fbpx

A integração do mundo físico com o digital é tão intensa e incontestável que ganhou um termo próprio: phygital. Esse conceito baseia, hoje, negócios de todos os setores, e no varejo não é diferente. O consumidor pesquisa online e compra na loja física, ou vice-versa – o que importa, para ele, é ter a melhor experiência. 

Com esse foco, a italiana Jakala, especializada em programas de fidelidade, desenvolve soluções para redes de supermercado de vários portes no Brasil desde 2019. Além da oferta de itens colecionáveis e aspiracionais, as ações têm como diferencial a união do marketing e da tecnologia – a empresa é o que se chama no mercado de martech. 

“Uma martech está capacitada para desenvolver ações de marketing integradas aos diversos recursos tecnológicos. Ações como campanhas de selos colecionáveis podendo ser selos físicos e digitais. Quando falamos de digital, fazemos desde o desenvolvimento das plataformas de fidelidade até ações com uso de realidade aumentada”, explica o country manager da Jakala do BrasilWagner Morais. Nas campanhas de realidade aumentada, apontando o celular para qualquer superfície previamente preparadao cliente pode ter acesso a descontos, concorrer a prêmios, ou até mesmo uma integração 3D com ponto de venda, por exemplo.  

Um grande diferencial da Jakala é o licenciamento de empresas como Universal e Disney. Essa parceria dá, à empresa, a possibilidade de desenvolver campanhas não só com produtos aspiracionais, mas também com itens voltados para toda a família, como brinquedos de pelúcia e outros objetos estampados com personagens famosos. 

A mais recente iniciativa nesse sentido é uma parceria com o Extra, rede controlada pelo grupo varejista GPA. Desde a semana passada, os clientes cadastrados no programa de fidelidade Clube Extra e Stix, plataforma de pontos e recompensas dos programas de fidelidade das marcas Extra, Pão de Açúcar, Droga Raia e Drogasil,  podem adquirir os carismáticos Minions, da franquia “Meu Malvado Favorito”, que ganham seu segundo filme próprio neste ano, via app Clube Extra e app Stix. 

Conforme forem completando as missões personalizadas propostas – atingindo um determinado valor em compras, adquirindo produtos selecionados ou até mesmo indicando amigos para o programa -, os clientes Clube Extra e Stix juntam pontos stix e podem trocá-los por brindes nas lojas físicas do Extra participantes. Entre os produtos, estão bowls, canecas, pratos e pelúcias dos personagens Minions.

Mas não faltam, claro, os produtos aspiracionais, objetos de desejo que só podem ser obtidos por meio de promoções. As redes DelMoro e DelNorte, do Mato Grosso, realizam pela primeira vez a promoção “Juntou Selinhos, Ganhou Descontos”, dando aos clientes a oportunidade de adquirir uma coleção de facas profissionais da marca alemã Schulte-Ufer. A promoção é válida até o dia 21 de fevereiro de 2021.  

Em campanha recente da rede paranaense Super Muffato, as protagonistas foram cerâmicas da marca italiana Pagnossin. Até o fim do ano passado, o cliente Clubefato pôde colecionar a quantidade de selinhos necessários para fazer a compra de toda linha de pratos de jantar e serviço com descontos especiais, através das lojas físicas ou pelo aplicativo da redeAs compras com descontos das cerâmicas Pagnossin podem ser realizadas pelos clientes até o dia 31 de janeiro.  

Antes de os varejistas lançarem campanhas como essas, a Jakala se aprofunda nas análises de dados para entender a necessidade do cliente, o volume de negócios gerados e, a partir daí, criar a mecânica das promoções e definir quantidade de prêmios, a forma de ativação e o layout 

“Nós garantimos todo o processo, desde a implementação interna do varejista pelos departamentos envolvidos até a execução em loja. Fazemos toda consultoria do modelo da campanha, partindo da criação e desenvolvimento do produto ideal para aquele cliente até a gestão dos processos de controle e capacitação dos colaboradores. O varejista ainda recebe os relatórios de performance e tendências geridos pelo nosso departamento de BI semanalmente”, destca Morais.

Os produtos são sempre exclusivos. “Todos os produtos são importados e de marcas conceituadas e são desenvolvidos exclusivamente para os programas de fidelidade. O varejo gera, assim, uma experiência para o cliente, que, se perder a campanha, não vai achar esse produto posteriormente para comprar.”

Apesar de ter mais de 30 anos de história, a Jakala só chegou ao Brasil em julho de 2019, e montou um escritório em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo. Assim, uma equipe local, com profissionais de vasta experiência na áreaestá disponível para suportar as necessidades do varejo. Além disso, amostras dos produtos oferecidos nas premiações ficam expostas em um showroom. 

 

Imagens: Divulgação

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: