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Depois do Distrito Federal, Rio de Janeiro ganha armários inteligentes dos Correios

Os Correios lançaram, nesta quarta-feira (30), um novo canal de atendimento à população do Rio de Janeiro: o locker. O objetivo do oferecimento do armário inteligente é dar conveniência e segurança para os cidadãos receberem encomendas, principalmente para pessoas que se encontram ausentes no endereço de destino durante o dia; residirem em área com alguma restrição de entrega; ou, ainda, que moram em condomínios sem porteiro, por exemplo.

Os terminais estão instalados em locais estratégicos, seguros e de grande circulação de pessoas – como estações de trens, metrôs e shoppings-, e permitem a retirada dos objetos em horário estendido, inclusive em finais de semana e feriados. A entrega é feita praticamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, a depender do horário de funcionamento do local onde o terminal está instalado.

“O que queremos é entregar uma experiência que seja a melhor possível ao cliente. A empresa está atenta às tendências mundiais, ao que há de mais avançado em termos de logística, incorporando as novas tecnologias às suas operações e ao seu portfólio de produtos e serviços. Os armários inteligentes são a materialização da promessa de oferecer praticidade, conveniência e segurança”, afirma o presidente dos Correios, Floriano Peixoto.

Como usar os lockers dos Correios?

Os três primeiros armários inteligentes dos Correios no Rio de Janeiro estão localizados nos seguintes endereços: Central do Brasil – Praça Cristiano Otoni, s/n, Centro – CEP 20221-989; Niterói – Avenida Visconde do Rio Branco, 481, Centro – Niterói – CEP 24020-989; e Presidente Vargas – Av. Presidente Vargas, 3077, Cidade Nova – CEP 20211-989.

A utilização do armário inteligente dos Correios não gera custo aos destinatários, que poderão acessar gratuitamente os equipamentos. Cada locker tem no mínimo 40 gavetas de tamanhos variados: pequeno, médio e grande. Para usar o terminal de autoatendimento, os destinatários precisam se cadastrar no IdCorreios, por meio do site ou aplicativo Correios.

No momento de realizar compras na internet ou para receber alguma postagem, é necessário indicar o CEP do locker (cada armário possui um CEP exclusivo), e o CPF ou CNPJ do destinatário, no campo “complemento” do endereço de destino.

Quando a encomenda for acondicionada em um dos compartimentos do locker, o destinatário receberá, por e-mail ou pelo aplicativo dos Correios, uma notificação com o código de acesso. O cliente tem três dias para fazer a retirada da encomenda. Para isso, basta apresentar o código recebido ao terminal que o armário libera o acesso ao compartimento onde está a encomenda. O processo, de acordo com os Correios, dura segundos.

Mais de 60 armários até o fim de 2021

O primeiro armário foi lançado em outubro no Paranoá, região administrativa do Distrito Federal, e agora o estado do Rio de Janeiro dispõe de três novos equipamentos na região metropolitana, sendo dois na capital fluminense e um em Niterói.

Até o final do primeiro semestre de 2021, os Correios vislumbram operar 53 lockers no Estado do RJ e 10 no DF. O projeto será expandido para os principais mercados no país e com mais recursos para a população, como, por exemplo, a postagem de objetos através dos equipamentos, inclusive para devolução de encomendas por logística reversa.

Imagem: Divulgação

Redação

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