Os consumidores consideram as redes de drogarias regionais com o melhor valor percebido (custo-benefício), mostra pesquisa da CVA Solutions sobre o segmento. Grandes redes, no entanto, continuam sendo as líderes em força da marca (a atração menos a rejeição perante clientes e não clientes).
O novo estudo foi realizado em março de 2021 e é o décimo realizado pela CVA Solutions, empresa de consultoria e pesquisa de mercado, subsidiária da CVM Inc. dos Estados Unidos. Foram entrevistadas 5.340 pessoas de todo o Brasil.
Com relação ao valor percebido, o melhor índice foi atribuído à Coop (da região do Grande ABC e interior de São Paulo). São João (Sul), Venâncio (RJ), Drogaria 24 Horas (Região Sudeste) e Ultrafarma (Nacional) vêm a seguir. Os consumidores estão muito satisfeitos com preços, variedade de produtos, qualidade do estabelecimento e atenção dos balconistas, entre outros.
A maior força da marca é da Drogasil, seguida pela Pague Menos, Droga Raia e Drogaria São Paulo.
Digitalização do segmento
No geral, as drogarias são muito bem avaliadas pelos consumidores. O segmento aparece na oitava posição entre os 51 pesquisados pela CVA Solutions. Sua nota é 8,62, em uma escala de 1 a 10. O valor percebido para os segmentos pesquisados se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de micro-ondas (nota 8,87) e o pior o de planos de saúde (6,93).
Durante a pandemia, as compras online e feitas por aplicativos aumentaram bastante. A adesão dos consumidores a essa facilidade aumentou de 21,4% (2019) para 25,9%. O Sudeste concentra os consumidores que costumam utilizar a internet para comprar produtos nas drogarias (32,9%) e a capital de São Paulo lidera, com 47,4%.
As visitas mensais às drogarias físicas também diminuíram em 2021. Agora, são menos de duas vezes (1,9), sendo que em 2019 a média era duas vezes e em 2018 era de 2,04. O comportamento é resultado do distanciamento social imposto pela pandemia e também da facilidade de realizar as compras mensais de medicamentos e de higiene e beleza pela internet.
Os programas de fidelidade das drogarias aumentaram de 31,2% para 34,2% de penetração. Também o recebimento de e-mail marketing e o impulso para a compra por meio dele aumentou: 24% recebem e-mail de drogarias e, destes, 57% já compraram produtos ofertados por eles.
“Na pandemia, as pessoas vão menos às lojas físicas, realizam suas compras online, buscam ofertas nos programas de fidelidade e estão atentas aos e-mails promocionais recebidos. Ou seja, houve uma importante aceleração digital no segmento”, observa o sócio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti.
Digitalização do segmento
O uso de serviços nas drogarias aumentou bastante entre 2019 e 2021: de 41% para 48%. Os clientes costumam tirar a pressão, tomar injeção, fazer teste de glicemia e testes para a Covid-19. Dessa forma, o valor percebido para quem se utiliza dos serviços é melhor do que os que não usam. Quem utiliza considera o valor percebido do estabelecimento 1,01. Para quem não utiliza, é 0,99.
“Serviço é muito bom para as drogarias. Ajuda a fidelizar o cliente e melhora a avaliação. Também a atenção do balconista e do farmacêutico ajudam a melhorar a experiência e a satisfação do consumidor”, explica Cimatti.
O estudo revela, ainda, que a saúde do brasileiro, em geral, piorou, em comparação a 2019. O isolamento social, fundamental para que se evite o contágio pelo coronavírus, também trouxe o recrudescimento de outros problemas de saúde nos lares. A depressão e a ansiedade aumentaram em 24%, a obesidade em 4%, a hipertensão arterial em 7% e houve um aumento de 9% dos tabagistas.
Confira, abaixo, os nomes das redes de drogarias preferidas pelos consumidores (dentre mais de 44 nomes citados pela CVA Solutions) de acordo com o valor percebido e a força da marca.
Valor percebido:
1º Coop
2º São João
3º Venâncio
4° Drogaria 24 Horas
5° Ultrafarma
6° Panvel
7° Farmais
8° Nissei
9° Drogasil
10° Globo
Força da marca:
1° Drogasil
2° Pague Menos
3° Droga Raia
4° São Paulo
5° Ultrafarma
6° Pacheco
7° Preço Popular
8° Panvel
9° Araújo
10° Nissei
Imagem: Bigstock