Por que investir em startups

O investimento em startups é de alto risco, então por que arriscar e investir em uma startup?

A parte do alto risco que traz a possibilidade de alto ganho acho que é suficientemente clara, mas uma startup é muito mais do que simplesmente dinheiro. Vou listar alguns outros motivos para você investir em startups:

Startup é escola. Trabalhar em uma startup te faz aprender e alcançar níveis de relacionamento e criatividade que nenhum outro lugar pode te proporcionar. Depois dessa experiência, mesmo que ela seja mal sucedida, o empreendedor vai estar muito mais preparado para novos desafios, seja em um novo projeto ou mesmo no mundo corporativo. Por isso muitos investidores preferem apostar em empreendedores que já falharam, porque ao menos os mesmos erros ele não vai cometer e ainda existe toda a bagagem que ele adquiriu em velocidade acelerada no período que participou do projeto.

Então, quando você investe em uma startup, você financia aprendizado inigualável para aqueles grupo de fundadores.

Startup é geração de emprego. Não importa se o projeto vai sobreviver durante muito ou pouco tempo, a partir do momento que ele começa a ganhar corpo, ele precisa de mais gente. E geralmente as pessoas que se juntam a startups iniciantes são jovens com pouca experiência profissional. Além da geração de renda para essa pessoa, trabalhar em uma startup permite sair do limbo criado pela necessidade de ter experiência anterior quando se está começando a vida profissional. Isso porque uma startup acaba por valorizar mais a capacidade de aprendizado e superação do que a formação acadêmica ou a experiência profissional.

Então, quando você investe em uma startup, você está facilitando a entrada de novos profissionais no mercado.

Startup é celeiro de talentos. Em nenhum outro tipo de empresa seria possível testar, errar e pensar tão livremente e rapidamente como dentro de uma startup. Isso é inclusive estimulado pela própria necessidade de inovar e de fazer muito com recursos limitados. Esse incentivo à descoberta do potencial individual em favor do grupo tem efeito transformador e benéfico.

Então, quando você investe em uma startup, você está permitindo que profissionais experimentem fora da sua área, descubram, desenvolvam e potencializem seus talentos.

Startup é inovação. Sendo totalmente disruptiva ou simplesmente diferente, uma startup sempre vai trazer uma maneira nova, mais econôica, rápida ou rentável de fazer algo. Elas impactam diretamente o comportamento e desafiam o status quo; elas aceleram o passo rumo ao futuro.

Então, quando você investe em uma startup, você está ajudando a mudar o modo como as pessoas vivem e pensam.

Startup é emocionante. Se nenhum dos argumentos anteriores te convenceu do quão importante é o investimento em startups, eu diria que participar da construção de algo, ver crescer, se desenvolver (seja como produto, seja como oportunidade para as pessoas), já deveria ser suficiente para estar muito orgulhoso. Sendo investidor, pressupõe-se que você já é bem-sucedido, mesmo que seja financeiramente apenas. Então, permitir que outras pessoas tenham chance de ter sucesso, gerar oportunidades de aprendizado e inclusão e ainda ter a possibilidade de talvez ganhar com isso te coloca numa posição de mudar vidas para melhor, e isso eu acho emocionante.

Resumindo, colaborar com o ecossistema faz com que tenhamos mais profissionais qualificados, mais produtos inovadores e com que a economia gire. Mesmo as startups que não se tornam unicórnios possuem um papel importante na evolução do mercado e colocam o País no mapa de inovação global. Pense nisso!

Fabiany Lima é diretora-geral da DiliMatch e palestrante da Campus Party Brasil.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist