fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os ecossistemas como protagonistas das marcas mais valiosas do mundo

Caio Camargo de Caio Camargo
26 de junho de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Startup
0
Os ecossistemas como protagonistas das marcas mais valiosas do mundo

Um relatório lançado pela WPP e Kantar apontou a Amazon como a marca mais valiosa do mundo, com valor estimado em mais de US$ 315 bilhões. O “Ranking BrandZ das 100 marcas globais mais valiosas de 2019” apontou algumas transformações importantes que estamos hoje assistindo no mercado de forma geral.

O primeiro ponto é que se em rankings anteriores empresas como Coca-Cola, McDonald’s, Disney, entre outras, eram figuras presentes, há hoje um novo cenário. Essas marcas têm perdido cada vez mais protagonismo para as que estão evoluindo a partir de empresas de tecnologia, se transformando no que chamamos de ecossistemas.

Entre as dez mais estão empresas como Apple e Google, que figuram como 2ª e 3ª mais bem colocadas no ranking, além das chinesas Tencent e Alibaba, por exemplo.

Não que não haja crescimento em marcas mais tradicionais, mais focadas em produtos e serviços específicos, mas é surpreendente o crescimento que as empresas que conseguiram expandir seus horizontes conquistaram. A principal conquista dessas marcas é terem conseguido se tornar presentes, e, por vezes, até essenciais no dia a dia de seus consumidores.

Um americano que decida usufruir do ecossistema da Amazon pode realizar uma série de tarefas ao longo do dia com algum ponto de contato com a marca. Da hora que acorda, usando um despertador Echo Dot, ao caminho para o trabalho, onde pode ler um livro, assistir um vídeo ou escutar uma música nas plataformas da marca, usar aplicativos para um dia de trabalho em um tablet da linha Fire, lembrar de comprar algo e pedir para o assistente de voz não somente comprar, como mandar entregar em casa, ou se preferir, ir até uma unidade do Whole Foods e fazer as compras que deseja pessoalmente.

O dia de um chinês que utiliza as comodidades de um sistema do Alibaba pode não somente ser trazer opções similares, como ser utilizado como meio de pagamento para quase tudo, inclusive serviços públicos, como ônibus e trens, ou usado como meio de identificação.

Há cerca de dois ou três anos, comentei em um artigo que talvez o próximo passo do tal do Omnichannel seria algo maior do que os limites da marca, analisando os primeiros passos que essas empresas estavam dando no mercado. Na época, chamei o conceito de Omnibrand, ou Onimarca, em um conceito melhor traduzido ao nosso idioma, em marcas que se tornariam, tal como hoje, onipresentes na vida do consumidor.

É um novo começo, uma nova era para as marcas, sem nenhuma dúvida. O desafio é como as empresas mais tradicionais irão se comportar nesse mercado. Se vão buscar, enquanto ainda tem poder de manobra, um novo posicionamento, ou se vão placidamente assistir os próximos capítulos.

Há espaço para todos, mas para as marcas que desejam permanecer em patamares maiores, ou atingir grandes ambições, acredito que é necessário um novo mindset.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: amazonaplicativosappleconsumidorconveiniênciaecossistemas de negóciosgoogleintegraçãomarcasmarcas tradicionaismobileomnibrandomnichannelplataformasProdutoserviçostecnologiavalor de mercado
Postagem anterior

Alimentação plant based é voltada para quem consome carne

Próxima Postagem

Conveniência e estilo de vida estimulam o crescimento do delivery

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é diretor comercial da Linx, uma das maiores empresas de tecnologia do País. Com mais de 20 milhões de leitores e dezenas de milhares de seguidores nas principais redes sociais, é uma das principais referências do mercado quando se trata de vender mais e melhor. É autor do livro "Arroz, Feijão & Varejo", um dos mais vendidos livros sobre o varejo brasileiro desde seu lançamento.

Relacionada Posts

Alessandra Morrison
Destaque do dia

Da indústria ao varejo, empresas destacam campanhas por equidade no Dia da Mulher

8 de março de 2021
Quem ganha na pandemia é o varejo de valor
Artigos

Quem ganha na pandemia é o varejo de valor

8 de março de 2021
Disney vai fechar 30% das lojas na América do Norte e investir no varejo online
Destaque do dia

Disney vai fechar 30% das lojas na América do Norte e investir no varejo online

8 de março de 2021
Projeto do iFood com bicicletas elétricas alcança o dobro de cadastros esperados
Destaque do dia

Projeto do iFood com bicicletas elétricas alcança o dobro de cadastros esperados

8 de março de 2021
BR Malls tem metade dos seus shoppings fechados no País
Destaque do dia

BR Malls tem metade dos seus shoppings fechados no País

7 de março de 2021
Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping
Destaque do dia

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021
Próxima Postagem
Conveniência e estilo de vida estimulam o crescimento do delivery

Conveniência e estilo de vida estimulam o crescimento do delivery

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Consórcio Magalu oferece preços especiais aos clientes no mês de aniversário

Magazine Luiza lucra R$ 219,5 milhões no 4º trimestre; alta de 30,6%

8 de março de 2021

BNDES aprova limite de crédito de R$ 304,4 milhões para a Tramontina

8 de março de 2021
Eletrobras confirma que recebeu ofício do MME sobre edição da MP da privatização

Bolsonaro: dei carta branca para Bento Albuquerque sugerir nomes para Eletrobras

8 de março de 2021
Nova alta para gasolina e diesel reduzem, mas não eliminam defasagem, diz Abicom

Nova alta para gasolina e diesel reduzem, mas não eliminam defasagem, diz Abicom

8 de março de 2021
Pão de Açúcar firma acordo com startup para comercialização de kits gastronômicos

Rappi volta a fazer entregas da gigante do varejo alimentar Pão de Açúcar pelo app

8 de março de 2021
Petrobras anuncia mais um aumento nos preços do diesel e da gasolina

Petrobras anuncia mais um aumento nos preços do diesel e da gasolina

8 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: