Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Ainda é possível salvar a Victoria’s Secret?

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
30 de outubro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

Tem uma história bem interessante por trás da imagem abaixo, que ilustra esse artigo. Ela conta a tentativa de uma marca icônica de reverter a marcha, que parecia inexorável, na direção da irrelevância.

A Victoria’s Secret foi criada em 1977 por Roy Raymond com o objetivo, veja você, de oferecer uma loja onde os homens pudessem se sentir bem comprando lingerie para mulheres. Em 1982, perto da falência, a marca foi comprada por Les Wexner, que a incorporou à sua empresa, Limited Brands (hoje L Brands). Sob o comando de Wexner, as lojas Victoria’s Secret foram reorientadas para agradar as mulheres e a marca investiu na ideia da sensualidade, materializada no exitoso desfile anual das modelos ‘angelicais’, conduzidos por Ed Razek, hoje CMO (Chefe de Marketing) da L Brands.

Impulsionada por produtos inovadores, como Miracle Bra e Body by Victoria, e pela publicidade estrelada pelas supermodelos, chamadas ‘Victoria’s Secret Angels’, a marca chegou a alcançar vendas anuais de US$ 7 bilhões em 2015, quando os ventos começaram a mudar.

Novos concorrentes lançaram produtos mais bem sintonizados com o gosto das novas consumidoras e, principalmente, a ideia da sensualidade como instrumento de sedução perdeu espaço para o desejo de empoderamento e elevação da autoestima feminina. Além disso, a Victoria’s Secret, com posições de comando ocupadas majoritariamente por homens, parece estar envolvida no escândalo de abuso sexual protagonizado por Jeffrey Epstein.

Acha pouco? Pois tem mais: a Victoria’s Secret cometeu um pecado mortal nos tempos de hoje: ela negligenciou a questão da diversidade. Ano passado, em entrevista à Vogue, Razek, que hoje tem 70 anos, deu uma polêmica declaração afirmando que transgêneros (na entrevista ele usou a expressão ‘transexuais’) e modelos plus size não teriam lugar nos desfiles anuais da Victoria’s Secret porque ‘os shows seriam uma fantasia’. Apesar da chuva de críticas e pedidos para que Razek fosse demitido, houve apenas um pedido de desculpas protocolar do CMO.

No entanto, parece que finalmente a L Brands começou a entender que o mundo mudou. A foto mencionada no primeiro parágrafo é resultante da parceria entre Victoria’s Secret e a marca inglesa Bluebella, cuja visão é rediscutir os conceitos de beleza e sensualidade, de forma a fortalecer a autoestima e autoaceitação por parte das mulheres. O tema da campanha, que está exposta em lojas selecionadas da Victoria’s Secret, é #loveyourself (ame a si mesma) e as estrelas são modelos com perfis diversos. Antes, a Victoria’s Secret já havia contratado a modelo transgênero brasileira Vanessa Sampaio.

Vamos aguardar os próximos capítulos dessa história. Os movimentos recentes são positivos, mas todos sabemos que, em tempos de hiper exposição, medidas exclusivamente marqueteiras e pouco autênticas não são suficientes para salvar marcas presas no passado. Poderá a Victoria’s Secret evoluir em seu propósito e na visão que tinha das mulheres? Isso só o tempo poderá dizer.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

McDonald’s lança vale-presente no Brasil

Próxima Postagem

Mesmo com o paperless, as mega papelarias continuam em franco crescimento

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Vendas no varejo sinalizam queda de 2% no primeiro trimestre de 2024

Mesmo com o paperless, as mega papelarias continuam em franco crescimento

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.