fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Está faltando propósito ao e-commerce

Redação de Redação
7 de março de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Ecommerce
0
Está faltando propósito ao e-commerce

Como vimos nos últimos anos na NRF, as empresas que mostram propósito genuíno têm mais capacidade de serem admiradas pelos consumidores e assim terem sucesso. Usando uma citação do material gerado por Luiz Alberto Marinho e Lyana Bittencourt, “possuir proposito é bem mais do que simplesmente abraçar causas sociais ou fazer campanhas beneficentes. Significa ter clareza sobre a razão de seu negócio existir”.

Olhando para nossa realidade atual, encontramos raríssimos casos de empresas que têm claro seu propósito, contudo, no mundo off-line ainda conseguimos encontrar alguns casos. Já no mundo online essa tarefa se torna praticamente impossível. O e-commerce se tornou a grande Meca do empreendedorismo nacional, porém, esses novos empresários fazem isso como meio de subsistência e não com uma estratégia bem elaborada.

Mas como comprovar essa teoria? Em diversas pesquisas que já divulgamos em outros textos, temos claro que o que nosso consumidor está buscando em suas compras online é preço e conveniência. Os e-commerces pequenos e médios, sem ter força comercial para brigar nessas duas vertentes, iniciaram um movimento rápido e robusto em direção aos markets places, onde não teriam mais que se preocupar com diversos pontos de gestão do seu negócio e focar em negociação comercial.

Olhando de modo simplório, essa estratégia pode parecer bastante correta. Entretanto, o que de fato ocorreu foi uma grande comoditização do mercado digital brasileiro. Isso também ocorre fora do Brasil, onde as lojas virtuais vendem os mesmos produtos, sem nenhum grau de diferenciação, concorrem entre si sendo forçadas a entrar em uma briga feroz de preço. Ou seja, se antes, quando se tinha conveniência e preço, já era muito difícil competir nesse mercado, pode-se imaginar agora, que a única arma de diferenciação é o valor oferecido.

Duas verdades que se pode tirar desse momento são: primeiro, o fast mover não tem vantagem alguma, assim, estão todos no mesmo barco.  E dois, esse é um caminho sem volta. Dessa forma, como os e-commerces médios e pequenos podem competir nesse mercado, sem ver suas vendas migrarem para lojas maiores e que podem oferecer preços mais competitivos?

A Amaro conseguiu achar uma saída bastante inteligente. Ao invés de investir fortemente nos Marketplaces, abriu guides shops onde os clientes podem tangenciar os produtos que estão comprando, mesmo sem levar para casa nesse momento. Mas, ainda assim, não fica claro para mim qual é o propósito de marca.

Para não ficarmos achando que propósito é apenas uma questão social, como dito no início do texto, gosto sempre de comparar as duas maiores operações de venda de vinhos pela internet. A Wine e a Evino. A segunda não abre os números para o mercado, mas estima-se que em 5 anos ela já represente por volta de 70% do faturamento da primeira. Mas qual o propósito? Com um mix completamente diferenciado e destinado a todo tipo de público, fico com a impressão que o propósito da Evino é democratizar o acesso a uma bebida que, até então, poucas pessoas tinham acesso.

Certamente, isso foi bastante defendido pelos vultosos investimentos de marketing que a Evino faz, porém, se não tivesse um propósito claro, esses resultados se perderiam em uma baciada de lojas de vinhos que encontramos nos diversos marketplaces que existem por ai.

*Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

78% dos brasileiros que possuem smartphone preferem comprar por aplicativo

Próxima Postagem

Pringles e Chilli Beans lançam promoção para o verão

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Parceria entre Saraiva e 99: desconto para retirada de produtos em loja
Destaque do dia

Credores da Saraiva aprovam aditamento ao plano de recuperação judicial

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil
Artigos

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
A regra é a mudança: caso da capital paulista
Artigos

A regra é a mudança: caso da capital paulista

1 de março de 2021
AliExpress freta quatro voos semanais para o Brasil e promete entregas em 10 dias
Destaque do dia

Lojistas que usam plataforma Nuvemshop podem vender produtos do AliExpress

1 de março de 2021
Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos
Destaque do dia

Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

1 de março de 2021
Primeira a se instalar no Brasil, Ford anuncia fechamento de fábricas no País
Destaque do dia

Ford vai fechar 160 concessionárias e terá de brigar pelas lojas que vão restar

28 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Pringles e Chilli Beans lançam promoção para o verão

Pringles e Chilli Beans lançam promoção para o verão

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

SP autua 286 estabelecimentos no primeiro final de semana do toque de restrição

SP autua 286 estabelecimentos no primeiro final de semana do toque de restrição

1 de março de 2021
Com pandemia de Covid-19, varejo elimina 75,2 mil lojas

Com pandemia de Covid-19, varejo elimina 75,2 mil lojas

1 de março de 2021
Litro da gasolina fica acima de R$ 5 pela primeira vez na média nacional

Petrobras faz 5º reajuste no ano e alinha gasolina e diesel a preço internacional

1 de março de 2021
Parceria entre Saraiva e 99: desconto para retirada de produtos em loja

Credores da Saraiva aprovam aditamento ao plano de recuperação judicial

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
A regra é a mudança: caso da capital paulista

A regra é a mudança: caso da capital paulista

1 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: