fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Carreiras

Mulheres ainda ocupam poucos cargos de chefia nas varejistas

Redação de Redação
27 de julho de 2020
no Carreiras, Gestão & Talentos, Gestão de Pessoas, Varejo
0
Mulheres na liderança

As mulheres são maioria entre os clientes e representam uma grande parte da força de trabalho do varejo. No entanto, elas estão ausentes das reuniões corporativas das grandes lojas europeias e a pandemia de coronavírus pode ter agravado ainda mais a situação. Essa é a análise de Melanie Smith, diretora executiva da loja online britânica Ocado Retail.

“Muitas coisas que vi me preocupam com o fato de as mulheres terem regredido 20 anos durante a pandemia”, diz uma das poucas líderes do setor na Europa. Uma década de esforços para a igualdade de gênero colocou apenas um punhado de mulheres em cargos executivos importantes no setor de varejo europeu.

Qual o tamanho da desigualdade? Na Grã-Bretanha, por exemplo, nenhum varejista no FTSE 350 (que reúne as maiores empresas listadas na Bolsa londrina) é administrado por uma mulher. Na Europa continental, apenas 3% das 87 principais empresas de bens de consumo e varejo são administradas por mulheres, de acordo com um relatório divulgado pela European Women on Boards, apoiada pela União Européia.

Isso apesar de estudos ao longo dos anos terem mostrado que, globalmente, as mulheres movimentam entre 70% e 80% de todas as compras dos consumidores. Elas também compõem a maior parte da força de trabalho do setor de varejo.

Uma pesquisa da Bloomberg constatou que das 24 principais empresas de varejo, moda e luxo listadas em bolsas europeias, em média, as funcionárias representavam 63% da força de trabalho. No entanto, menos de um quarto dessas empresas tinha mulheres em cargos de liderança. Embora muitas empresas tenham estabelecido metas de igualdade de gênero ambiciosas e tenham adicionado mulheres a seus conselhos de supervisão, elas têm poucas executivas que tomam decisões administrativas de alto nível.

Por que isso ocorre? De acordo com Denise Wilson White, chefe da Hampton-Alexander Review, não se trata de falta de talento ou ambição. “As mulheres não estão sendo escolhidas porque existe um viés no processo de seleção e os líderes masculinos geralmente escolhem os sucessores à sua própria imagem”, afirma.

Há perspectivas de melhoras? Sim. Segundo Angela Cretu, CEO da Avon, a crise aumentará as oportunidades para as mulheres. “A era de passar oito horas por dia em um determinado local e ir e voltar sempre foi e nunca voltará da mesma maneira”, disse.

Assim como Cretu, Fran Minogue, fundadora da empresa de busca de executivos Clarity, espera que a nova flexibilidade de trabalhar em casa abra mais portas para as mulheres. “Isso não apenas abrirá grandes oportunidades, mas permitirá que os executivos-chefes masculinos vejam que existem maneiras diferentes de fazer as coisas”.

E existem boas razões comerciais para promover as mulheres. Grandes empresas no Reino Unido, cujos conselhos executivos são um terço do sexo feminino, são 10 vezes mais rentáveis, em média, do que os conselhos masculinos, de acordo com a consultoria The Pipeline.

Com informaçoes da Bloomberg.
* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: carreiracomportamentogestãomercadovarejo
Postagem anterior

Magalu entra no sistema de cashback e impulsiona carteira digital

Próxima Postagem

Hypera Pharma contrata Leticia Arslanian

Redação

Redação

Relacionada Posts

Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros
Ecommerce

Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China
Destaque do dia

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental
Destaque do dia

NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

15 de janeiro de 2021
Cashback é nova aposta para fidelizar consumidores no varejo de alimentos online
Foodservice

Cashback é nova aposta para fidelizar consumidores no varejo de alimentos online

15 de janeiro de 2021
Vendas no e-commerce cresceram 154% na semana do Natal, diz Mastercard
Ecommerce

Vendas no e-commerce cresceram 154% na semana do Natal, diz Mastercard

15 de janeiro de 2021
B2W Digital firma parceria com a rede de franquia internacional Johnny Rockets
Foodservice

B2W Digital firma parceria com a rede de franquia internacional Johnny Rockets

15 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Leticia Arslanian

Hypera Pharma contrata Leticia Arslanian

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

15 de janeiro de 2021
Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

15 de janeiro de 2021
A tecnologia que gera humanidade

A tecnologia que gera humanidade

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

15 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: