Alipay cresce na Europa auxiliando os turistas chineses

A chocolateria boutique portuguesa Arcádia tem a tradição como o centro de seu negócio. A empresa familiar produz artesanalmente línguas de gato da mesma forma há quase 90 anos. Mas, quando se trata de pagamento, a Arcádia adotou uma abordagem totalmente moderna.

A loja principal no centro da cidade do Porto se tornou a primeira loja em Portugal a aceitar o Alipay, a plataforma chinesa de pagamento móvel com aproximadamente 900 milhões de usuários. Como Francisco Bastos, administrador da Arcádia, explicou: “Nós queremos estar na vanguarda e acompanhar as mudanças de hábitos dos consumidores”. Na prática, isso significa atender aos mais de 260 mil turistas chineses que visitam o país da Europa Ocidental a cada ano.

Independentemente do tamanho de uma marca ou empresa, a tendência de aceitar o Alipay está ganhando velocidade em toda a Europa. Com 180 milhões de viajantes chineses previstos para fazer viagens para o exterior em 2019, os benefícios do alinhamento com os consumidores chineses nunca foram tão grandes.

Embora a oferta de uma experiência favorável à China seja importante em termos de sensibilidade cultural e linguística, proporcionar a máxima conveniência no ponto de venda também é essencial.

Durante anos, os viajantes chineses foram prejudicados pelas taxas de câmbio desfavoráveis ​​e pelo número limitado de comerciantes que aceitavam o UnionPay, principal emissora de cartões de crédito da China. A situação ajudou a desenvolver a imagem dos turistas chineses carregando pacotes de dinheiro, mas hoje isso está mudando e, graças ao fato de que as transações no exterior com Alipay nunca foram tão simples.

A gigante dos pagamentos digitais lançou recentemente duas novas iniciativas importantes em cooperação com os seus parceiros europeus, de modo a dar tranquilidade aos viajantes chineses e reduzir a necessidade de sacar pilhas de dinheiro.

No início de junho, a Alipay anunciou uma colaboração com seis serviços europeus de carteira móvel. O objetivo é estabelecer um QR code “unificado” que permita que os usuários do Alipay façam pagamentos em qualquer local que já aceite um dos serviços de pagamento. Depois de totalmente implementado, os viajantes chineses poderão efetuar pagamentos usando o Alipay em uma rede de 190.000 comerciantes em 10 países europeus. O plano é expandir gradualmente o programa para incluir mais mercados.

Além de ajudar o consumidor, a nova iniciativa é um grande impulso para os varejistas. O QR code unificado significará que os comerciantes poderão lidar com qualquer cliente chinês que queira pagar com o Alipay, desde que ele já aceite uma das seis carteiras digitais europeias.

Eric Jing, Chairman e CEO da Ant Financial, considerou a colaboração como um desenvolvimento importante: “nos sentimos honrados em ajudar a promover um estilo de vida inteligente e experiências digitais na Europa, enquanto continuamos conectando mais comerciantes com mais turistas chineses”, disse Jing.

As carteiras digitais europeias parceiras do Alipay no projeto são: Bluecode (Áustria), ePassi (Finlândia), momo Pocket (Espanha), Pagaqui (Portugal), Pivo (Finlândia) e Vipps (Noruega). O Alipay já atende cerca de 1 bilhão de clientes com um programa semelhante em parceria com provedores de pagamento locais na Ásia.

Isto ocorre no momento em que está acontecendo uma maior adoção do pagamento digital em toda a Europa. Uma pesquisa recente da Nielsen revelou que 69% dos viajantes chineses usaram seus celulares para fazer pagamentos durante viagens ao exterior em 2018. Segundo o relatório, os pagamentos móveis representaram 32% das transações feitas por turistas no exterior. Isso marca uma mudança significativa em relação aos pagamentos em dinheiro, que representam apenas 30% das transações feitas por turistas chineses.

Ma Zhiyue, um comprador de moda de 32 anos de Chengdu, agradece a oportunidade de usar o Alipay quando viajar para o exterior. “O Alipay é comumente usado em grandes shoppings [europeus]”, disse Ma. “As transações são superrápidas e convenientes, e a taxa de câmbio é amistosa”. Ma acrescentou que espera que o serviço continue sendo estendido a mais lojas pequenas e supermercados.

Os comerciantes também estão vendo os benefícios de simplificar as transações para os viajantes chineses. A mesma pesquisa da Nielsen revelou que quase 60% dos comerciantes reconheceram um aumento no tráfego de pedestres e receita após a adoção do Alipay. Isso corresponde à conclusão do relatório de que 93% dos turistas chineses disseram que gastariam mais dinheiro se os pagamentos móveis fossem mais amplamente disponíveis.

Um exemplo de um grande varejista que adota o Alipay é a marca espanhola de cosméticos Primor. Tendo dado o salto no final de 2018, a Primor lançou o serviço em mais de 115 lojas. “Desde a implementação do Alipay em nossas lojas Primor, vimos um aumento de usuários iniciantes, mais reconhecimento de marca e uso repetido por usuários existentes”, disse Alain Cabessa, diretor de administração da Primor, “a cada semana vemos aumentos no total de vendas.”

Embora a integração do Alipay ofereça aos clientes chineses uma experiência mais confortável no caixa, a Cabesa informou que a Primor também se esforça para facilitar a comunicação entre a equipe e o cliente. “Garantimos que nossos gerentes de loja tenham um bom domínio do inglês e, em lojas específicas, contratamos representantes que falam chinês”, disse Cabessa. “Isso aumenta as vendas e atrai outros turistas chineses”.

Outra área em que o Alipay está ajudando a experiência do turista chinês na Europa é o transporte. No início de junho, o gigante dos pagamentos eletrônicos estreou um recurso sem precedentes que permite aos viajantes usarem serviços de passeio em mais de 1.000 cidades em todo o mundo. O recurso está disponível na ferramenta de mobilidade do aplicativo Alipay, o que significa que os viajantes não precisam fazer o download de nenhum aplicativo adicional e passar pelo incômodo de registrar uma conta.

A integração é o resultado de uma parceria entre a Alipay e a Splyt Technologies, uma startup britânica de mobilidade. A plataforma do app Splyt foi projetada para ser altamente amigável: os passageiros podem pagar em sua moeda preferida e o Splyt fornece atendimento ao cliente 24 horas por dia. Uma plataforma de bate-papo no aplicativo também ajuda os usuários e motoristas a navegar suavemente pelas barreiras de idioma.

“Os consumidores não querem 100 aplicativos diferentes – eles querem ferramentas que facilitem suas vidas”, disse Kiki Wu, diretor de desenvolvimento de negócios transfronteiriços do Alipay. “Esta nova ferramenta de táxi permite pesquisar, reservar e pagar por corridas de táxi na moeda nativa dos nossos usuários. A parceria com a Splyt nos dá acesso incomparável a uma lista de provedores de transporte em todo o mundo que farão com que você se locomove quando viaja com mais facilidade do que nunca”.

Inicialmente, os usuários do Alipay poderão organizar passeios com parceiros de transporte do Splyt no Reino Unido, nos Emirados Árabes Unidos e no sudeste da Ásia, mas a cobertura será estendida a outros países e regiões durante o verão.

Com o Alipay já tendo facilitado a experiência de compras e de táxi para os viajantes chineses, ainda é preciso ver para onde a empresa de Xangai voltará sua atenção, mas seja qual for a decisão, as empresas europeias que embarcarem rapidamente se beneficiarão.

Fonte: Jing Travel
* Imagem reprodução

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