Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Ainda é possível salvar a Victoria’s Secret?

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
30 de outubro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

Tem uma história bem interessante por trás da imagem abaixo, que ilustra esse artigo. Ela conta a tentativa de uma marca icônica de reverter a marcha, que parecia inexorável, na direção da irrelevância.

A Victoria’s Secret foi criada em 1977 por Roy Raymond com o objetivo, veja você, de oferecer uma loja onde os homens pudessem se sentir bem comprando lingerie para mulheres. Em 1982, perto da falência, a marca foi comprada por Les Wexner, que a incorporou à sua empresa, Limited Brands (hoje L Brands). Sob o comando de Wexner, as lojas Victoria’s Secret foram reorientadas para agradar as mulheres e a marca investiu na ideia da sensualidade, materializada no exitoso desfile anual das modelos ‘angelicais’, conduzidos por Ed Razek, hoje CMO (Chefe de Marketing) da L Brands.

Impulsionada por produtos inovadores, como Miracle Bra e Body by Victoria, e pela publicidade estrelada pelas supermodelos, chamadas ‘Victoria’s Secret Angels’, a marca chegou a alcançar vendas anuais de US$ 7 bilhões em 2015, quando os ventos começaram a mudar.

Novos concorrentes lançaram produtos mais bem sintonizados com o gosto das novas consumidoras e, principalmente, a ideia da sensualidade como instrumento de sedução perdeu espaço para o desejo de empoderamento e elevação da autoestima feminina. Além disso, a Victoria’s Secret, com posições de comando ocupadas majoritariamente por homens, parece estar envolvida no escândalo de abuso sexual protagonizado por Jeffrey Epstein.

Acha pouco? Pois tem mais: a Victoria’s Secret cometeu um pecado mortal nos tempos de hoje: ela negligenciou a questão da diversidade. Ano passado, em entrevista à Vogue, Razek, que hoje tem 70 anos, deu uma polêmica declaração afirmando que transgêneros (na entrevista ele usou a expressão ‘transexuais’) e modelos plus size não teriam lugar nos desfiles anuais da Victoria’s Secret porque ‘os shows seriam uma fantasia’. Apesar da chuva de críticas e pedidos para que Razek fosse demitido, houve apenas um pedido de desculpas protocolar do CMO.

No entanto, parece que finalmente a L Brands começou a entender que o mundo mudou. A foto mencionada no primeiro parágrafo é resultante da parceria entre Victoria’s Secret e a marca inglesa Bluebella, cuja visão é rediscutir os conceitos de beleza e sensualidade, de forma a fortalecer a autoestima e autoaceitação por parte das mulheres. O tema da campanha, que está exposta em lojas selecionadas da Victoria’s Secret, é #loveyourself (ame a si mesma) e as estrelas são modelos com perfis diversos. Antes, a Victoria’s Secret já havia contratado a modelo transgênero brasileira Vanessa Sampaio.

Vamos aguardar os próximos capítulos dessa história. Os movimentos recentes são positivos, mas todos sabemos que, em tempos de hiper exposição, medidas exclusivamente marqueteiras e pouco autênticas não são suficientes para salvar marcas presas no passado. Poderá a Victoria’s Secret evoluir em seu propósito e na visão que tinha das mulheres? Isso só o tempo poderá dizer.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

McDonald’s lança vale-presente no Brasil

Próxima Postagem

Mesmo com o paperless, as mega papelarias continuam em franco crescimento

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público
Notícias

Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Vendas no varejo sinalizam queda de 2% no primeiro trimestre de 2024

Mesmo com o paperless, as mega papelarias continuam em franco crescimento

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.