fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Portal Revista Exame: "Para onde os millenials forem, o mercado vai atrás"

Redação de Redação
14 de julho de 2015
no Artigos, Destaque do dia
0

Tem mais um artigo do diretor-geral da GS&MD Gouvêa de Souza, Marcos Gouvêa de Souza, no portal da Revista Exame.com. Aqui, ele faz uma análise sobre a geração dos consumidores nascidos entre 1980 e 1999, conhecida como a “Geração Y” ou, os millenials:

Nos Estados Unidos eles são 80 milhões, representam um quarto de toda a população, com um poder de compra equivalente a US$ 200 bilhões. Essa geração se tornou a mais estudada, quando comparada com todas as anteriores, pois seu comportamento, atitudes e preferências vão determinar o novo desenho do consumo e do mercado.

Os millenials, também conhecidos como “Geração Y”, incluem todos os nascidos no período de 1980 a 1999 e, portanto, têm hoje entre 16 e 35 anos e, na sequência do comportamento característico das gerações, sucedem a geração X e serão seguidos pela geração Z.

Esse grupo tem comportamentos bem definidos, onde alguns aspectos se destacam, especialmente os de serem a primeira geração tipicamente “multitarefa” (assim entendida a capacidade particular de se dedicarem a várias atividades ao mesmo tempo, usualmente envolvendo também várias telas de seus diferentes equipamentos).

Eles conseguem estudar, ouvir música, teclar seus smartphones e, ao mesmo tempo, folhear revistas ou ter a televisão ligada, lançando um olhar de vez em quando, acompanhando o que acontece.

Porém, sua fonte primária de conexão entre eles e o resto do mundo se faz prioritariamente pelos celulares e, cada vez mais, através dos smartphones, razão pela qual as empresas, marcas, produtos e lojas que não ofereçam a opção de sites especialmente desenvolvidos para as pequenas telas são cada vez mais discriminadas.

Um estudo recente da Forbes, nos EUA, mostrou que mais da metade deles baixou um aplicativo de compras via mobile e é crescente a preferência pelo uso dessa alternativa, já superando o uso do desktop.

Eles se bastam

Um dos aspectos mais marcantes do comportamento emergente dessa geração é o profundo vínculo que criam entre si, em grande parte pela troca constante, e quase angustiante, de mensagens em busca de permanente conexão e alinhamento com os valores, atitudes e preferências de seus grupos de referência.

Na hora da compra, a principal opinião é aquela que vem dos amigos que podem ser conectados via celular e com o produto alvo sendo fotografado para receber avaliação dos demais. Por essa razão, em provadores já podem ser encontradas alternativas que permitem fotografar e compartilhar o produto ou marca considerado para receber a avaliação dos demais.

Para eles, tão ou mais importante do que a mensagem oficial que recebem das companhas promocionais ou publicitárias, é o endosso de um outro millenial, para quem está sempre atento ao o que é avaliado e por quem, para ajudar em sua decisão – é o que realmente pode definir sua preferência.

Para eles, produto, marca ou loja que não abrem espaço para a manifestação aberta de seus consumidores, merecem cautela em sua consideração, pois isso é parte importante na formação de seu mapa perceptual.

Os millenials e a omniera

Os millenials formam a essência do comportamento dos consumidores emergentes no contexto da “omniera”. Ao mesmo tempo que formam um núcleo mais multicanal em seus hábitos de consumo, eles são estudados, monitorados, pesquisados, avaliados por todo o arsenal disponível para conhecer seus hábitos, preferências e opções que possam ser usados para antecipar comportamentos, melhorando a experiência de compra e, ao mesmo tempo, buscando também aumentar os resultados das empresas.

Ao menos é isso que se imagina que irá acontecer, pois, no momento atual, de briga aberta em todos os mercados pela conquista desses consumidores e seu poder aquisitivo, o que se tem visto é muita venda e receita e muito pouco resultado. A Amazon que o diga, assim como muitos players do segmento digital também no Brasil.

Como o mais digital e conectado consumidor, os millenials desenham o futuro do mercado, do consumo e do varejo e criam a mais desafiadora perspectiva no redesenho das lojas, buscando conciliar experiência, serviços, relacionamento, orientação e interação, integrando diferentes canais de vendas dentro do ponto de venda físico.

A loja que vai emergir desse cenário terá o desafio de satisfazer os millenials, consumidores cada vez mais satisfeitos, empoderados com seus celulares multiconectados em constante atualização, avaliando o valor percebido em tempo real e, permanentemente, comparando opiniões e informações que possam assegurar sua mais ampla satisfação.

Isso deverá significar, na maioria das vezes, vendas com pressão de margem, pois a conexão permanente endereça compras para serem feitas onde os preços são menores e a satisfação maior.

Eis o enigma maior que os millenials estão gerando: “decifra-me ou te devoro”.

Confira outros artigos no blog Mercado & Consumo, no portal da Revista Exame, clicando aqui.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: artigoconsumidorconsumidoresgeração Ymercado & consumoMercado e Consumomillenials
Postagem anterior

A busca pelo aumento da produtividade nos pontos de vendas

Próxima Postagem

Existe um limite para a taxa de royalties de uma franquia?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Centauro
Destaque do dia

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021
Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta
Destaque do dia

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice
Artigos

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento
Destaque do dia

Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

26 de fevereiro de 2021
PicPay
Destaque do dia

Com crédito pessoal, PicPay se consolida como marketplace financeiro no País

26 de fevereiro de 2021
Anatel aprova edital do leilão do 5G, que promete maior consumo de vídeos, jogos e Realidade Virtual
Destaque do dia

Anatel aprova edital do leilão do 5G, que promete maior consumo de vídeos, jogos e Realidade Virtual

26 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem

Existe um limite para a taxa de royalties de uma franquia?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular

Méliuz fecha compra do controle da plataforma Picodi.com por R$ 120 mi

27 de fevereiro de 2021
Centauro

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021
Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

26 de fevereiro de 2021
Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto:
    A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso. AceitarPolítica de Privacidade.