fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Fechamento das lojas em São Paulo tem impacto nas vendas de janeiro

Redação de Redação
27 de janeiro de 2021
no Economia, Notícias
0
Varejo perdeu mais de 135 mil lojas no segundo trimestre

O fechamento do comércio nos dias 1, 2 e 3 de janeiro em cumprimento à determinação do governo estadual, que colocou, na ocasião, várias cidades paulistas, incluindo a capital, na fase vermelha do Plano São Paulo de flexibilização econômica, refletiu na prévia do Balanço de Vendas deste mês, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O indicador, com base nos dados fornecidos pela Boa Vista S/A, aponta que houve uma queda média de 7,8% nas vendas levando-se em consideração o movimento do comércio relacionado à primeira quinzena de janeiro de 2020.

O índice negativo é resultado também da alta da inflação de produtos de primeira necessidade, como arroz e leite, e do fim do auxílio emergencial, que deixaram a população com menos poder de consumo no varejo. Todo este baixo fluxo registrado no comércio representou ainda uma queda de 41,3% nestes primeiros 15 dias do mês na comparação com o mesmo período de dezembro.

‘Venda adiada é venda perdida’

Apesar disso tudo, os números não surpreenderam. “Não existe venda adiada; venda adiada é venda perdida”, disse Marcel Solimeo, economista da ACSP, referindo-se aos dias que as lojas não funcionaram no início do ano. “O ano terminou ainda com o agravante da alta dos preços de alimentos e de outros itens essenciais e, agora, ainda temos que registrar o fim do pagamento do auxílio emergencial”, emendou. “O bolso do consumidor está mais vazio.”

A economia vinha se recuperando desde o fim do primeiro ápice da desaceleração das vendas, ocorrido em junho do ano passado, momento em que as medidas de flexibilização começaram a valer para o comércio e quando se registrou retração de 54,9% em relação ao mês de maio último.

Desde então, as perdas se diluíram, ainda que tenham ficado negativas em 47,7%, 33,6%, 14,6%, 9,2% e 5% (julho, agosto, setembro, outubro e novembro, respectivamente). Em dezembro, também com fechamento do comércio em cumprimento às medidas estaduais, a queda foi de de 6,3%.

Aposta na Sampa Week

O setor apostava fortemente na Sampa Week, semana de promoção voltadas para lojistas e outros setores da economia, com apoio do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), da Secretaria Municipal de Turismo e de outras entidades do varejo, que começou em 23 de janeiro e vai até o dia 31. Milhares de lojistas estão participando deste festival de liquidações.

“Acreditávamos que as vendas iriam melhorar bastante até o dia 31. Mas aí o governo estadual limitou o funcionamento do comércio, novamente, por conta da pandemia da Covid-19”, disse Solimeo.

A fase vermelha da quarentena, que permite o funcionamento apenas de serviços essenciais, passou a vigorar das 20h às 6h em dias úteis desde a última segunda-feira (25) em todo Estado, incluído a capital, até 8 de fevereiro. As regras valem para as 24 horas dos sábados, domingos e feriados. “Por conta disso, agora acreditamos que as vendas devem ficar tão tuins quanto mostrou a prévia do Balanço de Vendas. Se não tivesse Sampa Week o resultado seria ainda pior”, complementou.

Imagem: Bigstock

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: acspAssociação ComercialAssociação Comercial de São PaulocomérciocomprascoronavírusCOVID-19Economiaempresasfinanças pessoaisIDVinflaçãonegóciospandemiaSão PauloserviçosVarejistasvendas
Postagem anterior

Confiança do comércio recua 0,9 ponto em janeiro, a quarta queda consecutiva

Próxima Postagem

McDonald’s amplia conceito “Méqui” para mais um restaurante de São Paulo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Abicom: Com decisão da Opep+, Petrobras não terá como evitar novo aumento de combustíveis
Economia

Abicom: Com decisão da Opep+, Petrobras não terá como evitar novo aumento de combustíveis

4 de março de 2021
Fecomércio RJ pede ações de amparo à economia e combate da informalidade
Destaque do dia

Fecomércio RJ pede ações de amparo à economia e combate da informalidade

4 de março de 2021
Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva
Foodservice

Jorge Paulo Lemann deixa Conselho da Kraft Heinz

4 de março de 2021
Economia

Nova fase do auxílio emergencial deve pagar de R$ 150 a R$ 375

4 de março de 2021
Moderna e IBM usarão tecnologias para melhorar manejo de vacinas nos EUA
Economia

Moderna e IBM usarão tecnologias para melhorar manejo de vacinas nos EUA

4 de março de 2021
Balanço BRF
Foodservice

BRF assina memorando com startup israelense para desenvolvimento de proteína

4 de março de 2021
Próxima Postagem
McDonald’s amplia conceito “Méqui” para mais um restaurante de São Paulo

McDonald's amplia conceito "Méqui" para mais um restaurante de São Paulo

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Abicom: Com decisão da Opep+, Petrobras não terá como evitar novo aumento de combustíveis

Abicom: Com decisão da Opep+, Petrobras não terá como evitar novo aumento de combustíveis

4 de março de 2021
Fecomércio RJ pede ações de amparo à economia e combate da informalidade

Fecomércio RJ pede ações de amparo à economia e combate da informalidade

4 de março de 2021
O negócio da moda tem futuro?

O negócio da moda tem futuro?

4 de março de 2021
Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

Jorge Paulo Lemann deixa Conselho da Kraft Heinz

4 de março de 2021

Nova fase do auxílio emergencial deve pagar de R$ 150 a R$ 375

4 de março de 2021
Moderna e IBM usarão tecnologias para melhorar manejo de vacinas nos EUA

Moderna e IBM usarão tecnologias para melhorar manejo de vacinas nos EUA

4 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: