fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Fevereiro registra queda no fluxo de consumidores em lojas

Redação de Redação
18 de março de 2020
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura:3 mins read
0
fluxo de consumidores

O fluxo de visitantes em lojas brasileiras caiu em fevereiro de 2020. É o que mostra o Índice de Performance do Varejo (IPV), realizado em conjunto pela FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento de fluxo para o varejo, e pela F360º, plataforma de gestão de varejo para franquias, pequenos e médios varejistas.

No total, as lojas do país registraram uma queda de 2,26% no fluxo de consumidores em fevereiro na comparação com o mesmo período de 2019. As cinco regiões tiveram indicadores negativos. O Nordeste e o Sudeste caíram 2,21% e 3,61%, respectivamente. O Centro-Oeste, por sua vez, registrou -3,64%, enquanto o Norte teve -3,84%, e o Sul, -4,19%.

No comparativo com janeiro de 2020, o índice caiu 14,23% em todo o país. A região Nordeste teve queda de 6,86%, seguida por Sul, com -7,3%; Norte, -8,71%; e Centro-Oeste, -9,19%. As lojas da região Sudeste tiveram o pior desempenho, com -11,79%. No acumulado do ano, contudo, há um leve aumento de 0,66%.

Entre os segmentos, os melhores desempenhos na comparação com fevereiro de 2019 foram de home center e moda, que cresceram 5,84% e 1,2%, respectivamente. A categoria ótica caiu 1,99%, enquanto utilidades domésticas e beleza tiveram quedas de -3,42% e -3,57%, respectivamente.

Já na comparação com o fluxo de consumidores em janeiro de 2020, apenas o segmento beleza teve índice positivo, com 9,86%. Utilidades domésticas teve -6,73%, seguido por ótica, -7,43%; home center, -8,71%; e moda, -11,98%.

Os dados do IPV mostram que a queda na circulação de consumidores não impactou o caixa dos varejistas. Pelo contrário, o indicador foi positivo na comparação com fevereiro de 2019. No total, as lojas brasileiras tiveram aumento de 22,31% no volume financeiro negociado e de 5,71% no total de vendas.

Em receita, o melhor desempenho foi das lojas da região Norte, com 32,15%. O Sudeste e o Sul também tiveram aumento significativo, com 27,4% e 23,83%, respectivamente. O Centro-Oeste teve um ligeiro crescimento de 0,64%, e o Nordeste caiu -13,14%. No total de vendas, o Sul cresceu 16,33%, seguido por Norte, com 10,18%, e Sudeste, 6,47%. O Centro-Oeste caiu -11,35%, e o Nordeste, -12,73%.

Já em relação a janeiro de 2020, os indicadores foram negativos: queda de -3,19% no volume total e de -5,31% na quantidade de transações. Em receita, as lojas do Norte e do Sudeste cresceram 5,98% e 4,2%, respectivamente – já o Sul caiu -13,29%; o Centro-Oeste, -14,79%; e o Nordeste -15,21%. No total de pedidos, Norte e Sudeste aumentaram 2,16% e 1,88%, respectivamente, enquanto que o Centro-Oeste teve baixa de -13,71%, o Nordeste, -15,72% e o Sul, -19,59%.

“Normalmente, o mês de fevereiro tende a acompanhar os números baixos de janeiro por ser início do ano. Contudo, a celebração do Carnaval no fim do mês ajudou a potencializar as vendas em setores específicos do varejo, ainda mais na comparação com 2019, quando o Carnaval foi no início de março”, explica Henrique Carbonell, CEO da F360º.

O IPV traz os dados do Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC), com fluxo de consumidores nos centros de compra. No total, o indicador de fevereiro de 2020 caiu 5,03% em todo o país em relação ao mesmo período do ano anterior. A região Norte teve aumento de 2,97%, mas o Sudeste caiu -1,23%, seguido por Sul, com -3,2%, e Nordeste, -3,72%.

Na comparação com janeiro de 2020, o resultado também não é favorável, com baixa de -14,17% em todo o país. Os shopping centers do Norte caíram -7,35% neste período, enquanto o Sudeste registrou -8,56%; o Nordeste, -12,64%; e o Sul, -14,73%.

“Assim como janeiro, o mês de fevereiro também é historicamente fraco para o varejo brasileiro. Apesar disso, algumas regiões e segmentos ainda conseguiram números positivos, além do volume financeiro maior. Isso indica que apesar das quedas, o consumo continua crescendo e mostra que, apesar do consumidor estar menos frequente no estabelecimento físico, ele compra mais quando faz esse deslocamento”, explica Flávia Pini, CEO da FX Retail Analytics.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: circulaçãocomérciocomprasconsumidorconsumoEconomiaestabelecimentofuxoimpactolojalojaslucronegóciossegmentosetorshopping centerVarejistasvarejovisitantesvolume
Postagem anterior

Semana do Consumidor: clientes esperam mais benefícios do que descontos

Próxima Postagem

Coronavírus: associações de franquias e restaurantes pedem linhas de crédito e redução de jornada

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Weg terá nova fábrica em Betim (MG)
Economia

WEG anuncia fábrica em MG para segmentos de energia, mineração e siderurgia

16 de abril de 2021
Saiba quais são as marcas de varejo mais valiosas
Economia

Lojas Renner confirma que avalia possibilidade de oferta pública

16 de abril de 2021
Grupo Soma controla as marcas Animale e Farm
Notícias

Grupo Soma avalia combinação de negócios com a Shoulder

16 de abril de 2021
Comércio reabre em fase de transição em São Paulo
Destaque do dia

Comércio volta a abrir domingo em São Paulo, mas com horário limitado

16 de abril de 2021
Carrefour deve atingir vendas de 15,66 bilhões de reais no segundo tri
Notícias

Carrefour reduz preços de produtos essenciais

16 de abril de 2021
Olist, de e-commerce, recebe mais R$ 144 mi
Inovação

Olist, de e-commerce, recebe mais R$ 144 mi

16 de abril de 2021
Próxima Postagem
medidas foodservice

Coronavírus: associações de franquias e restaurantes pedem linhas de crédito e redução de jornada

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Weg terá nova fábrica em Betim (MG)

WEG anuncia fábrica em MG para segmentos de energia, mineração e siderurgia

16 de abril de 2021
Saiba quais são as marcas de varejo mais valiosas

Lojas Renner confirma que avalia possibilidade de oferta pública

16 de abril de 2021
Grupo Soma controla as marcas Animale e Farm

Grupo Soma avalia combinação de negócios com a Shoulder

16 de abril de 2021
Comércio reabre em fase de transição em São Paulo

Comércio volta a abrir domingo em São Paulo, mas com horário limitado

16 de abril de 2021
Carrefour deve atingir vendas de 15,66 bilhões de reais no segundo tri

Carrefour reduz preços de produtos essenciais

16 de abril de 2021
Olist, de e-commerce, recebe mais R$ 144 mi

Olist, de e-commerce, recebe mais R$ 144 mi

16 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: