fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

“Ingerimos doses potentes de anabolizante digital nos últimos três meses”, afirma CEO da Livraria Cultura

Redação de Redação
24 de junho de 2020
no Destaque do dia, Notícias, Varejo, Varejo Digital
0
Sergio Herz 1

O mercado de livrarias é um ramo do varejo que precisa se reinventar. Foi com essa afirmação que Sérgio Herz, CEO da Livraria Livraria Cultura iniciou sua participação no Mercado & Consumo em Alerta desta quarta-feira (24). Ao lado de Ada Mota, sócia-fundadora da Adcos; e Maria Cristina Potomati Fiuza, presidente do Grupo Dovac (Lukscolor Tintas, Luksnova), o executivo defendeu o processo de transformação digital nas empresas, mas ressaltou que consumidor não vai deixar de ir até uma loja física.

Segundo ele, o ano de 2020 ficará marcado como o ano da aceleração exponencial empresarial como se as empresas estivessem ingerido doses potentes de anabolizante digital, mas ao mesmo tempo será um ano marcado por uma freada brusca de hábitos de vida que fez com que as pessoas pensassem mais sobre si próprias e suas vidas. “Este novo momento que estamos vivendo acelerou o processo de transformação em diversas frentes. E esse movimento selou uma tendência de participação brutal do comércio digital em cima do físico”, explicou.

Sérgio fez ainda uma comparação entre os Estados Unidos e o Brasil ao falar sobre vendas físicas e digitais e lembrou que a Cultura, assim como a Amazon, começou a vender no online em 1994. “Hoje o mercado americano de livros conta com 54% das vendas de livros físicos no online. No Brasil, estamos na ordem dos 46%. As lojas físicas não vão deixar de ser frequentadas, mas precisamos entender como esse consumidor quer gastar, pois o entendimento deste comportamento no pós-pandemia ainda é um ponto de interrogação,” disse.

Ainda sobre o movimento digital, Sérgio Herz afirmou que este comportamento faz parte de uma conveniência que vicia o ser humano, uma vez que, segundo ele, “tudo que é fácil é viciante”. E essa colocação o levou a comentar sobre o futuro dos shopping centers. Para ele o novo normal ainda é muito desconhecido até nos sentirmos bem no mundo físico e os shoppings se tornarão ainda mais centros de lazer e não de compras. “Neste momento, o shopping center está sem graça com essa nova maneira que estamos retomando”, comentou.

O executivo também trouxe para a conversa o home office adotado no escritório corporativo e uma dúvida sobre os colaboradores que atuam nas lojas. Para ele, será preciso pensar mais nas equipes de lojas, como irão equacionar a relação dura de trabalho em lojas com o trabalho em home office de equipes administrativas com maior qualidade de vida, depois que aprendermos a trabalhar com maior equilíbrio neste contexto.

Vale lembrar que o mercado de livros começou a dar sinais de melhoria com a reabertura das livrarias, registando uma gradual subida do número de vendas, embora ainda com perdas na ordem dos 40%, relativamente a 2019, segundo dados da consultora GfK.

Segundo o painel de vendas Gfk, entre 4 e 10 de Maio, venderam-se 104.340 livros, menos 75.741 do que na mesma semana do ano passado, em que foram vendidos 180.081 livros, o que se traduz numa quebra de 42,1%.

Este webinar contou com a mediação de Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza, além de patrocínio da ACI Universal Payments, empresa com solução única e universal que oferece pagamentos em tempo real corporativos e de varejo.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: ClientescolaboradorescomportamentoconsumidoresconsumocriseDeliverydigitalecommerceequipeescritóriohome officeinovaçãolivrarialivroslojasmercadonegóciospandemiashopping centervarejo
Postagem anterior

8 aplicativos para criar vídeos para redes sociais

Próxima Postagem

Telemedicina do presente para o Ecossistema de Saúde Conectada 5.0

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Aliansce Sonae anuncia suspensão temporária de shoppings na BA e em Londrina
Notícias

Aliansce Sonae anuncia suspensão temporária de shoppings na BA e em Londrina

3 de março de 2021
FecomercioSP: setor terá perda de R$ 11 bi na vigência da restrição do comercio
Economia

FecomercioSP: setor terá perda de R$ 11 bi na vigência da restrição do comercio

3 de março de 2021
Quase 30% dos bares e restaurantes viram faturamento cair mais de 50% em 2020
Foodservice

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes critica novo fechamento em São Paulo

3 de março de 2021
Embrapa e Nestlé firmam parceria para pecuária leiteira de baixo carbono
Inovação

Embrapa e Nestlé firmam parceria para pecuária leiteira de baixo carbono

3 de março de 2021
São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar
Destaque do dia

São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar

3 de março de 2021
A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web
Artigos

A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

3 de março de 2021
Próxima Postagem
Telemedicina do presente para o Ecossistema de Saúde Conectada 5.0

Telemedicina do presente para o Ecossistema de Saúde Conectada 5.0

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Aliansce Sonae anuncia suspensão temporária de shoppings na BA e em Londrina

Aliansce Sonae anuncia suspensão temporária de shoppings na BA e em Londrina

3 de março de 2021
FecomercioSP: setor terá perda de R$ 11 bi na vigência da restrição do comercio

FecomercioSP: setor terá perda de R$ 11 bi na vigência da restrição do comercio

3 de março de 2021
Quase 30% dos bares e restaurantes viram faturamento cair mais de 50% em 2020

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes critica novo fechamento em São Paulo

3 de março de 2021
Embrapa e Nestlé firmam parceria para pecuária leiteira de baixo carbono

Embrapa e Nestlé firmam parceria para pecuária leiteira de baixo carbono

3 de março de 2021
São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar

São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar

3 de março de 2021
A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

3 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: