TECNOERA Desenvolver o que está dando certo é o foco para melhores resultados

Quem estava aguardando grandes novidades da NRF 2018 acabou se decepcionando. A grande tendência demonstrada no evento foi desenvolver o que já está dando certo. Para se ter uma ideia de dimensão, na parte de exposição da feira, era possível ver muitos stands falando de tecnologia RFID e Analytics.

Enquanto estávamos esperando ver soluções que já trouxessem uma fórmula de uso mais avançado do BIG DATA, continuamos a ver soluções de captação dos dados. Certamente, mostraram avanços nas integrações, relatórios e entrega desses dados, mas ainda não surgiram soluções consistentes (nem IBM ou Microsoft) que consigam entregar soluções preditivas para o uso dessas informações.

Das grandes empresas, a Intel foi a que apresentou uma solução mais próxima a isso, com sua solução Responsive Retail. Onde o conceito básico é mapear o comportamento dos consumidores dentro da loja e criar um simulador de tomada de decisão.

Duas grandes tendências que apareceram na feira foram usar os recursos que já apresentam resultados consistentes no mercado, e desenvolver esses recursos através de laboratórios ou investimentos em startups que apresentam rápido índice de retorno, aperfeiçoando o que já está comprovado.

Um bom exemplo desse desenvolvimento é a questão das etiquetas eletrônicas. Elas já estavam aparecendo como boa solução para minimizar os impactos operacionais dentro do varejo tradicional. Nessa linha, as soluções se dividiram em cinco novos pontos de desenvolvimento:

Assim, o que tiramos de consistente desse processo é que estamos em “tempo de colheita”. O varejo mundial, mas principalmente o brasileiro, passou por um período conturbado e de grandes dificuldades. Precisamos aproveitar tudo que plantamos nesse período.

 

Sair da versão mobile