fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Uncategorized

APAS elenca fatores que influenciam os preços nos supermercados

Redação de Redação
28 de abril de 2020
no Uncategorized
0
compras-em-supermercado-semanal-ou-mensal

Existe toda uma cadeia de produção na formação dos preços que enxergamos na prateleira de um supermercado. As variações vão desde a matéria prima que vem dos produtores, aos fatores de produção da indústria (energia, mão de obra, embalagem), fatores de logística (combustível, mão de obra, manutenção), impostos que incidem nas várias etapas da cadeia (federal, estadual e municipal). Desde o início da pandemia da COVID-19, a Associação Paulista de Supermercado (APAS) orienta seus associados a não aumentarem a margem de lucro praticada anteriormente à crise e apenas repassar os aumentos impostos pela indústria.

Mensalmente a APAS – calcula pela FIPE um índice inflacionário que aponta que – por exemplo – março/20 teve um aumento de 0,76% nos produtos e um acumulado do ano (jan-mar) de 1,40%. Este número é menor do que o registrado em 2019, quando esse acumulado ficou em 3,30%.  Outro dado que colabora com essa baixa inflação é o resultado da pesquisa de Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que considerado a inflação oficial do país, desacelerou para 0,07% em março, após ter registrado uma taxa de 0,25% em fevereiro. O resultado é o menor para o mês de março desde 1995. No ano, o indicador acumula alta de 0,53%. Os números refletem a baixa atividade econômica do país.

De acordo com estudo da APAS, as pessoas utilizam várias formas de pesquisar preços. Cerca de 54% dos consumidores utilizam o próprio mercado, 55% dos consumidores ainda usam tabloides também para pesquisas e 47% usam o aplicativo do celular das lojas. Os grupos de whatsapp já aparecem como fonte de pesquisa para 22% das pessoas.

Na tabela abaixo, a APAS indica os principais motivos que influenciam o preço das diferentes categorias. Clima, dólar, sazonalidade, energia, insumos e até embalagem influenciam nos preços de alimentos e bebidas.

Também importante perceber que os supermercados são importantes para a negociação de preços na cadeia sendo um modulador de preços junto ao consumidor que irá demandar mais ou menos dos produtos e marcas de acordo com seu poder financeiro, gostos, costumes e preferências. Tanto que quando comparado ao índice geral são 14 anos abaixo do IPCA, índice oficial do governo e mesmo nos anos que a inflação de alimentos, bebidas, higiene e limpeza nos supermercados, o valor foi próximo.

PRODUTOS EM MARÇO/20

Em março/2020, das 27 subcategorias analisadas, 23 demonstraram aumento, sendo que os maiores foram em produtos hortifrutigranjeiros: legumes (6,01%), ovos (4,72%), tubérculos (4,29%) e leite (3,32%). Em 2019, os maiores aumentos mensais foram legumes (19,26%), tubérculos (13,14%), verduras (9,70%) e ovos (8,11%). Abaixo, a APAS divulga a inflação no preço dos principais produtos e categorias em março.

Em 2020, o leite sofreu 3,32% de inflação em março e entre as subcategorias do leite que também tiveram inflação foi o leite em pó (3,92%), creme de leite (2,69%) e bebida láctea (2,69%). A estimativa da APAS é que os preços deverão se manter nestes patamares para o próximo mês. Para a indústria do leite, a pandemia trouxe impactos principalmente nos setores de logística e embalagem, negociados em dólar. O índice não captou os aumentos recebidos pela indústria em tabela que chegaram até 30%, mas durante o mês de abril as novas tabelas já apontam para decréscimos de 11% até 16%.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: APASaplicativocategoriascelularclientecompraconsumidorconsumoestimativalojasmercadopreçoprodutossupermercadovarejovenda
Postagem anterior

Apple anuncia que adiará aumento de produção de novos iPhones

Próxima Postagem

5 meses em 5 semanas. Estamos preparados para enxergar as novas oportunidades deste momento?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Consumidor irá usar o 13º para pagar dívidas e fazer compras
Uncategorized

Após três quedas seguidas, número de brasileiros com dívidas cresce no fim de 2020

6 de janeiro de 2021
Luckau
Uncategorized

Empoderamento digital: Luckau, marca de chocolates zero açúcar, cresce 356% durante a pandemia

27 de novembro de 2020
Mercado-Livre
Destaque do dia

Mercado Livre admite ter interesse na compra dos Correios

15 de novembro de 2020
Clube de livros Leiturinha atinge 100 mil assinantes
Destaque do dia

Com crianças em casa, Leiturinha vê número de assinantes subir 15% na pandemia

10 de novembro de 2020
Halloween: em ano de pandemia, marcas investem em delivery de “gostosuras”
Foodservice

Halloween: em ano de pandemia, marcas investem em delivery de “gostosuras”

30 de outubro de 2020
Receita bruta Petz
Notícias

Após IPO, receita bruta total da Petz cresce 51% no 3º trimestre de 2020

28 de outubro de 2020
Próxima Postagem
5 dias em 5 meses

5 meses em 5 semanas. Estamos preparados para enxergar as novas oportunidades deste momento?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Alessandra Morrison

Da indústria ao varejo, empresas destacam campanhas por equidade no Dia da Mulher

8 de março de 2021
Quem ganha na pandemia é o varejo de valor

Quem ganha na pandemia é o varejo de valor

8 de março de 2021
Disney vai fechar 30% das lojas na América do Norte e investir no varejo online

Disney vai fechar 30% das lojas na América do Norte e investir no varejo online

8 de março de 2021
Projeto do iFood com bicicletas elétricas alcança o dobro de cadastros esperados

Projeto do iFood com bicicletas elétricas alcança o dobro de cadastros esperados

8 de março de 2021
Parceria entre brechó Repassa e varejista Intimissimi estimula reúso de roupas

Parceria entre brechó Repassa e varejista Intimissimi estimula reúso de roupas

8 de março de 2021
Puma, Palmeiras e Rincon Sapiência lançam música para comemorar título

Puma, Palmeiras e Rincon Sapiência lançam música para comemorar título

8 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: