fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Via Varejo quer usar logística reversa para dar destino correto a produtos fora de uso

Aiana Freitas de Aiana Freitas
26 de outubro de 2020
no Destaque do dia, Notícias, Sustentabilidade, Varejo
0
Via Varejo lança plataforma para equipe de vendas trabalhar em home office

Executivos que lideram as áreas de sustentabilidade das empresas costumam falar do assunto com paixão e fazer planos ambiciosos – ou, mais do que isso, sonhar alto. Não é diferente com Hélio Muniz, diretor de comunicação e sustentabilidade da Via Varejo, dona das marcas Casas Bahia e Pontofrio.

O desejo dele é o de que, em no máximo cinco anos, a empresa seja capaz de recolher todos os produtos que forem vendidos em suas lojas, e que precisem ser descartados pelos consumidores, e dar a destinação adequada a eles. Do celular à geladeira.

Neste ano, a quantidade de lojas da Via Varejo com coletores de produtos triplicou e chegou a 300. Os consumidores podem levar até esses pontos itens de porte pequeno e médio, como aparelhos de telefone celular e notebooks que não funcionam mais.

Os que podem ser recuperados são vendidos em saldões ou doados por meio da Fundação Casas Bahia. Os que não funcionam podem ter peças úteis removidas e, finalmente, serem levados a locais que fazem o descarte adequado. A meta é que todas as 1.000 lojas das marcas do grupo tenham esses coletores em breve.

“A gente tem planos de escalar essa logística reversa”, afirma Muniz, referindo-se ao processo de gestão e distribuição do material descartado. “Queremos fazer isso com todos os nossos produtos.”

Geladeira e sofá boiando na enchente

Ele cita o exemplo das geladeiras, que demoram para ser descartadas, porque costumam ser repassadas de uma pessoa para outra, mas, quando não têm mais conserto, têm destino incerto.

“Na primeira enchente que acontece, a gente vê a geladeira boiando, vê o sofá. Nós somos responsáveis por isso. Nós queremos nos adiantar e retirar, do lixão e das enchentes, os produtos que vendemos. Meu sonho é pegar o colchão, o móvel, tudo o que a gente entrega. Eu quero vender, mas quero pegar de volta.” A meta é que isso seja possível em até cinco anos.

Hélio Muniz, claro, também está atento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, criada há dez anos, e que define que a responsabilidade por esses resíduos é compartilhada. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a produção de resíduos sólidos urbanos cresceu 11% no País, de 71,2 milhões de toneladas por ano em 2010 para 79 milhões de toneladas agora. Mas, do total do lixo gerado, apenas 4% são reciclados – ou seja, a lei ainda tem muito a avançar.

Para ele, independentemente da legislação, toda a cadeia produtiva, – a indústria, o varejo e a logística – precisa se mexer. É importante trabalhar o conceito da economia circular e evitar o descarte exagerado dos produtos. Ele destaca que, apesar de a Via Varejo ser uma empresa de varejo, ela tem uma das maiores malhas logísticas do País. Neste ano, essa capacidade foi ampliada depois da compra da startup ASAPlog, especializada em soluções de logística urbana e conexão de transportadoras em etapas de longas distâncias.

Consumidor vai pagar para ‘se livrar’ de produto

O executivo enxerga, até, novas fontes de recursos para o grupo. “Talvez o consumidor esteja disposto a me pagar para eu pegar o produto dele, mesmo que não tenha sido vendido por mim, para que eu dê o descarte adequado. Em algum momento, pode ser que as pessoas queiram pagar para a Via Varejo retirar, de suas casas, produtos que elas nem compraram com a gente. Isso pode ser um negócio.”

Para Hélio Muniz, uma das maiores inspirações para trabalhar na área é pensar na filha de 13 anos e no mundo que quer em que ela viva. “Além disso, as pessoas hoje são muito ligadas a questões de sustentabilidade, responsabilidade e igualdade de gênero. Se a gente quiser continuar existindo como uma empresa que seja interessante para trabalhar, eu preciso atrair essas pessoas. Se não fosse por propósito, seria por necessidade.”

O executivo acha, ainda, que a sociedade não deve esperar apenas por ações do poder público. “O poder público não tem a tecnologia e capacidade logística para fazer o que a Via Varejo faz. A empresa tem de estar consciente de que tem a capacidade e o papel social para resolver problemas.”

Imagem: Divulgação

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: ações sustentáveisBrasilcomportamentoconsumidorconsumodescartelojasnegóciosprodutossustentabilidadevarejovia varejo
Postagem anterior

Puxado por Black Friday, varejo deve crescer até 3%; veja 7 dicas para faturar mais

Próxima Postagem

“Ok, Google, falar com Natura”: marca lança compras por comando de voz

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo, Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionada Posts

São Paulo autua mais de 40 estabelecimentos por descumprimento do toque de restrição
Foodservice

São Paulo autua mais de 40 estabelecimentos por descumprimento do toque de restrição

28 de fevereiro de 2021
Em meio ao aperto na renda, setor de saúde lança opções de baixo custo
Economia

Em meio ao aperto na renda, setor de saúde lança opções de baixo custo

28 de fevereiro de 2021
Danone converterá participação na Mengniu como processo de venda de ativo
Foodservice

Danone converterá participação na Mengniu como processo de venda de ativo

28 de fevereiro de 2021
Primeira a se instalar no Brasil, Ford anuncia fechamento de fábricas no País
Destaque do dia

Ford vai fechar 160 concessionárias e terá de brigar pelas lojas que vão restar

28 de fevereiro de 2021
meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular
Inovação

Méliuz fecha compra do controle da plataforma Picodi.com por R$ 120 mi

27 de fevereiro de 2021
Centauro
Destaque do dia

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Natura oferece promoções no mês do consumidor

"Ok, Google, falar com Natura": marca lança compras por comando de voz

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

São Paulo autua mais de 40 estabelecimentos por descumprimento do toque de restrição

São Paulo autua mais de 40 estabelecimentos por descumprimento do toque de restrição

28 de fevereiro de 2021
Em meio ao aperto na renda, setor de saúde lança opções de baixo custo

Em meio ao aperto na renda, setor de saúde lança opções de baixo custo

28 de fevereiro de 2021
Danone converterá participação na Mengniu como processo de venda de ativo

Danone converterá participação na Mengniu como processo de venda de ativo

28 de fevereiro de 2021
Primeira a se instalar no Brasil, Ford anuncia fechamento de fábricas no País

Ford vai fechar 160 concessionárias e terá de brigar pelas lojas que vão restar

28 de fevereiro de 2021
meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular

Méliuz fecha compra do controle da plataforma Picodi.com por R$ 120 mi

27 de fevereiro de 2021
Centauro

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: