Como o design materializa a experiência no ponto de venda também foi destaque no Retail Trends

Manoel Alves Lima, CEO da FAL Design Estratégico para o Varejo, falou sobre como o design materializa as experiências no ponto de venda

Durante o Retail Trends pós NRF, que aconteceu nesta quarta-feira, 7, no Expo Center Norte, em São Paulo, o arquiteto falou sobre como mudou a relação entre consumidores e as marcas de varejo.

Ele ressaltou a importância de transformar a loja em um ponto de comunicação e que cumpra uma função didática, já que o consumidor cada vez mais espera que a loja ensine como usar a última tendência de moda ou o eletrônico mais novo. “O que nós, consumidores, queremos encontrar em uma loja é experiência e encantamento”, destacou.

Manoel Alves Lima lembrou que o consumidor cada vez mais tem a oportunidade de comprar tanto na loja vizinha quanto direto da China. Assim,  “as marcas precisam entregar cada vez mais propósito, e o design é a ponta que vai materializar tudo isso  no ponto de venda”.

Camila Salek, sócia-diretora da Vimer Visual Merchandising, falou sobre a necessidade dos varejistas mudarem o modo de pensar seus negócios. “Vimos que estamos vivendo tempos voláteis e o varejo precisa ser mais modular, mais versátil, para estar preparado para mudanças sazonais”.

Por conta disso, ela elencou como um dos conceitos que irá nortear o varejo a necessidade de trabalhar com parcerias estratégicas e inteligentes para entregar soluções para o consumidor e não simplesmente vender um produto.

Mas para entregar uma solução, Camila chama a atenção para a necessidade de realmente entender o estilo de vida “real” do seu cliente.

“Mas não um Life Style banalizado, idealizado, mas real, para entender que tipo de produto oferecer para preencher essa lacuna”, explica.

Essa é a base do Platform Thinking, ou uma forma de pensar o negócio como plataforma.

E citou alguns cases interessantes e que foram destaque na NRF, como o Museu do Sorvete, uma instalação itinerante e que foi pensada para criar conexões com as pessoas e que também vende sorvetes.

Além da Brandless, uma marca que como o próprio nome diz, abriu mão de marcas em troca de um relacionamento transparente com seus consumidores, vendendo produtos de qualidade a três dólares, e  planos de assinatura.

Sem falar na caixinha de assinatura com produtos para pets da Bark box, que entende a necessidade dos amantes de cachorros!

Próximas edições Retail Trends GS&MD:

Porto Alegre

Data: 21 de fevereiro de 2018

Horário: 14h às 18 horas

Endereço: Teatro Unisinos – Av. Dr. Nilo Peçanha, 1640 – bairro Boa Vista – Porto Alegre

 

Salvador

Data: 28 de fevereiro de 2018

Horário: 9h às 12h30

Endereço: Casa do Comércio– Av. Tancredo Neves, 1109 – bairro Pituba – Salvador

Redação

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