fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Carrefour reduz em 17% a tonelada de CO2 emitido na logística de transportes

Redação de Redação
22 de outubro de 2020
no Destaque do dia, Inovação, Notícias
0
Carrefour reduz em 17% a tonelada de CO2 emitido na logística de transportes

O Grupo Carrefour está investindo em iniciativas para aumentar a eficiência em logística, na mudança da matriz energética da sua frota e em um programa de neutralização de carbono no Brasil. O objetivo é alinhar a operação à meta internacional da companhia de descarbonizar seus negócios e reduzir as emissões de CO2 dos produtos vendidos em suas lojas em 20 megatons até 2030.

Como resultado dessas medidas, comparando o primeiro semestre de 2020 com o de 2019, houve uma redução de 17% na tonelagem de CO2 emitido na distribuição de mercadorias.

A revisão de processos para aumentar a eficiência nos transportes proporcionou a redução da quilometragem rodada, o aumento do volume expedido por veículo e, consequentemente, um número menor de viagens. Em 2019, por exemplo, a rota São Paulo/Manaus começou a ser realizada via cabotagem, evitando-se 203 mil Km rodados em estradas. Já na rota São Paulo/Pernambuco, foi adotado o Rodotrem – um veículo com maior capacidade de carga.

Ajustes na logística, com a expedição direta entre Centros de Distribuição (CD) nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e para o Distrito Federal, bem como a melhor ocupação e acomodação da carga nos CDs, também implicaram em maior eficiência. A alteração no perfil dos veículos para abastecer a loja Pamplona, em São Paulo, é outro exemplo de aumento da produtividade. Em vez de empregar nove veículos de pequeno porte e um de grande porte, a operação passou a ser feita por cinco de porte grande e apenas um de pequeno porte. Esse modelo gerou maior aproveitamento dos transportes e, portanto, menos viagens.

Tecnologia amiga

A tecnologia também é uma aliada do Grupo Carrefour Brasil para a diminuição dos gases poluentes na operação. Para reduzir a dependência de energias fósseis, a companhia adotou o Gás Natural Liquefeito (GNL). Dois caminhões ecológicos – que emitem 15% menos CO2 que a versão a diesel – estão circulando desde julho e atendem lojas da capital paulista e interior do Estado.

Neste mês, dois veículos 100% elétricos, equipados com uma bateria de 97 kWh, com 250km de autonomia e zero de poluição, começarão a rodar com a bandeira do Carrefour. Além de não emitirem CO2, também não provocam vibração ou ruídos, colaborando para redução da poluição sonora. O grupo também busca parcerias para a utilização de agrocombustíveis como o biometano, cuja redução de gases poluentes pode chegar a 90%, mas ainda não está disponível em larga escala no mercado.

“O aumento de produtividade na logística é fundamental para reduzirmos a pegada de carbono de nossa operação e colaborarmos para conter as mudanças climáticas”, avalia Lucio Vicente, head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. “A adoção de transportes com alimentação alternativa e de outros modais como a cabotagem, que respeitem o meio ambiente, também é uma transformação que começamos a viabilizar”, completa.

Negócio mais verde

Outra frente para assegurar a sustentabilidade em logística é a neutralização de emissão de CO2. O grupo tem mitigado os gases de efeito estufa de sua operação, por meio de projetos ecossistêmicos que englobam reflorestamento e proteção da biodiversidade, piscicultura, apicultura e educação ambiental. Apenas no primeiro semestre de 2020, houve 100% de compensação do CO2 emitido na operação de perecíveis de São Paulo, o equivalente a cerca de uma tonelada do gás.

“A meta é alcançar de 30 a 40% de redução de emissões logísticas, apenas com o sequestro de carbono”, informa Marcelo Lopes, Diretor Executivo de Supply Chain do Grupo Carrefour Brasil. “Em longo prazo, também planejamos ter infraestrutura para transformar resíduos de alimentos das lojas em biomassa para combustível de nossa frota, o que seria um ganho também no aspecto da economia circular”, antecipa.

Imagem: Reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: consumoempresasestratégiaexperiênciainovaçãoinvestimentoLogísticamercadonegóciosprodutividadeprojetoserviçosSupply Chainsustentabilidadevarejo
Postagem anterior

Mercado Livre segue em ritmo de crescimento mesmo em meio à pandemia

Próxima Postagem

Em evento Bconnected, executivos afirmam que 2021 será o ano das experiências imersivas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping
Destaque do dia

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021
Notícias

Iguatemi anuncia funcionamento apenas de operações essenciais em shoppings de SP

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor
Artigos

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário
Destaque do dia

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Iguatemi Shopping
Notícias

Lucro líquido da rede de shoppings Iguatemi cai 26,7% no quarto trimestre

5 de março de 2021
Próxima Postagem
Em evento Bconnected, executivos afirmam que 2021 será o ano das experiências imersivas

Em evento Bconnected, executivos afirmam que 2021 será o ano das experiências imersivas

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021

Iguatemi anuncia funcionamento apenas de operações essenciais em shoppings de SP

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Iguatemi Shopping

Lucro líquido da rede de shoppings Iguatemi cai 26,7% no quarto trimestre

5 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: