fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Cuiabá recebe maior número de franquias no primeiro semestre

Redação de Redação
5 de novembro de 2019
no Franquias, Notícias
0
Cuiabá recebe maior número de franquias no primeiro semestre

O franchising vem apresentando um forte movimento de expansão pelo interior do país, com menor crescimento no eixo Rio-São Paulo. O processo, chamado interiorização, inclui também um grande crescimento das marcas nas regiões metropolitanas.

De acordo com o estudo sobre o crescimento de unidades de franquias pelo Brasil, realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, Cuiabá, capital do Mato Grosso, foi a cidade que mais recebeu franquias. O município passou do 29º lugar para o 1º no ranking dos 30 municípios com maior variação nesse quesito, tendo apresentado 20% de crescimento no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Na capital mato-grossense, os segmentos que tiveram maior crescimento no primeiro analisado foram: Limpeza e Conservação (44%), Moda (40%), Comunicação, Informática e Eletrônicos (40%).

No quadro geral de unidades, Cuiabá subiu quatro posições, passando de 534 franquias em funcionamento para 642. De acordo com o IBGE, o município tem uma população estimada em mais de 600 mil habitantes e registrou um PIB per capita de R$ 37.930 em 2016, 24% a mais do que a média nacional.

Uma das razões que projetaram Cuiabá entre as 30 maiores em unidades de franquias foi a abertura de shopping centers na cidade. Os segmentos que representaram 77% do aumento do número de operações na capital mato-grossense nos semestres analisados foram: Moda (40%), Alimentação (12,8%), Serviços e Outros Negócios (37%) e Saúde Beleza e Bem-Estar (14%).

De acordo com André Friedheim, presidente da ABF, “o estudo comprova o aumento da capilaridade das redes de franquias em todas as regiões do Brasil. Além da vocação natural das marcas por expandir, há uma conjunção de fatores que estimulam a ampliação dessa capilaridade, entre eles eu destaco: as redes buscam novos mercados internos também como estratégia para manter sua rentabilidade; para explorar melhor o nosso país, que tem dimensões continentais, e pelo fato de que há uma demanda por produtos e serviços de marcas conhecidas por todo o país”.

O levantamento mostra também que no ranking dos 30 maiores municípios em unidades, 36,7% deles não são capitais. Os que subiram de posição nesse quesito na Grande São Paulo foram Guarulhos, que passou de 15º para 14º lugar; São Bernardo do Campo, de 17º para 16º; e Santo André, de 19º para 18º. O quarto município em destaque foi São José do Rio Preto, no interior do Estado, que subiu da 24ª para a 22ª posição.

Além de Cuiabá, Teresina, no Piauí, foi a única capital que subiu de posição no ranking das 30 maiores cidades em operações de franquias. A capital piauiense, no Nordeste, avançou três posições, passando do 27º para o 24º lugar. Já na lista das cidades com maior variação nesse item, Teresina subiu ainda mais, saltando da 27ª para a 6ª colocação. Os segmentos que responderam por 61% da variação positiva da capital nordestina em unidades foram: Comunicação, Informática e Eletrônicos (138%), Serviços e Outros Negócios (33%), Limpeza e Conservação (15%) e Moda (12%).

Outras cidades que apresentaram grande variação em número de unidades no período analisado foram: Santo André (17%) e Sorocaba (14%), no estado de São Paulo; Londrina (13%), no Paraná; e São José do Rio Preto, SP (13%).

As capitais do Nordeste de maior destaque em número de unidades foram, respectivamente, Salvador (BA), em 6º lugar, Fortaleza (CE), 9º, e Recife (PE), em 10º.

O estudo mostra que dentre os 30 municípios brasileiros com maior número de marcas de franquias presentes, 17 são capitais (56,7%) e dentre estas, 33% são das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Porém, duas cidades, não capitais, estrearam no ranking das Top 30 nesse quesito: Londrina, no interior do Paraná, e Santos, no litoral paulista.

Ainda de acordo com o levantamento, as cidades com maior crescimento em número de marcas no primeiro semestre de 2019 são Guarulhos (SP) e Londrina (PR).

Para Marcelo Maia, diretor executivo da ABF, “os dados reafirmam a força do franchising e que há um enorme mercado a ser explorado pelas redes de franquias Brasil afora, com novos modelos de negócios, adaptados regionalmente, inclusive, e para todo perfil de investidor”.

A maior variação registrada entre as cidades em número de marcas em operação nos semestres pesquisados foram: Guarulhos (SP), Londrina e a capital paranaense Curitiba, São Paulo, capital e, por fim, Goiânia, capital do estado de Goiás.

Cinco capitais fora do eixo Sul – Sudeste apareceram nas 10 primeiras colocações no primeiro semestre deste ano, frente ao mesmo período de 2018 em número de redes: a capital federal Brasília (DF) e Recife (PE), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).

*Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: aberturaAbfcapitaisCentro-OesteCuiabáexpansãofranquiasinteriorizaçãoMato GrossoNordesteoperaçõesRio de JaneiroSão Paulounidades
Postagem anterior

brMalls faz mudanças no mix com novas lojas em seus shoppings

Próxima Postagem

O amadurecimento do varejo e uma Black Friday como nunca se viu

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular
Inovação

Méliuz fecha compra do controle da plataforma Picodi.com por R$ 120 mi

27 de fevereiro de 2021
Centauro
Destaque do dia

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021
Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano
Foodservice

Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

26 de fevereiro de 2021
Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva
Economia

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016
Economia

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF
Foodservice

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
O amadurecimento do varejo e uma Black Friday como nunca se viu

O amadurecimento do varejo e uma Black Friday como nunca se viu

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular

Méliuz fecha compra do controle da plataforma Picodi.com por R$ 120 mi

27 de fevereiro de 2021
Centauro

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021
Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

26 de fevereiro de 2021
Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: