fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O varejo chinês entre nós

Marcos Hirai de Marcos Hirai
5 de julho de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Pontos Comerciais
0
O varejo chinês entre nós

A China sempre foi conhecida como a terra das bugigangas e das cópias. Investimentos maciços do governo chinês tentam reverter esta história. A nova China pretende ser cada vez mais sustentável, líder em pesquisas e investimentos em tecnologia de ponta, como nanotecnologia, inteligência artificial, drones, energia solar, energia eólica, carros elétricos, autônomos entre outras inovações que poderão surgir nos próximos anos. Fala-se muito também do quase onipresente site de comércio eletrônico Alibaba, que está quase se tornando o maior varejista de produtos e serviços para o mercado chinês. Muito em breve, 6 em cada 10 produtos vendidos por lá serão gerados pela plataforma.

Mas um exemplo de como ainda é difícil mudar a imagem que uma nação representa no imaginário popular é a percepção que os consumidores ainda têm dos automóveis chineses. Os preços são convidativos, mas muita gente não os compra, pois possuem receio quanto à durabilidade, segurança e aspectos técnicos.  Na dúvida, preferem apostar numa marca tradicional e mais “confiável”.

Quando se fala em varejo, a primeira remessa de lembrança é dos badulaques baratos chineses compradas na Rua 25 de Março em São Paulo ou no Saara no Rio de Janeiro. Produtos sem qualidade, e cópias ruins.

Mas agora a invasão é outra. Primeiramente veio a japonesa Daiso, a maior rede de lojas de preço único do mundo (que aqui no Brasil oferece produtos a partir de R$ 7,99) que obtém enorme sucesso com produtos baratos e de qualidade. Já possui 40 filiais por aqui.

No ano passado estreou a primeira rede de varejo chinesa no Brasil. A Miniso chegou com grande estardalhaço, anunciando a abertura de 1000 lojas nos próximos 5 anos. Os números da rede impressionam. Fundada em 2014, a marca tem mais de 2.000 lojas em mais de 50 países, incluindo uma filial em Pyongyang, capital da Coréia do Norte, além de Estados Unidos, Canadá, Coreia, China, Dubai, Austrália, México e Alemanha – além do Brasil. Apesar de se declarar japonesa, na verdade, ela utiliza o design japonês e até a semelhança de identidade visual das redes japonesas Uniqlo e Muji. Mas a sua sede mundial e a produção dos produtos estão, em sua maioria, na China. Já abriu 20 lojas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e, recentemente, anunciou um projeto de franquias bastante ambicioso: abrir mais 100 novas lojas no Brasil até o final de 2018.

Nesta onda, uma nova varejista chinesa planeja abrir lojas este ano, iniciando por São Paulo. A ainda desconhecida UNISO, que tem mais de 500 filiais na China e na Índia, promete abrir 10 lojas por aqui nos próximos meses. Com planos igualmente ambiciosos. O curioso é que a Uniso tem um logotipo muito parecido com a Miniso. É China copiando China. A invasão está apenas começando e você ainda vai comprar numa delas.

*Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Postagem anterior

Estrela lança marca de maquiagem e acessórios Estrela Beauty

Próxima Postagem

Lojistas esperam vendas de inverno iguais às de 2017

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionada Posts

Magalu, Delivery Center e Dengo ganham prêmio internacional de inovação no varejo
Destaque do dia

Magalu, Delivery Center e Dengo ganham prêmio internacional de inovação no varejo

18 de janeiro de 2021
Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia
Artigos

Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia

18 de janeiro de 2021
Abrasce lança guia com orientações sobre direito digital para shopping centers
Destaque do dia

Abrasce lança guia com orientações sobre direito digital para shopping centers

18 de janeiro de 2021
NRF 2021: Maior evento mundial do varejo entra, amanhã, na segunda semana
Destaque do dia

NRF 2021: Maior evento mundial do varejo entra, amanhã, na segunda semana

18 de janeiro de 2021
NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China
Destaque do dia

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

15 de janeiro de 2021
A tecnologia que gera humanidade
Artigos

A tecnologia que gera humanidade

15 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Lojistas esperam vendas de inverno iguais às de 2017

Lojistas esperam vendas de inverno iguais às de 2017

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Estados devem começar vacinação contra a Covid-19 ainda hoje, afirma ministro

Estados devem começar vacinação contra a Covid-19 ainda hoje, afirma ministro

18 de janeiro de 2021
Magalu, Delivery Center e Dengo ganham prêmio internacional de inovação no varejo

Magalu, Delivery Center e Dengo ganham prêmio internacional de inovação no varejo

18 de janeiro de 2021
Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia

Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia

18 de janeiro de 2021
AD Shopping anuncia lançamento de plataforma para locação de áreas comerciais

AD Shopping anuncia lançamento de plataforma para locação de áreas comerciais

18 de janeiro de 2021
Abrasce lança guia com orientações sobre direito digital para shopping centers

Abrasce lança guia com orientações sobre direito digital para shopping centers

18 de janeiro de 2021
NRF 2021: Maior evento mundial do varejo entra, amanhã, na segunda semana

NRF 2021: Maior evento mundial do varejo entra, amanhã, na segunda semana

18 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: