Kahlon, diretor de Informação e Tecnologia da empresa.

Com o uso da IA da Microsoft, a empresa pode desenvolver e aprovar planos em horas, além de funcionalidades para antecipar a demanda, minimizar o desperdício de alimentos e administrar suas instalações. Usando aprendizado de máquina, o Dynamics 365 com capacidades de planejamento de demanda prevê a demanda, identificando tendências que a Domino’s não identificava. A empresa já experimentou uma melhoria de 72% na precisão usando as capacidades de planejamento de demanda.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist