fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Quanto vale sua ideia? Descubra os 6 passos para decolar sua start up

Redação de Redação
3 de agosto de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Startup
Tempo de leitura:3 mins read
0

Em maio de 1925, o apartamento número 400 do então prestigiado Hotel Glória, no Rio de Janeiro, recebeu um ilustre hóspede: Albert Einstein.

Reza a lenda que ele foi ciceroneado pelo jornalista brasileiro Austregésilo de Athayde. Reza ainda a lenda que o jornalista carregava um caderninho onde sempre anotava algo. Em um momento, Einstein perguntou o que ele tanto anotava ali. Austregésilo respondeu com outra pergunta: “Toda vez que tenho uma boa ideia eu anoto aqui. Você não faz isso?”

Einstein, então, respondeu simploriamente : “Não! Até hoje eu só tive UMA boa ideia!”

Poucos de vocês sequer ouviram falar do Austregésilo de Athayde, mas garanto que todos sabem quem foi Albert Einstein e já mentalizaram sua famosa foto com a língua de fora ou sua formula consagrada: E=mC2 .

Traduzindo para as startups: sua ideia, por si só, não vale nada. Por melhor que ela seja, por mais disruptiva que seja, vale zero!

Os reais empreendedores entenderão o parágrafo acima, não como razão para desistir, mas como incentivo para trabalhar ainda mais na sua ideia.

startup_

 

PASSO 1 – Estruture sua ideia

Como ela pode se tornar um produto/serviço com potencial de escalar? Qual o mercado-alvo? Ele é grande o suficiente ou possui bom potencial de expansão? Você tem um esboço de como fazer dinheiro com este produto/serviço? Tem um time, mesmo que vagamente estruturado?

Então você já está no estágio de “IDEATION”, onde começam todas as startups.

PASSO 2 – Mínimo Projeto Viável

Identifique o time para por sua ideia em prática, tenha objetivos financeiros claros para os próximos dois ou três anos e comece a desenvolver o seu MVP (da sigla em inglês para o Mínimo Projeto Viável). Estes são os pontos principais que colocarão você e sua startup no estágio de “CONCEPTING”.

Os principais cuidados que você deve ter nesta fase são garantir que o time seja bem equilibrado (possua conhecimento de tecnologia, vendas, mercado, etc.) e ao mesmo tempo seja bem enxuto; e ter em mente que é nesta fase que você começa a investir dinheiro e entra no “vale da morte” das startups.

PASSO 3 – Comprometimento

Time bem balanceado e 100% comprometido com o empreendimento, com capacitações e conhecimento complementares. Seu MVP finalizado e o contrato social da empresa concluído, com um esboço do uso de caixa (onde , quando e como), já te colocam no estágio de

“COMMITMENT”.

PASSO 4 – Validação pelo mercado (ou momento crítico)

O estágio seguinte é crítico: “VALIDATION”. Para chegar aqui, você tem que ter o seu MVP e testar o produto/serviço no mercado. Projeto-piloto ou clientes pagando por sua solução são chaves para atrair investimentos.

PASSO 5 – Crescimento sustentável

O estágio de “SCALLING”, no qual você tem que demonstrar um crescimento sustentável e lucrative, é mais um divisor de águas na vida de uma startup. A capacidade de gerar essa tração no mercado e ampliar, não só a receita, mas também a carteira de clients, é crucial para continuar atraindo os investimentos que vão alimentar ainda mais seu cresimento.

PASSO 6 – Rumo ao sucesso

Sair deste estágio de forma bem sucedida é sair do “vale da morte” e entrar no estágio de “ESTABLISHMENT” onde voce deixará de ser considerado uma start up e será uma empresa estabelecida.

Parabéns. Sua ideia foi promovida de Austregésilo a Einstein!

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

No Street 444 reúne hamburgueria premium a serviços como barbearia, tatoo e espaço para cuidar da moto

Próxima Postagem

Expectativa no DiamondMall é que consumidores gastem mais no inverno

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Novo Centro de Distribuição da Decathlon
Destaque do dia

Decathlon inaugura Centro de Distribuição com foco nos colaboradores

9 de abril de 2021
Engajamento não é só sobre clientes
Artigos

Engajamento não é só sobre clientes

9 de abril de 2021
Nova unidade da Capodarte em Sinop, inaugurada em março
Destaque do dia

Dono de Capodarte e Dumond prevê abrir 15 novas lojas em 2021

9 de abril de 2021
Loja Integrada
Destaque do dia

PagSeguro PagBank fecha parceria com Loja Integrada para criação de loja virtual

9 de abril de 2021
Luiza Helena Trajano
Destaque do dia

Unidos Pela Vacina quer farmácias como extensão do SUS

8 de abril de 2021
Shopping Cidade de São Paulo
Destaque do dia

Shopping Cidade São Paulo lança serviço de personal shopper pelo Whatsapp

8 de abril de 2021
Próxima Postagem

Expectativa no DiamondMall é que consumidores gastem mais no inverno

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Economistas veem defasagens em dados de emprego do IBGE

10 de abril de 2021
Interferência do governo na Petrobras pode resultar em processo na CVM

Petrobras reformula site de Relações com Investidores e destaca ESG

10 de abril de 2021
fleury-alphaville

Grupo Fleury anuncia compra 66,7% da Vita por R$ 136,8 milhões

10 de abril de 2021
Universidade Metodista

Grupo Educação Metodista se prepara para pedir recuperação judicial

10 de abril de 2021
Governo atualiza e simplifica regras do IPI

Governo atualiza e simplifica regras do IPI

9 de abril de 2021
Shopping Ilha Plaza retoma atividades no Rio

Shopping Ilha Plaza retoma atividades no Rio

9 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: