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Home Destaque do dia

90% das entregas do e-commerce da Pague Menos são feitas em até 3 horas

Porcentagem de vendas digitais mais do que dobrou na rede de farmácias

Aiana Freitas de Aiana Freitas
13 de abril de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Pague Menos

A pandemia de Covid-19 acelerou mudanças em todo o varejo, e não foi diferente na Pague Menos. Do ano passado para cá, a rede de farmácias passou a aceitar receita eletrônica, criou o “Delivery na Vizinhança”, começou a implantar lockers e lançou uma Prateleira Infinita.

O resultado do foco na omnicanalidade pode ser visto em números. A rede de farmácias registrou lucro líquido de R$ 96 milhões em 2020, revertendo o prejuízo de R$ 6,9 milhões obtido em 2019. A empresa encerrou o ano com uma base de 1.105 lojas distribuídas em 327 municípios.

Em entrevista ao portal Mercado&Consumo, o vice-presidente de Operações, Digital e Real Estate da Pague Menos, José Rafael Vasquez, detalha as inovações da empresa nos últimos meses e fala sobre os planos de crescimento para as regiões Sul e Sudeste.

M&C: Qual a participação atual dos canais digitais nas vendas da Pague Menos?

José Rafael Vasquez: A Pague Menos fechou o último trimestre de 2020 com uma participação de 5,2% de suas vendas oriundas do digital, e quando comparada com o mesmo período do ano anterior, essa porcentagem mais do que dobrou, o que mostra uma grande capacidade de crescimento. Se avaliarmos regionalmente, podemos ver também que a presença do digital da Pague Menos no Sul e Sudeste fechou o ano, respectivamente, em 10,5% e 11,9%, com destaque para os Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, com uma ótima taxa de penetração acima da concorrência.

Entendemos que há uma diferença na maturidade do e-commerce e na adesão da população ao digital quando colocamos essas duas regiões lado a lado com o Norte e Nordeste, onde a Pague Menos já é muito forte. Mas isso só mostra que temos espaço para expandir essa atuação, e seguimos trabalhando para que cada vez mais clientes utilizem nossa plataforma omnichannel. E é importante ressaltar ainda que, comparando as notas de satisfação do cliente do digital das redes da Abrafarma [Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias], a Pague Menos é a que tem o melhor índice. Estamos felizes com esses resultados, mas não totalmente satisfeitos, pois sabemos do nosso potencial.

 José Rafael Vasquez, vice-presidente de Operações, Digital e Real Estate da Pague Menos 
José Rafael Vasquez, vice-presidente de Operações, Digital e Real Estate da Pague Menos

M&C: Por causa da pandemia, as pessoas foram “obrigadas” a ficar mais em casa. Mesmo fazendo parte de um setor essencial, a Pague Menos criou novos canais nesse período? Quais?

José Rafael Vasquez: A Pague Menos implementou, com a agilidade exigida pelo momento, avanços em sua plataforma omnichannel, que une o e-commerce e a central de televendas com as lojas físicas. Temos investido continuamente para tornar a nossa entrega cada vez mais ágil e, hoje em dia, 90% delas são feitas em até três horas, e queremos aumentar essa porcentagem. Durante a pandemia, iniciamos o “Delivery na Vizinhança”, com entrega gratuita para endereços até 1 quilômetro de distância de uma de nossas unidades, visando oferecer praticidade e segurança para as pessoas. Também começamos a implementar os lockers, que permitem aos clientes comprar online e buscar os produtos nos locais mais convenientes para eles. E nosso objetivo é expandir esse serviço para o maior número de pontos estratégicos possível. Lançamos ainda a Prateleira Infinita, que entrega na casa do cliente, com frete grátis, qualquer produto que ele não encontre em loja.

Além disso, oferecemos o Clique & Retire em todas as nossas unidades, ou seja, o cliente tem a possibilidade de comprar virtualmente e fazer a retirada em qualquer uma das mais de 1.100 lojas. E temos implementado também a área de assinaturas, na qual o cliente pode agendar para receber determinado produto semanalmente, mensalmente, ou como for melhor para ele.

Percebemos uma outra mudança de comportamento importante do consumidor nesse período. Com a necessidade de ficar em casa, o cliente deixou de transitar tanto, optando por realizar compras maiores de uma única vez. Assim, as visitas às lojas caíram, mas o valor do ticket médio teve um aumento.

M&C: Foi durante a pandemia, também, que a Pague Menos começou a aceitar prescrição eletrônica. Como tem sido o uso da ferramenta? Que benefícios ela traz para a empresa?

José Rafael Vasquez: Ainda no início da pandemia, com as medidas de isolamento social, iniciamos uma parceria com a healthtech Memed para aceitar prescrições digitais, o que foi uma contribuição muito importante para acelerar ainda mais a digitalização no setor da saúde. Desse período para cá, demos seguimento a outras parcerias com startups e diferentes entidades para oferecer serviços como teleconsultas em algumas unidades do Clinic Farma, além de novos testes, como de Covid e da Bochechinha, e check-ups de exames com a startup Labi, por exemplo.

Essas soluções têm tido respostas muito positivas, de maneira geral, e além de benefícios para a empresa, são muito importantes para o próprio público. Além de trazer praticidade, ajudam a evitar exposições físicas e o contato com outras pessoas, contribuindo muitas vezes para que um paciente possa continuar seu tratamento sem maiores preocupações.

M&C: Como a omnicanalidade está presente, hoje, na empresa?

José Rafael Vasquez: Ser cada vez mais omnichannel é um dos pilares da Pague Menos. Sempre tivemos como intuito levar saúde e bem-estar para o maior número de pessoas, e investir em diferentes canais que nos ajudem a chegar ao público é uma parte essencial disso. Nosso grande objetivo é proporcionar a melhor experiência de compra para o nosso cliente, unindo segurança, agilidade e uma abordagem personalizada. A omnicanalidade está cada vez mais presente no dia a dia da Pague Menos, oferecendo ao nosso consumidor a possibilidade de poder comprar da maneira que preferir e receber seus produtos do modo que for melhor e mais prático para cada um.

Imagens: Divulgação

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Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

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