fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Supermercado – O restaurante dos sonhos dos consumidores

Cristina Souza de Cristina Souza
16 de agosto de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Foodservice, Supermercados
0
Supermercado – O restaurante dos sonhos dos consumidores

É fato que os hábitos de consumo de alimentos mudaram, a presença da mulher no mercado de trabalho provocou uma nova divisão das tarefas de casa, as famílias se tornaram menos numerosas, a expectativa de vida aumentou e a classe média deixou de ter empregadas domésticas fixas que faziam também o papel de cozinheiras da família. Ou seja, o ato de se alimentar em casa mudou na cena brasileira e deve mudar ainda mais.

Nesse artigo eu não pretendo falar de delivery. Ele existe, cresce na casa dos 23% no foodservice brasileiro (fonte: CREST GS&NPD), mas o meu objetivo é falar sobre o que o consumidor espera de fato dos supermercados e da indústria de alimentos.

Em pesquisa realizada pela Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo em 2017, com três mil entrevistados em 14 cidades brasileiras, 38% dos respondentes concordaram total ou parcialmente com a afirmação: “com a vida que levo não tenho tempo para cozinhar em casa”.

Em meados de 2014 as vendas de mercearia nos supermercados americanos foram superadas pelas vendas de serviços caracterizados como restaurantes e a curva continua ascendente nos dias de hoje. (Fonte: Nielsen Homescan Acct Shopper – 52 WKQ3 2015, 52WK Q4 2006-2014)

Vejam, as pessoas deixam de ir ao supermercado para comprar ingredientes e passam a buscar soluções. Entre Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, o Whole Foods tem mais de 450 lojas, todas com serviço de restaurante como uma premissa e como estratégia de diferenciação.

O Mariano´s é uma rede regional de Illinois com algo perto de 50 lojas e que também oferece soluções para seus clientes: Bar de Ostras, Sushi bar, Estação de sucos naturais, grelhados que o cliente escolhe e pede para preparar na hora, extenso buffet de saladas e uma área de rotisserie com assados e outros itens prontos realmente atrativos.

No Brasil, existe o potencial, mas as redes supermercadistas fizeram ações tímidas, ainda não conseguiram se reinventar suficientemente para assumir esse business ou não encontraram o apoio que necessitam da indústria e de parceiros para a operação.

Não estou falando de rotisserie ou da praça de alimentação que reúne de 3 a 5 players, fica mal localizada e parece não receber a atenção que merece. Estou falando sobre encarar o fluxo já existente na loja e oferecer serviço de restaurante com a qualidade que o consumidor deseja/espera em oferta, tecnologia e ambiente.

Do ponto de vista da indústria, intensificar soluções que apoiem aos supermercados nessa direção é imperativo. Legumes e grãos cozidos como a Vapza fornece, carnes/pratos prontos Swift, Seara, Sadia migrarem da versão individual para formatos adequados ao foodservice. Além disso, são necessárias cozinhas centrais com produtos customizados, como os produzidos pela CuisinePro e outras empresas especializadas em catering.

Enfim, usar a potencialidade disponível de consumo e fornecimento, redesenhar o business e envolver stakeholders será um salto para a relação entre supermercados e seus consumidores. Parece-me que em pouco tempo não fará sentido para a indústria pagar por espaço de gôndola e sim por espaço no restaurante do supermercado.

Algumas redes têm histórias ruins para contar a respeito. Parcerias mal sucedidas, falta de adesão do consumidor… Bom… Se fosse fácil não seríamos desafiados a fazer mais e melhor sempre. Para cima!

Cristina Souza, diretora-executiva da GS&Libbra – Estratégia & Gestão para Foodservice
A executiva participará do LATAM Retail Show, que acontece de 27 a 29 de agosto d, no Expo Center Norte. Ela será a mediadora do painel “Alimentação, a cola social da era digital”.

Acompanhe a GS&Libbra no site e mídias sociais: linkedin | facebook | instagram #gslibbra #conhecimentocompartilhado #restauranteemsupermercado #foodservice #alimentacaoforadolar #consultoriafoodservice

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: alimentaçãoárea de alimentaçãoBrasilcateringclientecomidaconsumidorconveniênciacozinhas centraisestados unidosfoodserviceindústriaMariano'soperaçãoparceriaspratos prontosprodutos customizadosrestaurantesserviçossoluçõessupermercadotempovarejovendasWhole Foods
Postagem anterior

Pernambucanas inicia a venda de produtos Avon

Próxima Postagem

Supply chain do e-commerce enfrenta desafios logísticos

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionada Posts

Casas Bahia foca no Norte e no Nordeste e abre loja-conceito no Shopping Recife
Destaque do dia

Casas Bahia foca no Norte e no Nordeste e abre loja-conceito no Shopping Recife

21 de janeiro de 2021
Destaque do dia

NRF 2021: “Capítulo 1” entra na reta final; confira os destaques de hoje e amanhã

21 de janeiro de 2021
Covid-19 muda hábitos alimentares e abre oportunidades para novos negócios
Destaque do dia

Covid-19 muda hábitos alimentares e abre oportunidades para novos negócios

21 de janeiro de 2021
Vendas diretas passam por transformação digital e crescem 9% na pandemia
Destaque do dia

Vendas diretas passam por transformação digital e crescem 9% na pandemia

21 de janeiro de 2021
Braço financeiro do Alibaba espera levantar mais de US$ 34 bi em IPO
Destaque do dia

Fundador do Alibaba, Jack Ma aparece em público pela primeira vez desde outubro

20 de janeiro de 2021
Mercado&Consumo lança e-book com inspirações para o pós-pandemia
Destaque do dia

Mercado&Consumo lança e-book com inspirações para o pós-pandemia

20 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Supply chain do e-commerce enfrenta desafios logísticos

Supply chain do e-commerce enfrenta desafios logísticos

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Infracommerce adquire a plataforma Pier8, líder em logística no e-commerce

Infracommerce adquire a plataforma Pier8, líder em logística no e-commerce

21 de janeiro de 2021
Crédito deve encerrar 2020 com crescimento de 15,4%, maior alta desde 2012

Crédito deve encerrar 2020 com crescimento de 15,4%, maior alta desde 2012

21 de janeiro de 2021
Casas Bahia foca no Norte e no Nordeste e abre loja-conceito no Shopping Recife

Casas Bahia foca no Norte e no Nordeste e abre loja-conceito no Shopping Recife

21 de janeiro de 2021

NRF 2021: “Capítulo 1” entra na reta final; confira os destaques de hoje e amanhã

21 de janeiro de 2021
Covid-19 muda hábitos alimentares e abre oportunidades para novos negócios

Covid-19 muda hábitos alimentares e abre oportunidades para novos negócios

21 de janeiro de 2021
Você, sua organização, entidade ou sua empresa estão preparados para o Pix?

Americanas.com oferece desconto de até R$ 500 para incentivar o uso do Pix

21 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: