fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

Bares e restaurantes amargam queda de 56% nas vendas

Redação de Redação
28 de setembro de 2020
no Foodservice, Varejo
0
Bares e restaurantes amargam queda de 56% nas vendas

A pandemia transformou profundamente os hábitos de alimentação do brasileiro. Com a transferência do local de trabalho para as residências, todas as refeições passaram a ser feitas dentro de casa. Quem mais sofreu com isso foram os bares e restaurantes, que dependem do movimento do almoço e do jantar para faturar.

“Quase 80% das pessoas que consomem refeições fora de casa são trabalhadores. Com a pandemia, eles deixaram de fazer essas refeições na rua”, diz Ingrid Devisate, diretora-executiva do Instituto Foodservice Brasil (IFB).

Essa simples de mudança representou um golpe brutal para o setor. Desde o início da pandemia, as vendas de bares e restaurantes amargam uma queda de 56%, segundo dados da Cielo. No mesmo período, as vendas dos setores de atacado e de hiper e supermercado tiveram crescimento expressivo, de 30% e 23%, respectivamente. O faturamento de serviços especializados, que engloba lojas de conveniência e padarias, subiu 0,6%.

Para Ingrid, esses dados mostram como os gastos com refeição fora do lar foram transferidos para dentro de casa, com aumento de compras em supermercados, atacados e padarias. “Houve um deslocamento do gasto com alimentação. As pessoas não estão gastando no delivery, elas estão comendo comida feita em casa”, afirma Ingrid.

Desemprego e renda interferem no setor

Para Ingrid, o desemprego e a renda têm um peso grande na decisão de comer fora. Mesmo quem não perdeu emprego teme uma redução futura de renda. Por isso, acaba cortando o restaurante para poder economizar um pouco.

Outro fator é o medo de sair de casa. “Embora as reportagens mostrem praias lotadas e pessoas saindo de casa, o fato é que tem um contingente muito grande cumprindo a quarentena. Essas pessoas não voltaram para os restaurantes ainda.”

A diretora-executiva do IFB diz, ainda, que não é verdade que 100% dos restaurantes estão trabalhando com delivery.  “Antes da pandemia, 51% dos consumidores faziam suas refeições dentro do estabelecimento e 49%, fora. Hoje, 85% comem fora do restaurante, refletindo essas mudanças.”

Dados do IFB mostram que o percentual de restaurantes que operam com delivery saltou de 49% em março para 63% em setembro.

Reabertura não melhorou as vendas

Mesmo após a reabertura, Ingrid diz que os restaurantes esbarram em dificuldades, como horário de funcionamento. “Tem local, em que os shoppings fecham a praça de alimentação às 18h. Então, os restaurantes vendem no almoço, mas perdem a receita com o jantar.”

O que mudou foi o percentual de queda nas vendas na comparação com o ano anterior. Em abril e maio, as vendas caíram 55,9% e 49,7%, respectivamente. Em agosto, a queda foi de 23,8%.

Pesquisa do IFB mostra, ainda, que o percentual de lojas que não serão reabertas subiu de 3,3% para 5,3% em apenas dez semanas. “São lojas pressionadas pela queda de receita e pela negociação difícil de valor do aluguel. Fechar acaba sendo a última solução.”

Queda nos gastos com refeições

No ano passado, os gastos com refeição atingiram R$ 215 bilhões. A previsão é que esse montante fique em R$ 137,7 bilhões em 2020 e R$ 187,2 bilhões em 2021.

Segundo Ingrid, o setor tem em mente que a volta à normalidade não será mais a mesma. “Muitas empresas continuarão em home office, e aquele movimento que havia perto dos escritórios pode nunca mais voltar a ser o mesmo.”

Para ela, no entanto, as empresas de alimentação vão criar formas mais rápidas de retirada dos pratos e supermercados e padarias intensificarão a venda de comida pronta. “O Brasil não é o país do drive-thru. Devem ser criadas opções de coleta da refeição sem a necessidade de entrar dentro do restaurante.”

Com informações do Portal 6 Minutos.

* Imagem: Reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: alimentaçãoclientecomportamentoconsumidorconsumidoresconsumocriseempresasestratégiaexperiênciafoodserviceindústriamercadopandemiaprodutosserviços
Postagem anterior

Saúde e bem-estar estão entre os pilares dos shoppings no pós-pandemia

Próxima Postagem

Semana Brasil: e-commerces faturaram R$ 5,3 bilhões, aponta Social Miner

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Destaque do dia

Boticário realiza ação para transformar revendedores em influenciadores digitais

5 de março de 2021
Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva
Foodservice

Jorge Paulo Lemann deixa Conselho da Kraft Heinz

4 de março de 2021
Balanço BRF
Foodservice

BRF assina memorando com startup israelense para desenvolvimento de proteína

4 de março de 2021
comercio fechado
Destaque do dia

Comércio teme impacto de novas restrições e pede medidas para garantir empregos

4 de março de 2021
Novos fechamentos interrompem volta à ‘normalidade’, avaliam especialistas
Destaque do dia

Novos fechamentos interrompem volta à ‘normalidade’, avaliam especialistas

4 de março de 2021
Quase 30% dos bares e restaurantes viram faturamento cair mais de 50% em 2020
Foodservice

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes critica novo fechamento em São Paulo

3 de março de 2021
Próxima Postagem
Semana Brasil: e-commerces faturaram R$ 5,3 bilhões, aponta Social Miner

Semana Brasil: e-commerces faturaram R$ 5,3 bilhões, aponta Social Miner

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021

Iguatemi anuncia funcionamento apenas de operações essenciais em shoppings de SP

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Iguatemi Shopping

Lucro líquido da rede de shoppings Iguatemi cai 26,7% no quarto trimestre

5 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: