Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O varejo autônomo como um novo canal de vendas, unindo o físico e o digital

Marcos Hirai de Marcos Hirai
5 de agosto de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
varejo autonomo

É loja física, mas também é digital. Não vende pelo e-commerce, mas tudo acontece pelo aplicativo. E os produtos estão disponíveis na hora, sem entregadores. E sem atendentes nem caixas. Ah, e funcionam 24 horas por dia. As primeiras lojas autônomas chegaram ao mercado brasileiro há apenas dois anos, mas foi com o advento da pandemia que este conceito começou a ganhar força e projeção. Sejam pelas transformações decorrentes do consumidor, que se tornou mais integrado digitalmente, mais seletivo, mais leal, privilegiando conveniência e cuidados sanitários em ambientes touchless e cashless.  Seja por conta da indústria e das empresas de bens de consumo que buscam chegar mais próximos dos consumidores (movimento denominado D2C – direct to consumer) e por fim pela necessidade do varejo de aumentar capilaridade dentro da nova geografia que se forma diante deste novo mercado. Para estes dois últimos, possuir uma operação de comércio eletrônico e fazer entregas por delivery tem sido o caminho natural e quase mandatório para varejistas de todos os portes e tamanhos.

Na outra vertente, os lojistas digitais cada vez mais apostam em lojas físicas (movimento conhecido como O2O – online to offline) como estratégia de crescimento. Em ambos os casos, a multicanalidade se torna de fato o novo mantra do varejo. Para vender, é preciso conquistar o máximo de canais de vendas possíveis. As barreiras entre o físico e o digital deixam de existir e se tornam algo único. O momento do consumidor entende ser o modo natural das empresas se relacionarem.

Na junção do físico com o digital, as lojas autônomas provaram seu valor durante a quarentena. Nos Estados Unidos, a rede AmazonGo vive seu momento de auge nas cidades onde o isolamento social mantém reclusos em suas residências milhões de pessoas. Ao depararem com as compras online de itens de supermercados, estes serviços oferecem uma longa fila de espera. Em algumas localidades o tempo de entrega chegou a 9 dias. Isto levou os consumidores a buscarem outras formas alternativas de compras por necessidade. Fazer compras na sua forma tradicional pode trazer riscos para a saúde. Você tem que ficar perto de outras pessoas na fila. Depois, há o ato de pagar. Você precisa passar no caixa com seu cartão ou dinheiro. Todas essas ações aumentam o risco de tocar uma superfície com o vírus. Na AmazonGo, estes riscos diminuem.

Aqui no Brasil, lançamos recentemente o projeto Omnibox, uma startup especializada em varejo autônomo incubada e desenvolvida dentro dos ecossistemas da Gouvêa e Grupo Bittencourt. A proposta é unir o físico e o digital, numa rede de lojas físicas junto com varejistas e grandes marcas, sem a necessidade de atendentes nem caixas, com funcionamento 24 horas por dia e 7 dias na semana. Hiperconveniência na veia. Tudo gerenciado por um super app e muita tecnologia, em parcerias com grandes fornecedores estratégicos. Surge assim um novo canal de vendas totalmente integrado às lojas físicas tradicionais, ao e-commerce e ao delivery. Mas com alma própria.

Conheça mais a Omnibox – a sua loja autônoma – touchless e cashless, para um mundo em transformação!

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Dia dos pais: ABComm prevê 23% de aumento nas compras online

Próxima Postagem

Lideranças femininas estarão no palco virtual do Global Retail Show

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab
Marcas

Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Correios: empregados pedem diálogo sobre medidas para reduzir despesas
Economia

Correios: empregados pedem diálogo sobre medidas para reduzir despesas

15 de maio de 2025
Amazon é a varejista mais valiosa de 2025, com valor de US$ 866 bilhões, aponta Kantar
Marcas

Amazon é a varejista mais valiosa de 2025, com valor de US$ 866 bilhões, aponta Kantar

15 de maio de 2025
Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série
Varejo

Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série

15 de maio de 2025
Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos
Marcas

Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

15 de maio de 2025
Próxima Postagem
Juliana Azevedo, CEO da Procter & Gamble

Lideranças femininas estarão no palco virtual do Global Retail Show

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab

Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Youcom

Youcom acelera expansão física com até 15 lojas em 2025

16 de maio de 2025
Americanas lança cartão de crédito e espera emitir 1 milhão nos 12 primeiros meses

Americanas lança cartão de crédito e espera emitir 1 milhão nos 12 primeiros meses

16 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.